Hotel em Berlim preserva piscina pública centenária em estilo neorrenascentista

O Hotel Oderberger, em Berlim, ocupa um edifício sob proteção patrimonial: o Volksbadeanstalt, antigo balneário (casa de banho) público projetado em 1898 pelo arquiteto alemão Ludwig Hoffmann. A inauguração ocorreu em 1902 para atender à crescente demanda por instituições públicas no bairro de Prenzlauer Berg.
Leia mais
Erguida em estilo neorrenascentista, a construção sobreviveu a guerras mundiais e funcionou até 1986, quando precisou ser fechada por danos e profundas rachaduras no fundo da icônica piscina coberta.
Fachada do Hotel Oderberger, em Berlim, que ocupa um edifício sob proteção patrimonial na capital da Alemanha
Martin Kunz/Divulgação
Três anos mais tarde, a preservação do edifício foi garantida graças a uma iniciativa liderada pelo político Bernd Holtfreter (1951–2003), que impediu sua demolição e manteve a esperança de revitalização. Nos anos seguintes, o espaço foi usado por artistas para exposições, até que em 2011 foi vendido à escola de idiomas GLS, que iniciou um projeto de restauração.
Registro em preto e branco mostra a fachada original do edifício Stadtbad Oderberger, projetado em 1898 pelo arquiteto Ludwig Hoffmann
Hotel Oderberger/Divulgação
No total, o espaço ficou desativado por 30 anos e, em 2012, começou uma extensa reforma, comandada pelo escritório cpm Architekten, para sua transformação em hotel, que preservou elementos arquitetônicos originais.
A piscina do Hotel Oderberger, com cerca de 20 metros de comprimento, é cercada por colunas e arcos originais
Martin Kunz/Divulgação
A reinauguração do estabelecimento, agora com 70 quartos, aconteceu em 2016 — assim, a piscina foi reaberta após três décadas desativada. Um curiosidade é que, toda primeira terça-feira de cada mês, é oferecido um tour guiado gratuito em alemão pelas instalações restauradas do antigo balneário público.
Leia mais
Além disso, a piscina é ocasionalmente fechada para abrigar eventos particulares, e o hotel oferece uma experiência especial chamada Mitternachtsschwimmen, ou “nado à meia-noite”. Essa atividade permite que casais desfrutem da piscina fora do horário convencional, com iluminação suave e atmosfera romântica.
A piscina histórica do Hotel Oderberger pode ser fechada para se transformar em cenário para eventos especiais
A.Savin/Wikimedia Commons
Nas habitações, cuja decoração combina o charme do passado com toques contemporâneos, um destaque é que as antigas portas dos vestiários da piscina foram envoltas por painéis de vidro e instaladas como portas dos banheiros. Um verdadeiro mergulho histórico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima