Igreja de 713 toneladas é movida inteira para novo local em megaoperação na Suécia

A igreja de Kiruna, uma das maiores construções de madeira da Suécia, que já foi eleita a mais bonita do país, foi transferida integralmente para uma nova sede a 5 km de distância. A mudança, realizada ao longo de dois dias, faz parte de um projeto de transformação urbana de longo prazo do município, o qual está em andamento desde 2013 devido à expansão da maior mina de minério de ferro do mundo.
Leia mais
A cidade de Kiruna, situada sobre vastas reservas minerais, sofreu com o afundamento causado pela extração contínua, uma operação que, segundo estimativas, produz o equivalente a seis Torres Eiffel de minério por dia.
À medida que a mina consome gradualmente a borda oeste da cidade, vários edifícios e residências estão sendo realocados para um novo centro urbano planejado.
A igreja foi posicionada sobre duas plataformas de oito eixos para ser transportada inteira
Instagram/@veidekke/Reprodução
O transporte da estrutura religiosa de 713 toneladas, apelidado de “a grande procissão da igreja”, está entre os atos simbolicamente mais significativos dessa migração urbana.
Para garantir que a frágil construção de madeira fosse movida com segurança, ela foi içada 1,3 m e fixada sobre vigas de aço, apoiadas em dois trens de 28 eixos. Um sistema de monitoramento personalizado manteve a inclinação interna de 7,5 cm entre os lados.
Foram necessários dois dias para concluir a operação de realocação da igreja
Instagram/@veidekke/Reprodução
O caminho também foi adaptado para se adequar ao transporte, com estradas alargadas e compactadas, além de testes com contrapesos que replicaram as tensões da carga da igreja.
Leia mais
A operação ocorreu entre 19 e 20 de agosto de 2025, atraindo milhares de espectadores, incluindo o rei da Suécia, Carl XVI Gustaf.
Initial plugin text
Uma vez instalada, a estrutura foi baixada sobre suas novas fundações de concreto. Nos próximos dias, seu campanário de 90 toneladas também será transportado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima