Infiltração no piso do banheiro: como resolver e evitar o problema

A infiltração no banheiro pode ocorrer por problemas na impermeabilização, na vedação, falhas do rejunte ou excesso de umidade em ambientes pouco ventilados A infiltração é um problema doméstico muito comum e que, quando não solucionado, pode acarretar inúmeros riscos aos moradores. Identificar com rapidez e fazer um reparo eficiente é essencial para garantir o bem-estar dos habitantes da residência e evitar novas ocorrências.
Leia mais
O banheiro é um dos ambientes do lar mais suscetível a esse tipo de problema devido à alta umidade e à proximidade com os registros hidráulicos. Confira abaixo um guia completo sobre infiltração no banheiro, como lidar com esse problema e evitar que ele reapareça.
O que é a infiltração?
A infiltração no banheiro, seja nas paredes, seja no teto ou piso, ocorre quando a água penetra as estruturas da construção, de alguma forma. O problema pode gerar outros desdobramentos, como vazamento de água e o aparecimento de mofo nas superfícies, que são, gradativamente, deterioradas.
Causas da infiltração
Os motivos para uma infiltração ocorrer são múltiplos. Problemas de vedação em áreas de grande umidade do banheiro, como a região entre o boxe e o piso, podem causar a penetração da água. Mesmo que o piso não tenha falhas aparentes, banheiros com pouca ventilação podem acumular umidade e favorecer a ocorrência de infiltrações.
O acúmulo de umidade sobre a superfície do piso e das paredes do banheiro favorece o aparecimento de mofo e penetração de água no revestimento
Freepik/Creative Commons
Outra razão frequente são as falhas na impermeabilização. Essa é uma camada essencial para as construções, já que funcionam como uma barreira para os líquidos chegarem às superfícies.
“O rejunte, também quando mal-executado, desgastado ou com trincas, permite que a água penetre entre as peças de revestimento e atinja a base do piso”, destaca Lígia Mackey, engenheira civil e presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP).
Vazamentos em canos de água, seja em tubulações visíveis, sejam ocultas, também são outra causa possível da infiltração. A água que vaza pode se acumular e causar danos tanto ao teto quanto ao piso do banheiro.
Como identificar infiltração no piso do banheiro
Os problemas de infiltração, normalmente, aparecem associados a alguns sinais. O aparecimento de manchas escuras ou amareladas no teto, no piso ou nas paredes podem ser sinais de infiltração.
“A depender do nível do problema, pode ocorrer também estufamento ou descolamento de revestimentos, rejunte escurecido ou com falhas, presença de mofo, bolor ou odor devido à umidade”, destaca Andrea Carla Peixoto Filgueiras Faro professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tiradentes (MG).
Superfícies com manchas escuras e odores fortes no banheiro podem indicar processos de infiltração
Freepik/Creative Commons
No caso específico dos pisos, o revestimento começa a apresentar manchas escuras, que lembram uma área molhada que não seca.
Caso o volume de água dessa infiltração for elevado, as superfícies podem apresentar gotículas ou veios de água aparente constante após limpeza ou uso do banheiro. “É essencial que a avaliação seja feita por um engenheiro civil ou tecnólogo em construção civil para verificar o nível de comprometimento da estrutura”, salienta Lígia.
Infiltração no rejunte do piso do banheiro
“Com o passar do tempo e a exposição a vapores e água, o rejunte pode ficar mais poroso e se tornar menos eficiente, requerendo manutenção ou mesmo retirada e reaplicação”, explica Layla Araújo, arquiteta e urbanista, professora e especialista em projeto de Edificações e Cidades Sustentáveis.
Nesses casos, ou quando o rejunte não está bem aplicado ou danificado, é gerado um espaço entre os revestimentos ou no próprio rejunte, o que pode fazer com que o material trinque ou se solte, e, consequentemente, permite que a água escorra pelas frestas. “A água se infiltra pela base do revestimento, acumulando na laje e atingindo o ambiente inferior, com o tempo”, afirma Layla.
Os azulejos rachados podem favorecer a infiltração de água no piso do banheiro
Freepik/Creative Commons
Infiltração no piso do banheiro de apartamentos
Quando a residência afetada é um apartamento, existem algumas particularidades para identificar as causas e o local de início da infiltração. “Toda a estrutura e todos os sistemas constitutivos de uma edificação residencial vertical multifamiliar é compartilhada. Qualquer interferência pode afetar o vizinho e a comunidade do condomínio”, explica Ligia.
Esses casos de infiltração, frequentemente, envolvem áreas de difícil acesso, exigindo quebra de piso, parede e forro. Às vezes, há necessidade de parar o abastecimento da água para o reparo.
Em apartamentos, uma técnica é fechar os registros da unidade para identificação da causa e origem da infiltração
Freepik/Creative Commons
Para diferenciar episódios de infiltração que aconteçam em seu apartamento ou nas unidades dos andares acima, ou abaixo, a atenção a alguns sinais específicos é fundamental. “A ocorrência de manchas no teto do banheiro, especialmente, próximas a registros e áreas de boxe podem indicar infiltração no piso do apartamento acima”, afirma Andrea.
Outra forma de analisar é com o fechamento temporário do registro da unidade em que se suspeita ser a origem da infiltração. Essas são algumas evidências, mas o ideal é fazer uma vistoria com análise mais aprofundada e em casos mais avançados, pode ser necessário o uso de testes feitos por profissionais.
Como resolver a infiltração no piso do banheiro
O reparo da infiltração deve ser feito em etapas. A área deve ser completamente tratada para evitar que o problema continue ou evolua, gerando danos à estrutura ou mesmo à saúde das pessoas que usam o ambiente. “Os esporos produzidos pelo mofo podem criar ou agravar quadros alérgicos, além de causar tosse, espirros, dores de cabeça e infecções”, destaca Layla.
O primeiro passo é interromper o uso da área afetada, se possível, para evitar agravamento. Acionar um profissional habilitado, como um engenheiro civil ou tecnólogo em construção civil, para avaliar a origem da infiltração é essencial, assim como seguir as normas técnicas estabelecidas. No caso de apartamentos, a documentação dos danos e a comunicação deles aos responsáveis do condomínio é imprescindível.
Conforme o nível da infiltração, pode ser necessário refazer a impermeabilização e renovar os rejuntes do piso
Freepik/Creative Commons
“A depender das causas, o piso deve ter a sua impermeabilização substituída. Pode ser necessária também a troca do rejunte, das tubulações ou a recuperação do revestimento”, explica Ligia. A partir daí, as peças do piso e o seu acabamento podem ser substituídos ou refeitos. “Mesmo após o reparo, é essencial monitorar a área por um período para verificar se houve reincidência”, afirma a engenheira.
A prevenção de novas infiltrações
Prevenir infiltrações envolve realizar uma manutenção adequada. A revisão periódica das instalações hidráulicas, reaplicação do rejunte em áreas críticas e atenção a sinais iniciais de umidade podem garantir uma menor ocorrência desse problema.
Outro aspecto importante é o cuidado na fase de impermeabilização das superfícies durante a construção ou reforma do espaço. “O revestimento e o rejunte usados podem ser o de melhor qualidade do mercado, mas, se a base não for feita com o cuidado necessário e seguindo as recomendações dos fabricantes, problemas assim podem acontecer”, salienta Layla.
Leia mais
“Projetos bem executados e conforme as normas técnicas, uso de materiais de qualidade e acompanhamento por profissional habilitado são medidas essenciais para garantir a durabilidade das estruturas e evitar infiltrações recorrentes”, finaliza Lígia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima