‘Infiltrado na Cozinha’ estreia no GNT com mistério, três cozinhas e cenário inspirado em filmes noir

O novo reality Infiltrado na Cozinha do GNT tem estreia marcada para o dia 24 de setembro e promete um formato inovador de programa, com humor e suspense. A cada episódio, a competição coloca três participantes diante de provas de culinária, mas um deles é um impostor, sem experiência profissional. O programa é conduzido pela chef Paola Carosella, enquanto os influenciadores Luana Zucoloto e Fabão assumem o papel de jurados.
Leia mais
Quem passar despercebido pode levar até dois prêmios. O participante que tiver o seu prato eleito como o melhor do episódio recebe R$ 10 mil como premiação. Caso não seja desvendado e mantenha a sua identidade secreta, ganha mais R$ 10 mil. “Diante do cansaço dos formatos mais tradicionais, buscamos inovar e trazer elementos como o clima de suspense e a investigação para o reality culinário”, conta Roberto d’Avila, diretor-geral, com exclusividade à Casa e Jardim.
O formato do programa propõe um clima de mistério e investigação para se diferenciar dos demais realities já existentes. À esquerda, Paola Carosella, ao lado de Fabão e Luana Zucoloto
Adalberto de Melo Pygmeu/Divulgação
“Ao longo de mais de 10 anos, existiram diversos realities que levaram o universo da alta gastronomia e culinária para o público. Hoje, as pessoas entendem de onde vem a comida, como ela é feita, o que cria um terreno perfeito para que Infiltrado na Cozinha aconteça”, conta Paola Carosella. “Estou fascinada com o projeto e espero que o público também fique curioso para descobrir quem são os infiltrados”, complementa.
Dinâmica do programa
O programa será dividido em 8 episódios, com duas provas em cada um deles. Na primeira etapa, os participantes recebem uma caixa com ingredientes específicos para o tema do dia e precisam preparar um prato dentro do tempo estipulado. O vencedor dessa etapa ganha uma vantagem estratégica na segunda prova, que define o melhor prato do dia.
O grande diferencial do programa é a presença do infiltrado, que finge ser um cozinheiro profissional e precisa enganar tanto os jurados, quanto a apresentadora. Ao longo da dinâmica, ambos buscam pistas, fazem perguntas e observam os participantes para tentar desvendar o impostor.
Paola Carosella tem uma mesa em que faz parte das anotações para a investigação do impostor do episódio e realiza a ligação para revelar o seu palpite
Adalberto de Melo Pygmeu/Divulgação
Luana e Fabão são responsáveis por eleger o melhor prato e apontar o possível impostor. Paralelamente, Paola também faz a sua investigação e revela seu palpite em uma ligação enigmática para a produção.
“Nunca imaginei estar nessa posição de jurado de culinária, tenho descoberto sabores que nem sabia que existiam. É uma experiência única, tanto profissional quanto pessoalmente”, comenta o influenciador Fábio Cruz, mais conhecido como Fabão. “Estou aqui trazendo as raízes do que aprendi na minha casa, ao mesmo tempo que aprendo a gostar de coisas novas”, complementa a influenciadora e humorista Luana Zucoloto.
Fabão e Luana trazem o humor e a dimensão humana na conexão entre o público e os jurados do programa
Adalberto de Melo Pygmeu/Divulgação
O programa também foi uma oportunidade única para Paola ocupar um espaço diferente daquele de chef. “O formato me encantou, porque me colocam em um lugar que não se espera. Os jurados são pessoas como a audiência, pessoas comuns, que gostariam de provar e falar o que sentem em relação a esses pratos”, destaca Paola Carosella.
O desafio do casting
O processo de seleção foi um dos grandes desafios da produção. Entre 16 cozinheiros profissionais e 8 atores treinados para serem infiltrados, o casting passou por três etapas durante dois meses até definir quem entraria na competição. “Misturamos profissionais e amadores para criar dúvidas, tensão e momentos inesperados, com o infiltrado, inclusive, surpreendendo com o melhor prato do dia”, explica o diretor.
Um cenário repleto de suspense
A iluminação do espaço teve inspiração em filmes de suspense e favorece o clima de mistério pensado para o programa
Adalberto de Melo Pygmeu/Divulgação
O cenário foi um elemento essencial para concretizar o novo formato pensado para o programa. A criação é da diretora de arte Taís Cohn. As referências utilizadas por Taís e pela diretora de fotografia, Dhyana Mai, vieram de filmes de suspense, do cinema noir e de criações de livros como os da escritora, Agatha Christie.
“Havia também muitos pontos de luz focais para ajudar no clima noir, de suspense, que a direção de fotografia imprimiu no programa”, afirma Taís. Postes simulam ruas, silhuetas de prédios ao fundo e pontos de luz focais criam suspense. Arandelas e abajures também compõem os ambientes.
O mobiliário e os objetos decorativos compõem com muitos detalhes o cenário do programa
Adalberto de Melo Pygmeu/Divulgação
O mobiliário reafirma o clima idealizado para o reality. “Os móveis e objetos são antigos e foram garimpados entre lojas de antiguidades, bazares e acervos de São Paulo para compor a decoração”, conta a diretora de arte.
O cenário também conta com três cozinhas totalmente equipadas, cada uma com hortas próprias, que incluem cebolinha, hortelã, pimentas, alecrim e até uma mini berinjela. “As plantas não só decoram, mas ajudam na separação dos ambientes e servem como esconderijos para as câmeras, criando uma dinâmica visual interessante”, explica Taís.
As cozinhas do programa têm hortas com ingredientes frescos para os participantes usarem durante as provas
Adalberto de Melo Pygmeu/Divulgação
Humor, suspense e conexão com o público
O programa combina técnica culinária, investigação e humor. A interação entre os participantes, jurados e infiltrados gera situações inesperadas, risadas e tensão simultaneamente. “O lado do humor também reforça o lado humano, nos aproxima de quem está de casa, do público do programa”, destaca Luana.
Leia mais
Produzido pela Moonshot, Infiltrado na Cozinha tem direção-geral de Roberto d’Avila, produção executiva de Cris Moraes e roteiro de Jorge Vaz Nande. A estreia acontece na próxima quarta-feira (24) às 21h45. A atração será exibida no GNT e também no Globoplay.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima