Integração valoriza encontros e reboco grego dá charme à parede em apê de 160 m²

O imóvel na Barra da Tijuca (RJ) passou por uma reforma para eliminar barreiras físicas e promover ambientes aconchegantes para os moradores receberem os filhos e amigos Reformar o apartamento de 160 m² significou, antes de tudo, escutar o modo de viver de seus moradores: um casal que valoriza os momentos ao redor da mesa, as visitas dos filhos, as trocas com amigos e o prazer de estar junto, com liberdade e leveza.
A reforma propôs uma nova dinâmica para o imóvel na Barra da Tijuca, no Rio de janeiro, eliminando barreiras físicas e criando ambientes integrados e acolhedores.
Leia mais
“A cozinha se conecta diretamente à sala, criando um espaço social contínuo”, explica a arquiteta Rafaella Murbach, diretora criativa do escritório Troppo Arquitetura (@troppoarquitetura), responsável pelo projeto.
Dessa forma, a ilha central funciona como uma transição entre os ambientes, ao mesmo tempo que organiza o preparo das refeições e o convívio informal.
COZINHA | A ilha feita de quartzo branco recebeu banquetas da Way Design e coifa da Suggar. Armários de MDF branco e amadeirado executados pela Casttini. O móvel-bar, de quartzo branco, abriga cervejeira e adega para vinhos da marca Venax. Piso de porcelanato Nord Ris, 1,20 x 1,20 m, da Portobello
Gustavo Bresciani/Divulgação
O apartamento, habitado por um casal que vive momentos intensos de convivência com os filhos de outros casamentos, seus namorados e amigos, é um espaço que pulsa movimento e encontros, segundo a arquiteta.
Para isso, a demolição de paredes e a redistribuição do layout foram decisivas para ampliar a área social. A antiga divisão entre cozinha e sala cedeu lugar a uma planta fluida, iluminada e funcional. O antigo quarto de apoio também foi eliminado, e a área dos eletrodomésticos foi relocada para melhorar a circulação.
SALA DE JANTAR | A mesa do acervo dos moradores foi composta com cadeiras adquiridas na Suissdesign e luminárias pendentes da Dimlux. Ao fundo, sobre o aparador da Way Design, quadro do artista Anthony Lamb, adquirido na Rosa Kochen, que também forneceu as cerâmicas
Gustavo Bresciani/Divulgação
“O maior desafio foi criar um layout que acolhesse tantas formas de convivência sem comprometer a funcionalidade. A busca pelo equilíbrio entre integração, conforto e fluidez exigiu sensibilidade em cada escolha”, afirma Rafaella.
O conceito aposta em linhas retas, cores claras e materiais com texturas suaves para criar uma atmosfera leve e atemporal. O quartzo branco nas bancadas oferece praticidade e elegância. Um toque artesanal aparece no reboco grego da parede da TV.
SALA DE ESTAR | O reboco grego na cor off-white traz textura ao ambiente. Rack e prateleiras feitas com acabamento em padrão freijó pela Casttini
Gustavo Bresciani/Divulgação
A varanda, integrada à sala, reforça a conexão com a natureza. “Ali, os toques de cor dialogam com o verde das árvores e trazem vida ao ambiente”, conta a arquiteta. Já a lavanderia foi discretamente escondida por uma porta de correr, e o lavabo segue a linguagem minimalista com portas mimetizadas.
Leia mais
LAVABO | Cuba esculpida em travertino navona. Espelho fornecido por Rosa Kochen. Metais da Doka. Piso de porcelanato Nord Ris, 1,20 x 1,20 m, da Portobello
Gustavo Bresciani/Divulgação
Mais do que uma casa bonita, o projeto materializa uma maneira de viver – em que os espaços convidam ao encontro e cada detalhe conta uma história. “Cada canto tem um pouco da nossa história, das nossas escolhas e do nosso jeito de viver”, emocionam-se os moradores.
“Ver os filhos, os amigos e a família circulando por esse espaço leve e acolhedor é como ver um sonho tomando forma”, resumem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima