Jardim une plantas nativas e tropicais a horta com temperos

Em São Paulo, este imóvel ganhou jardim de 240 m² que propõe uma transição fácil entre os espaços internos e externos para imersões gastronômicas em meio às plantas Na casa paulistana de 670 m², projetada pela arquiteta Ana Menoita (@anamenoita), a paixão dos moradores, um casal venezuelano, pela gastronomia transborda para a área externa. Distribuído em três pavimentos, o jardim da paisagista Clariça Lima (@studioclaricalima) faz amplo uso de plantas nativas e tropicais, enquanto busca unir estética e funcionalidade.
Leia mais
No térreo, o quintal foi concebido como um espaço de integração entre a sala de estar e a área gourmet, a ser desfrutado por amigos e familiares em experiências gastronômicas. “O uso generoso da vegetação ao redor torna este espaço um verdadeiro refúgio, perfeito para relaxar e se conectar com o verde”, afirma Clariça.
Costela-de-adão, maranta-zebra, estrelítzia e maranta-charuto junto à areca-bambu preservada | Paisagismo de Clariça Lima | Projeto da arquiteta Ana Menoita
Renato Navarro/Divulgação
A área com seixos é destinada aos pets, evitando a troca constante da grama. “O paisagismo desempenhou um papel crucial suavizando as transições entre os três pisos. Inserimos as plantas de maneira delicada, acompanhando e abraçando essas mudanças de forma natural”, explica.
Leia mais
Rente ao muro, espécies de meia-sombra, como costela-de-adão e alpínia-rosa, junto ao ipê-rosa e à areca-bambu existentes, visam camuflar os limites do terreno.
Jasmim-manga, alpínia, filodendro-ondulado e barba-de-serpente em floreiras da Alguidar
Renato Navarro/Divulgação
A horta em vasos, com alecrim e lavanda, fica em um espaço reservado na varanda da suíte do casal. No rooftop, junto ao banco desenhado pela arquiteta, jasmim-manga, alpínia e filodendro-ondulado interagem com as copas das árvores, adicionando uma nova camada à paisagem.
Dinheiro-em-penca, chuva-de-prata, camarão-gigante, filodendro ondulado, alecrim, lavanda e oliveira em vasos de cerâmica artesanal rústica da Alguidar | Paisagismo de Clariça Lima | Projeto da arquiteta Ana Menoita
Renato Navarro/Divulgação
Temperos frescos eram essenciais, tanto pelo aroma, quanto pelo sabor.”
Dracena, amoreira, alpínia-rosa, filodendro-ondulado e maranta-zebra. Banquetas da Saccaro | Paisagismo de Clariça Lima | Projeto da arquiteta Ana Menoita
Renato Navarro/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima