Jequitibá-rosa: árvore mais antiga do Brasil ultrapassa os 600 anos

A árvore da espécie jequitibá-rosa é considerada o exemplar vivo mais antigo do Brasil, de acordo com a pesquisa realizada por Mário Tomazello Filho, engenheiro agrônomo e professor-chefe do Departamento de Ciências Florestais do campus de Piracicaba da Universidade de São Paulo (USP). Por esse fato, é conhecida popularmente chamada de “Patriarca”.
Leia mais
Ela fica localizada em uma reserva florestal, o Parque Estadual Vassununga, no município de Santa Rita de Passa Quatro, no interior do estado de São Paulo.
A idade estimada da árvore é entre 580 a 600 anos, pelo técnica da dendrocronologia, que faz a contagem por meio da medição dos anéis de crescimento da árvore. O exemplar possui 42 metros de altura e 4 metros de diâmetro. O professor Tomazello Filho, afirma que a árvore tenha anéis de crescimento incompletos, o que torna sua demarcação mais difícil, mas não impede a contagem, a determinação da idade ou sua taxa de crescimento.
Árvores da espécie jequitibá-rosa podem chegar a 60 metros de altura
Sturm/Wikimedia Commons
Outras pesquisas apontam que a idade seja entre 600 até 900 anos, segundo medições de carbono. Implicando que a árvore tenha nascido antes da chegada dos portugueses ao Brasil. Além disso, a árvore símbolo do estado de São Paulo.
Os jequitibás estão entre as árvores mais altas que existem na flora brasileira, podendo chegar a 50 ou 60 metros de altura, ultrapassando um prédio de 15 andares. São uma das espécies mais longevas também, se mantendo em pé por centenas de anos.
No Parque onde está localizada a Patriarca, existe a “Trilha dos Jequitibás”, com diversos exemplares da árvore, em que os visitantes podem contemplar os vários jequitibás-rosa (Cariniana legalis) centenários.
Leia mais
O parque foi criado em 1970 para preservar importantes remanescentes da fauna e da flora dos biomas de Mata Atlântica e do Cerrado, já que esta área fica em uma zona de transição de ecossistemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima