Lar carioca de 180 m² equilibra brasilidade, funcionalidade e atmosfera acolhedora

Uma casa em cada hemisfério. A arquiteta e urbanista Luana Lima Fox (@luanalimafox) usou dessa premissa para idealizar o apartamento localizado na Praia do Leblon, no Rio de Janeiro. Com escritório e residência fixa em Nova York, a profissional buscou transformar o espaço em uma segunda morada para que ela e o marido, Alex, pudessem fugir do período de frio intenso e aproveitassem o clima carioca por alguns meses.
Leia mais
A ideia foi unir a praticidade do dia a dia com o clima de uma casa de praia. “Queríamos trazer a tranquilidade do mar para dentro da casa, onde temos uma vista privilegiada que não existe no nosso lar nova-iorquino”, comenta Luana. A vista é enaltecida desde a porta de entrada da residência, que conta com janelas redondas, como em um barco.
RETRATO | A arquiteta e moradora Luana Lima Fox. O tapete de fios naturais é da Trama Casa
Fran Parente/Divulgação
O antigo apartamento foi totalmente demolido para dar espaço ao novo layout mais funcional e próximo ao mar. O projeto explorou ao máximo a amplitude e a integração na área social e também na cozinha moderna e aberta.
LIVING | Poltronas, com tecido da Entreposto, são da Casa & Forma. A tela é de Heloisa Hariadne
Fran Parente/Divulgação
A antiga área de serviço foi transformada em um jardim de inverno e o lavabo foi deslocado para o fundo do apartamento. O casal, assim, ganhou mais espaço para cozinhar e receber amigos.
ENTRADA | A porta foi desenhada por Luana Lima Fox, do escritório homônimo, com marcenaria do Studio Salis e puxadores do Estúdio Rain
Fran Parente/Divulgação
Outro aspecto central para o projeto foi a aposta na brasilidade. “O conceito foi usar tudo que o Brasil tem de melhor em matéria de cores, materiais e texturas e mostrar que podemos fazer uma casa diferente, elegante e clean, com borogodó”, diz a arquiteta.
COZINHA | Os armários são de madeira nogueira, do Studio Salis
Fran Parente/Divulgação
Materiais como o mármore travertino no piso da área social e a rádica na cama da suíte reforçam essa estética.
Leia mais
A paleta equilibra tons neutros na sala, valorizando a vista e as texturas, enquanto as cores intensas nos quartos trazem aconchego.
SALA DE JANTAR | A mesa de jantar, de madeira ebanizada, é do Studio Salis. Cadeiras Daav, de Sergio Rodrigues, adquiridas na Casa & Forma. A luminária pendente, de papel, é de Adriana Yazbek
Fran Parente/Divulgação
No mobiliário e nas obras de arte, Luana optou por trazer nomes brasileiros. O imóvel conta com peças assinadas por Sergio Rodrigues, Gustavo Bittencourt, Luia Mantelli e Jorge Zalszupin.
SUÍTE | A cadeira é de Paola Villas. A roupa de cama é da Trousseau. O armário, de laca branca, tem marcenaria do Studio Salis. O piso é de tábuas de peroba-do-campo de demolição, fornecidas pela LBS Madeiras, e a instalação é de Índio Marceneiro. A luminária de teto de fibra natural é acervo pessoal. A cortina roman shade é da Cortinaria & Etc
Fran Parente/Divulgação
SUÍTE | O espelho de parede foi desenhado por Luana para sua marca Leblon Studio
Fran Parente/Divulgação
Nas obras das artistas visuais Heloisa Hariadne e Maria Gabriela, as cores contrastantes são destaque para equilibrar o clima neutro e trazer o ambiente externo para dentro do apartamento.
ESCRITÓRIO | A poltrona Ioiô, do ateliê Gustavo Bittencourt, foi estofada de tecido da St. Frank. Parede na cor Escrita Antiga, da Coral. O quadro é da Galeria9. A marcenaria é do Studio Salis
Fran Parente/Divulgação
Quis explorar o luxo fugindo da mesmice que o brasileiro está acostumado, dos mesmos travertinos e acabamentos de marcenaria.”
ESCRITÓRIO | Alex é amante da natureza, empreendedor do ramo de energia renovável, que ama surfar e lembrar dos anos que morou na China. A proposta do ambiente foi dialogar com a personalidade do morador. Da St. Frank Home, a prancha e o papel de parede trazem a releitura de um tecido da etnia chinesa Miao. A cadeira Beg, de Sergio Rodrigues, foi adquirida na Casa & Forma
Fran Parente/Divulgação
As curvas e os materiais naturais trazem a leveza de um fim de semana na praia do Leblon, mas com muita personalidade.”
ÁREA EXTERNA | Poltronas Loop, de fibrocimento, de Willy Guhl, foram garimpadas. O paisagismo vertical foi realizado pela Oliveira Jardins
Fran Parente/Divulgação
O escritório é um lugar sagrado para Alex. Buscamos a combinação perfeita das estampas e dos itens do espaço para representá-lo.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima