Layout de casa com Feng Shui: como aplicar a técnica na decoração

Técnica chinesa milenar, o Feng Shui é utilizado na decoração para promover bem-estar e tranquilidade no lar, ao harmonizar os ambientes e potencializar a energia vital que circula neles. Para especialistas, até o layout dos móveis pode influenciar nos fluxos de energia da casa.
Leia mais
“O Feng Shui não é decoração chinesa. É sobre como organizar os espaços para que a energia flua de maneira harmoniosa. Isso tem tudo a ver com funcionalidade e bem-estar. Quando o layout está certo, você sente a diferença imediatamente. A casa ‘respira’ melhor”, explica o arquiteto especialista em Feng Shui, Allan Cacicedo.
No quarto, a recomendação é manter a cabeceira encostada em uma parede sólida, posicionada de forma que não esteja alinhada com a porta. Projeto do arquiteto Henrique Ramalho
Juliano Colodeti/MCA Estúdio/Divulgação | Produção: Studio Jefferson Stunner
A importância do Baguá no Feng Shui
Para se orientar sobre os fluxos de energia e quais locais precisam ser harmonizados, os especialistas usam o Baguá — considerado um mapa, com formato octogonal, aplicado na planta baixa da casa.
“É uma representação de um diagrama que possui oito lados e seus respectivos trigramas, os desenhos que possibilitam as combinações do Yin e Yang”, explica Marcia Silva, consultora esotérica da iQuilibrio.
Diagrama de 8 lados do Baguá, dividido por cada área da vida
Flickr/Spaço Horizon Multicultural/Creative Commons
O termo Ba significa oito e Gua, trigramas. No mapa, cada guá, ou canto, simboliza uma área da vida: trabalho e negócios, espiritualidade, família, prosperidade e fortuna, sucesso e fama, amor, amigos e saúde.
Com ele, é possível analisar a circulação de energia de um imóvel e ter respostas únicas do que fazer para melhorar esse fluxo: a disposição dos móveis, das cores ou das plantas, que podem ajudar na transformação dos cômodos e melhorar os fluxos de energia.
Por meio de um desenho, aplique o Baguá em casa, posicionando a porta de entrada na área do trabalho
Flickr/Ann Bingley Gallops/Creative Commons
Como usar o Baguá?
“Sobreponha esse mapa na planta da sua casa, alinhando a entrada principal com a base do octógono. Assim você identifica onde está cada área: prosperidade no canto superior esquerdo, relacionamentos no superior direito, carreira no centro inferior, e assim por diante. Uso isso para decidir que função cada ambiente vai ter”, afirma Allan.
É uma forma prática de alinhar o espaço físico com suas intenções de vida. Assim, se você trabalha em casa, posicione o escritório na área da carreira ou conhecimento. Se deseja melhorar os relacionamentos, deixe o quarto principal na área correspondente, por exemplo.
Manter vasos de plantas nos ambientes é importante para preservar a energia vital deles. Projeto do escritório Interni Arquitetura
Fran Parente/Divulgação
Posições no Feng Shui
Ter atenção com a porta de entrada fundamental, afinal, é por onde toda energia entra na casa. O Feng Shui recomenda deixar sempre a área limpa e bem iluminada, com caminho livre até o interior, com uma planta para ativar a energia que chega. “Nunca coloque espelhos de frente para a porta principal, isso ‘empurra’ a energia de volta para fora”, diz Allan.
Segundo o Feng Shui, a porta de entrada deve ser vista do sofá, mas não pode estar alinhada com ele. Projeto da arquiteta Vangii Guerra
Denilson Machado/MCA Estúdio/Divulgação
Além disso, o Feng Shui valoriza a posição de “comando com os olhos” — ou seja, a capacidade de visualizar quem entra no cômodo. Por isso, móveis como cama, sofá e mesa de trabalho devem ser posicionados de forma que se tenha visão da porta, mas sem estar diretamente alinhado a ela.
Especialistas explicam que ficar de costas para a entrada gera, no subconsciente, uma sensação constante de vulnerabilidade, que pode se refletir em outras áreas da vida.
Leia mais
No quarto, o posicionamento da cama influencia diretamente a qualidade do sono e dos relacionamentos. A recomendação é manter a cabeceira encostada em uma parede sólida, posicionada de forma que não esteja alinhada com a porta, mas permita uma visão clara dela. Essa configuração transmite sensação de proteção e controle sobre o ambiente.
Outra dica importante é evitar televisão no quarto, já que ela dispersa a energia. “Sempre deixe espaço livre dos dois lados da cama para que a energia possa circular. Se o quarto for muito pequeno, pelo menos um dos lados precisa estar livre”, orienta Allan.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima