Limpeza da cozinha: saiba com que frequência limpar cada item do ambiente

Limpar a cozinha é para muitos uma das tarefas mais exaustivas da rotina doméstica. Contudo, a limpeza do ambiente pode se tornar mais fácil, se as pessoas seguirem um cronograma de cuidados, que varia conforme os itens presentes no cômodo.
“Um dos erros mais comuns é deixar a limpeza para depois. Quando a gordura e os respingos de comida secam, fica muito mais difícil removê-los e a tarefa acaba exigindo mais esforço e produtos. Outro deslize é focar apenas nas áreas mais visíveis e esquecer cantinhos, puxadores, azulejos próximos ao fogão e a parte de cima dos armários, que acumulam gordura e poeira quase sem a gente perceber”, alerta a especialista em limpeza Luciana Tabuti, franqueada da Maria Brasileira, empresa especializada em limpeza residencial e empresarial.
Leia Mais
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
Tarefas diárias
Para manter a cozinha sempre limpa e organizada, algumas tarefas devem ser feitas diariamente. Isso inclui limpar o fogão, lavar a louça, varrer o chão e guardar no lugar tudo o que foi utilizado.
“Após o preparo das refeições é fundamental limpar as superfícies, como bancadas, mesa e fogão, evitando assim o acúmulo de resíduos e facilitando o uso seguinte. A louça deve ser lavada ou, se houver lava-louças, esvaziada assim que o ciclo terminar, livrando a pia de acúmulos que comprometem a organização. E, por falar na pia, ela e o ralo devem ser limpos diariamente para evitar odores e manter a higiene”, aconselha a personal organizer Josi Maria Martins, parceira da Ou e mentora da Ou Educação.
O que deve ser limpo periodicamente
O exaustor ou coifa, devem ter os filtros lavados a cada 15 dias
Getty Images
Segundo Luciana, alguns itens pedem uma atenção especial de tempos em tempos. O exaustor ou coifa, por exemplo, devem ter os filtros lavados a cada 15 dias ou, no máximo, uma vez por mês, conforme o uso.
A geladeira pode ser higienizada a cada 15 dias, retirando alimentos, passando um pano com detergente neutro e verificando prazos de validade dos produtos. Já os armários precisam de limpeza externa quinzenal e interna a cada dois ou três meses, para eliminar pó e reorganizar mantimentos.
Os eletrodomésticos exigem cuidados com mais frequência. O micro-ondas deve ser limpo semanalmente, “ou sempre que houver respingos”, diz Josi. O forno e a parte interna do fogão, a cada 15 dias, especialmente se o uso for intenso.
As paredes e os azulejos próximos ao fogão, por sua vez, devem ser limpos quinzenalmente ou sempre que houver respingos de gordura, para evitar acúmulo e manchas difíceis de remover. “Essa manutenção regular não só garante uma cozinha mais organizada, como também prolonga a vida útil dos utensílios e melhora a higiene do ambiente”, comenta Josi.
Faxina pesada
Apesar da limpeza periódica dos itens da cozinha, o cômodo não escapa da faxina pesada. Segundo as especialistas, ela deve ser feita mensalmente, ou a cada dois meses, dependendo do uso da cozinha. Ela envolve, entre outras coisas, a lavagem completa do piso, rodapés e rejuntes, a limpeza de janelas, maçanetas, eletrodomésticos, luminárias e da parte de cima dos armários, área que normalmente é esquecida, mas que acumula muita gordura.
“Esse tipo de limpeza envolve puxar os eletrodomésticos, limpar atrás da geladeira e do fogão, lavar bem os azulejos, rejuntes e piso, e dar atenção especial à parte interna dos armários e gavetas. É o momento de eliminar gordura acumulada, retirar poeira dos cantos e revisar mantimentos e utensílios. Essa faxina mais completa mantém o ambiente fresco, livre de odores e com tudo em ordem”, finaliza Luciana.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima