Lírio e espiritualidade: significados e usos no Feng Shui

As diferentes espécies e cores de lírio podem contribuir para o equilíbrio energético da casa. Especialistas ensinam como! Muito mais do que uma planta ornamental, o lírio é carregado de simbolismo e significados nas mais diversas culturas e religiões. Na cor branca, costuma ser associado à paz, à pureza e ao renascimento, seja em rituais sagrados, seja em práticas energéticas, como o Feng Shui.
Leia mais
Com o auxílio de especialistas, exploramos abaixo os significados atribuídos a diferentes espécies e cores de lírios, além de suas aplicações no equilíbrio energético da casa.
Lírio e espiritualidade
O Lilium Candidum é conhecido popularmente como lírio-branco ou lírio-de-São-José
Flickr/María Elena López/Creative Commons
Símbolos de pureza, os lírios são mencionados em diversas passagens bíblicas. Inclusive, o lírio branco (Lilium candidum) ficou conhecido como lírio-de-São-José ou lírio de Madonna – associado à Virgem Maria. “Uma lenda conta que o primeiro lírio surgiu das lágrimas derramadas por Eva quando teve de deixar o Jardim do Éden”, conta o biólogo Samuel Gonçalves, doutor em botânica e professor de biologia.
Os lírios-brancos também são oferecidos a Oxum, orixá das águas doces, do amor, da beleza, da fertilidade e da riqueza, em rituais de religiões afro-brasileiras, como Candomblé e Umbanda.
Para além da religião, o perfume do lírio atua diretamente sobre o sistema límbico. “Na aromaterapia, notas de lírio são usadas para limpar campos sutis. Auxiliam na elevação espiritual, são calmantes naturais e ainda funcionam como um afrodisíaco muito elegante”, afirma o arquiteto João Sebastião, especialista em Feng Shui e sócio-fundador do Harqmonia.
Lírio: significado no Feng Shui
Versátil e de fácil manutenção, o lírio-amarelo pode ser incorporado de forma sofisticada em arranjos florais e ambientes internos
Pixabay/NadineDoerle/Creative Commons
No Feng Shui, os lírios costumam ser usados para ativar o Chi (energia vital) e promover curas. As diferentes cores podem ser associadas às áreas do Baguá (mapa energético) para fortalecer setores que necessitam de ativações específicas.
“Use lírios-brancos e rosas na área dos relacionamentos; laranjas e amarelos caem bem no centro; roxos e amarelos podem decorar a área da prosperidade; e os azuis caem bem na área da sabedoria”, instrui João.
Os arranjos de lírios-rosas podem ser posicionados no quarto para potencializar os relacionamentos
Flickr/Kai Yan, Joseph Wong/Creative Commons
Para reforçar seu poder, é possível associá-lo aos materiais e às cores dos vasos. Os de vidro e murano favorecem áreas onde há necessidade de Elemento Água; os de cerâmica, o Elemento Terra; e os metalizados, o Elemento Metal.
Lírio-da-paz no Feng Shui
O lírio-da-paz é uma das plantas mais usadas no Feng Shui para promover a cura e a paz
Unsplash/Outi Marjaana/CreativeCommons
O lírio-da-paz tem uma energia suave, pacificadora e purificadora. No Feng Shui, plantas com folhas arredondadas e crescimento vertical, como essa, trazem o Chi ascendente e benéfico, ótimo para promover cura, renovação e paz interior.
Por sua aparência delicada, flores brancas e folhas verdes suaves, ele carrega uma energia mais Yin e feminina. “É excelente para equilibrar ambientes com energia muito Yang, por exemplo, escritórios muito ativos, áreas de muita eletricidade ou excesso de tecnologia”, sugere a neuroarquiteta Cris Paola, especialista em Feng Shui.
Segundo a especialista, quando posicionado na sala de estar, o lírio-da-paz traz harmonia familiar e suaviza tensões. Se o quarto estiver com uma energia densa, ele pode suavizar e purificar, desde que haja luz natural e ventilação. No banheiro, eleva o Chi e ajuda a conter a perda energética. Na entrada, transmite uma sensação de boas-vindas e tranquilidade.
Leia mais
Sonhar com lírio
O lírio-roxo está ligado ao mistério, à espiritualidade e à nobreza, estando presente em cerimônias e ocasiões especiais para representar o status social
mauroguanandi/Wikimedia Commons
Sonhar com lírios costuma estar ligado à paz interior e à espiritualidade. “O lírio-branco é o símbolo universal de pureza, inocência e renovação espiritual, pois evoca uma atmosfera de serenidade, equilíbrio emocional e paz interior, funcionando como um lembrete constante de novos começos e do despertar interior”, explica Cris.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima