Lírio Stargazer: conheça o lírio oriental com flores voltadas para cima

Muito popular em arranjos, a planta combina tons de rosa, vermelho e branco, além de um perfume inconfundível O lírio Stargazer, ou lírio-rosa, é um cultivar com flores grandes e vistosas, que combinam tons de rosa, vermelho e branco. Sua fragrância forte e agradável popularizou o uso da espécie como flor de corte em arranjos. Quando cultivado em vasos ou no solo, apresenta caule ereto, com folhas longas, firmes e verde-escuras ao redor. Pode alcançar de 60 a 90 cm de altura.
Leia mais
Lírio stargazer, nome científico
Excelente escolha para jardins perfumados, o lírio-rosa é sensível à umidade excessiva no solo
Flickr/David Seibold/Creative Commons
O Lilium orientalis ‘Stargazer’ é um lírio híbrido, pertencente ao grupo de lírios orientais. Apesar de lindos e perfumados, os lírios nativos das regiões montanhosas da Ásia, geralmente, têm flores voltadas para baixo, como se fossem “tímidos” – o que não acontece com o Stargazer.
A origem do lírio Stargazer
O lírio Stargazer não é uma espécie natural e foi criado a partir de um processo de hibridização
Flickr/Nick/Creative Commons
No final dos anos 1970, o hibridizador norte-americano Leslie Woodriff cruzou o Lilium auratum e o Lillium speciosum para criar uma planta com flores voltadas para cima, em vez de caídas. “Essa variedade, ou cultivar, recebeu o nome de Stargazer, que significa observador de estrelas, uma vez que suas flores ficam olhando para o céu, admirando as estrelas”, explica o biólogo Samuel Gonçalves.
Como plantar o lírio Stargazer
Para o cultivo do lírio Stargazer em vasos, garanta boa drenagem, iluminação indireta nas primeiras semanas e umidade adequada
Unsplash/K. Blaise/Creative Commons
O lírio Stargazer deve ser plantado no início da primavera para florescer no verão, cerca de 90 a 120 dias após o plantio. “Plante os bulbos do lírio-rosa em solo bem drenado a uma profundidade de cerca de 15 cm, com a ponta do bulbo voltada para cima”, ensina o botânico e paisagista Ney Silvio Laignier. Caso opte pelo cultivo em vasos, escolha um recipiente com furos e use um substrato adequado.
Vale ressaltar que a espécie perde toda a sua parte aérea após seu florescimento, permanecendo vivo apenas o bulbo dentro do substrato. Em condições caseiras, é possível armazenar esse bulbo na geladeira por 4 a 6 meses para replantá-lo na primavera, mas nunca com o mesmo vigor da muda encontrada em uma floricultura.
“Quer um conselho de quem ama, cultiva e coleciona plantas? Terminou a floração? Deixe ir! Desapegue! Faça compostagem com a planta sem flores e compre outra quando quiser ver novamente um lírio embelezando sua casa”, sugere Samuel.
Como cuidar do lírio Stargazer
As pétalas do lírio-rosa apresentam coloração intensa e formato de trombeta. Ao serem usadas como flores de corte, é aconselhável cortar as anteras
Pexels/Kulbir/Creative Commons
Iluminação: sol pleno, com luz solar direta por pelo menos 6 horas diárias.
Clima: temperado, com temperaturas entre 15 e 25 °C.
Solo: rico em matéria orgânica, bem drenado e ligeiramente ácido.
Rega: mantenha o solo úmido, mas não encharcado.
Adubação: não é estritamente necessária, mas, durante a primavera e o verão, pode ser adubado com NPK e micronutrientes.
Poda: por seu uma planta efêmera, apenas retire a parte aérea morta após a floração e use na compostagem.
Lírio Stargazer é venenoso?
O lírio Stargazer não representa grande risco para humanos e cachorros, mas não deve ser cultivado em casas com gatos
Pxhere/Cimi/Creative Commons
Todos os lírios orientais são potencialmente tóxicos para gatos. Qualquer parte da planta ingerida por felinos pode causar intoxicação renal crônica e toxicidade para o fígado. Alguns sintomas da ingestão são: vômito, letargia, salivação e recusa alimentar.
Leia mais
Lírio Stargazer e o seu significado
O lírio Stargazer é uma excelente opção para presentear
Flickr/Floriana Bulbose/Creative Commons
O lírio-rosa simboliza amor, carinho, afeto e devoção, frequentemente associado à pureza e beleza. “Tem um perfume característico e apaixonante, que remete às boas lembranças e traz sentimento de pertencimento”, afirma Ney.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima