MADE 2025: conheça os 13 estúdios estreantes da feira de design

Até domingo, criativos apresentam artigos autorais pensados de acordo com o tema da edição, que tem foco na subjetividade e nas ideias relacionadas aos projetos Até 1º de junho, ocorre a 13ª edição da MADE – Mercado, Arte, Design, na quadra de tênis coberta do Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo. Guiado pelo tema, Substrato: da ideia à matéria, o evento dedicado ao design foca na subjetividade do criador e nos elementos intrínsecos do processo de concepção.
Realizada em paralelo à feira de arte contemporânea ArPa, a MADE reúne 50 estúdios dedicados ao desenho de mobiliários e objetos, a partir da curadoria do sócio-fundador Waldick Jatobá e Bruno Simões, este último também é responsável pela cenografia do ambiente. “Estamos conscientes da nossa responsabilidade em fortalecer a cultura do design autoral e contemporâneo, ao mesmo tempo que nos comprometemos a trazer frescor para este movimento, revelando novos talentos que despontarão no cenário mundial do segmento”, comenta Bruno.
A MADE 2025 ocorre novamente no Mercado Livre Arena Pacaembu
Divulgação

Em 2025, uma das novidades é a exposição RURAQ (que significa “objeto” em quechua) composta pelo trabalho de 20 estudantes peruanos da Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas (UPC). Após um workshop ministrado pelo Assimply Studio sobre técnicas de fabricação do granilite a partir de materiais reaproveitados, os participantes elaboraram espelhos com com artigos afetivos trazidos de seu país.
Durante a MADE – Mercado, Arte, Design, os visitantes podem conferir o trabalho assinado por 13 designers e estúdios estreantes que reunimos a seguir. Confira.
LEIA MAIS
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para o seu projeto
Antonio Pulquério
Artigos da coleção Pau-brasil, do artista e designer Antonio Pulquério
Divulgação
Desde o ano de 1996, o artista natural de Campos Sales, no Ceará, desenvolve sua pesquisa iniciada com cerâmica. Em 2010 formou-se bacharel em Artes Visuais pelo Centro Universitário de Belas Artes de São Paulo, onde passou a investigar outras linguagens e suportes como gravura, escultura e instalação. A partir de 2019, começou a investigar novos processos e procedimentos, entre eles a colagem e a performance.
Curiosa
Diferentes tonalidades da arandela Circular, novidade desenhada por Luiza Moraes, da Curiosa
Divulgação
Fundada por Luiza Marçal, a marca atuou no mercado de moda por dez anos até o momento em que a idealizadora começou sua trajetória na cerâmica, a partir de um curso livre. Foi lá que teve a ideia de desenvolver sua primeira peça e entendeu as possibilidades que o material permitia, somada à técnica de pintura. Sua produção é artesanal e propõe criar objetos que sejam igualmente funcionais e decorativos, que despertem a curiosidade e quebrem a monotonia do cotidiano. Em busca dessa finalidade, a profissional aposta na mistura de cores marcantes e formas que despertam a curiosidade.
DUA.dsg + Una Ambientes
De um lado, o olhar contemporâneo e autoral dos designers Alê Alvarenga, Marina Grapiuna e Tetê Moreira, que integram a dua.dsg, com criações concebidas digitalmente e guiadas por um repertório poético e simbólico. Do outro, a expertise da Una Ambientes, liderada por Alessandra Busto, reconhecida por sua técnica exclusiva de moldagem da argila — um processo de origem egípcia, estudado, aprimorado e patenteado por ela. Juntas, as marcas desenvolvem produtos que unem o barro, a precisão tecnológica e o acabamento metálico, revelando um design que é, ao mesmo tempo, arte, ofício, e narrativa.
Estúdio GEO
Um dos aparadores desenhados por Geovani Baroni
Divulgação
Fundado por Geovani Baroni, designer de produtos formado pela FAAP, o estúdio é especializado em mesclar formas e materiais de maneira inusitada, elaborando itens que atraem olhares devido à estética singular. A potência das formas da natureza está presente em toda a coleção e encontra nas linhas sinuosas a costura para todas as peças do portfólio. Segundo Geovani, o design autoral esteve presente durante toda a sua carreira e foi aprimorado durante os anos que trabalhou como na criação do Estúdio Campana.
Marcus Camargo
Gabinete desenhado por Marcus Camargo
Lu Barcelos
Nascido em Goiás, o designer vivenciou sua infância em meio à história e à poesia, o que resultou em um repertório repleto de sensibilidade. Com 15 anos de carreira, já participou de inúmeras exposições e mostras no Brasil e no exterior. Ao descrever seu trabalho, ressalta o intuito de produzir conteúdo cultural e artístico, despertar emoções e conectar o seu público aos saberes ancestrais de suas origens, dando voz às necessidades e possibilidades de cada projeto que desenvolve em seu estúdio em Goiânia.
Estúdio Ninho
Peças da linha Contorno, uma das novidades que está na MADE
Divulgação
Criado em 2011 pelos designers Gabriela Kuniyoshi e Vinícius Lopes, o escritório tem como inspiração a percepção das maneiras de uso dos espaços e dos hábitos presentes no dia a dia do indivíduo contemporâneo. A partir desse olhar, a dupla pretende estimular as relações humanas através de produtos que contribuem para o bem-estar, priorizando as pessoas e suas experiências a fim de criar ambientes de convivência acolhedores.
Linda Martins
Vaso Lina feito com madeiras reaproveitadas em homenagem à arquiteta Lina Bo Bardi
Divulgação
À frente do estúdio que leva seu nome, Linda Martins é formada em interiores, cursou Tendências para Designers Profissionais e especializou-se em Design de Produtos no Instituto Marangoni, em Milão, na Itália. As criações da profissional ressaltam elementos minimalistas que contrastam com detalhes únicos e dão origem a produtos que visam combinar conforto e elegância.
Miguel Saboya
Banco de madeira desenhado por Miguel Saboya
Divulgação
O designer brasileiro radicado em Lisboa utiliza técnicas tradicionais de marcenaria para produzir peças de mobiliário contemporâneas. O seu primeiro contato com a técnica foi na Fundação Ricardo Espírito Santo, em Portugal. Lá, começou a descobrir a rica tradição artesanal do país, incorporando essa herança, bem como influências brasileiras, ao seu trabalho. Os artigos assinados por ele inspiram-se frequentemente em objetos do cotidiano, fazendo com que formas que se tornaram íntimas aos nossos olhos ganhem uma nova vida quando reinterpretadas com materiais nobres.
OLAR Design
A luminária de chão Huê foi inspirada no formato dos chapéus ancestrais de palha vietnamitas
Divulgação
A marca nasceu no Ceará com o objetivo de destacar a originalidade e a beleza da cultura e da arte brasileira por meio do design. Nos artigos, há interesse pelos saberes ancestrais e o propósito de elevar a arte da cultura nordestina em uma versão cheia de bossa e nada caricata. Misturando elementos e matérias-primas nobres, cada peça de nossas coleções são cuidadosamente trabalhadas para alcançar um resultado final que é ao mesmo tempo sofisticado e profundamente enraizado na tradição.
Pirilampos do Planeta
Luminária da coleção assinada pelo Pirilampos do Planeta
Robert Schwenck
O projeto liderado por Lula Duffrayer e Flávio Carvalho surgiu em uma reserva florestal, em Três Córregos, área rural de Teresópolis, no Rio de Janeiro. A dupla trabalha em parceria com um centro de triagem de coleta seletiva, além de lideranças de catadores das regiões Caju e Jardim Gramacho, e ONGs dedicadas ao reaproveitamento de materiais que seriam descartados. A ação promove um convite à reflexão e à recuperação da autoestima, em que os profissionais são conscientizados a respeito da importância que a atuação de cada um deles representa para o bem-estar da sociedade.
Rascão
Radicado no Rio de Janeiro, o estúdio foi fundado pelo designer Rodolfo Rascão. Formado em arquitetura na mesma cidade, trabalha com móveis e objetos produzidos com diferentes tipos de madeira maciça.
Ricardo Bueno
Artista visual com pós-graduação em Pintura Contemporânea, pela Belas Artes de São Paulo, foi cofundador do Estúdio Cipó, em 2012, e diretor criativo da Galeria Nacional por cinco anos. Atualmente, se dedica à produção autoral: objetos, desenhos, pinturas e projetos de imersão em seu local de morada e trabalho, em São Francisco Xavier, na Serra da Mantiqueira.
TRES Arq e Design
Peças de cerâmica assinadas por Fernanda Tegacini, Fernanda Morais e Nathalia Mouco
Rômulo Fialdini
As arquitetas Fernanda Tegacini, Fernanda Morais e Nathalia Mouco criaram a marca própria no ano de 2015 para a execução de projetos residenciais e de incorporação, com a ajuda de uma equipe multidisciplinar. Nos projetos do trio, o aconchego e a versatilidade são priorizados para a concepção de elementos únicos.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima