Manchas de sabão em pó nas roupas? Saiba eliminar de vez e salvar suas peças favoritas!

É comum acreditar que, para garantir uma lavagem de roupas mais eficaz, é preciso caprichar na quantidade de sabão em pó. Mas o excesso do produto é, na verdade, o principal vilão quando o assunto é manchas nas peças. Tecidos pretos e coloridos podem ganhar um aspecto esbranquiçado, enquanto os brancos tendem a ficar azulados, com textura áspera e cheiro forte de sabão concentrado — tudo resultado do acúmulo de resíduos deixados pela dosagem exagerada.
Leia mais
“Quando fica mal diluído, o pó gruda direto no tecido, formando aquela crostinha esbranquiçada e pode até enrijecer a fibra”, diz Bruna Andreia Masalai, diarista e profissional de limpeza.
Isso ocorre porque o sabão em pó precisa ser dissolvido completamente na água para que ele aja de forma eficiente. Logo, ao aplicar muito, esses resíduos se acumulam nas fibras e formam marcas que comprometem o visual das vestimentas.
O excesso de sabão em pó não consegue ser totalmente diluído pela água, gerando manchas esbranquiçadas nas roupas
Freepik/Creative Commons
Segundo Dai Salcedo, criadora de conteúdo especialista em organização, os tecidos delicados e os mais grossos, como jeans e toalhas, são os mais propensos a manchas, pois o sabão em pó pode acumular nas fibras.
Como remover a mancha de sabão em pó nas roupas?
Para peças claras, deixe-as de molho por 30 minutos.
Em seguida, esfregue-as delicadamente com sabão neutro e uma escova de cerdas macias.
Por fim, basta enxaguar e colocar para secar.
Tecidos delicados, como seda, linho, ou lã, devem receber atenção especial, evitando o uso da força ou de produtos abrasivos, que podem desbotar ou afinar a fibra.
Além de comprometer a aparência das roupas, o excesso de sabão pode causar irritações na pele e desgaste do tecido
Freepik/Creative Commons
Em roupas pretas e coloridas, uma dica é umedecer com água ou pano limpo e esfregar suavemente sempre em uma única direção, para não espalhar os resíduos.
Quando a mancha sair por completo, deixe a peça secar normalmente.
A distribuição homogênea de sabão em pó resulta em tecidos protegidos e livres de manchas
Freepik/Creative Commons
Enquanto o sabão neutro age sem agredir os tecidos, o vinagre pode ser usado para amolecer o resíduo.
Uma das soluções é encher uma bacia com um litro de água morna e adicionar meia tampa xícara de vinagre incolor.
Depois, mergulhe a roupa afetada e deixe de molho por até uma hora.
Para finalizar, basta esfregar a área com as mãos, enxaguar bem e, se necessário, lavar novamente.
Cuidados gerais com as roupas
Em primeiro lugar, certifique-se de que os produtos utilizados estejam dentro do prazo de validade. O sabão em pó envelhecido, por exemplo, pode ficar empedrado e não diluir corretamente na máquina, ocasionando manchas indesejáveis.
Utilizar a quantidade correta de sabão em pó indicada no dispenser ajuda na dissolução do produto
Pexels/RDNE Stock project/Creative Commons
Além disso, nunca despeje o sabão diretamente sobre as roupas – muito comum na lavagem manual – e coloque a quantidade correta na máquina. Ele deve ser diluído em água morna antes de ser colocado no compartimento, para evitar a formação de grupos e melhorar a distribuição do produto no ciclo de lavagem.
“O ideal é usar o compartimento próprio, nunca jogar direto em cima das roupas. Algumas marcas também recomendam diluir o sabão em um pouco de água antes de colocar, isso ajuda a evitar acúmulo de pó e manchas”, pontua Dai.
Leia mais
Além disso, higienize a máquina de tempos em tempos para remover qualquer vestígio de sabão no eletrodoméstico. Outra sugestão é priorizar o uso de sabão líquido, que se espalha de forma uniforme e garante uma limpeza mais eficiente.
“Sempre usar a medida da tampa ou do copinho que vem no produto. E lembrar: roupa muito suja não significa sabão em dobro, e sim pré-tratar as manchas antes de colocar na máquina”, finaliza Bruna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima