A Colonia Roma abriga o hotel boutique mais descolado do México, onde há restaurantes deliciosos, arte em cada canto e espaços ecléticos que convergem entre si: a Casona Roma Norte Uma das ruas mais movimentadas da Colonia Roma, na Cidade do México, é a Durango. Ao longo dessa via, encontram-se a fonte de Cibeles, um calçadão arborizado e restaurantes deliciosos. No entanto, a poucas quadras da avenida Insurgentes, está localizada uma antiga mansão que hoje abriga um belo e marcante hotel boutique: a Casona Roma Norte.
Este não é apenas um hotel para descansar, mas um verdadeiro ponto de encontro na cidade do qual ninguém quer ir embora. Seu interior funciona como uma galeria viva, abriga um conjunto de restaurantes irresistíveis e oferece uma vista urbana extremamente aconchegante. Além disso, é uma construção que transpira história em cada canto de seus muros, o que confere um charme especial tanto ao olhar quanto à experiência da hospedagem.
A história da Casona Roma Norte
O lobby já é uma amostra da arte que existe na Casona Roma
Cortesia Casona Roma
Antes da Colonia Roma se tornar um dos locais mais frequentados por moradores e visitantes, a região era conhecida como Potrero de la Romita, no final do século XIX. Naquela época, buscava-se criar um bairro de alta classe – daí as ruas inspiradas em Paris e os edifícios com arquitetura europeia –, por isso cada construção foi pensada para conferir estilo e personalidade ao lugar.
LEIA MAIS
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
A fachada da Casona Roma tem mais de 100 anos
Leandro Bulzzano
Já durante o período do Porfiriato, a construção do casarão onde hoje se encontra o hotel foi planejada, mas só se concretizou no ano de 1923, graças ao engenheiro M. Hernández Cabrera. No entanto, ele pouco se assemelha à divisão de espaços atual, pois originalmente era um conjunto de oito residências unifamiliares e três construções acessórias. A casa tinha dois andares e uma fachada pintada em um tom salmão quase vermelho.
Os restaurantes complementam o visual e a atmosfera da Casona Roma
Cortesia Casona Roma
Mais tarde, um casal de estrangeiros que visitava a cidade se apaixonou pelo terreno e o comprou, já quase no final do século XX. A ideia era transformá-lo em um hotel bonito e confortável em meio à urbanização; no entanto, acabou se tornando um espaço um tanto kitsch. E embora isso tenha sido um sucesso na época, sua popularidade foi ofuscada pelo terremoto de 2017 na Cidade do México. Foi então que nasceu a ideia do que hoje é a Casona Roma Norte: um hotel boutique com 32 quartos e suítes contemporâneas, três espaços gastronômicos e um bar, cujos interiores abrigam arte nacional e internacional. É, basicamente, uma experience house envolta por uma fachada histórica.
Um design sem igual na Casona Roma Norte
Cada espaço é especial e tem seu próprio estilo
Cortesia Casona Roma
A fachada ostenta uma placa que a reconhece como Monumento Artístico pelo Instituto Nacional de Belas Artes, graças à sua antiguidade – com mais de 100 anos de história. A cor é única, literalmente, pois nunca foi alterada, mantendo o tom característico de vermelho desbotado. Alguns dos quartos preservam os tetos originais, o que valoriza ainda mais o novo design do local; os demais foram perfeitamente adaptados ao novo projeto. Além das 32 acomodações, a Casona Roma Norte conta com um terraço espetacular que combina o estilo mediterrâneo com uma linda vista urbana.
Logo ao chegar a essa área do hotel boutique, encontra-se um spa e uma academia exclusiva. Ambos são perfeitos para complementar a estadia, já que também é possível avistar o pátio que abriga o Aquiles, um dos restaurantes destaque do local. Vale adicionar que vários quartos têm terraço e vista para a rua, pois o edifício ocupa uma esquina.
O mural que decora o Aquiles é fascinante e dá um toque único ao ambiente
Leandro Bulzzano
Não há dúvidas de que cada detalhe complementa o design do casarão, com elementos como a preservação dos pisos originais, que além de conferirem estilo, mostram que o clássico nunca sai de moda. Da mesma forma, o chão antigo contrasta com o contemporâneo – especialmente com a arte e o design de interiores – uma combinação que se repete nos diferentes restaurantes do hotel.
No lobby, a arte de María Rec recebe os hóspedes com suas colagens que evocam o aleatório. Como ela mesma descreveu: “a Casona, com seus muros cheios de história, se transforma em um eixo central do meu trabalho, onde busco me conectar com a essência da época em que foi construída”. Por outro lado, nos patamares das escadas é possível ver obras de Ricardo Luévanos que ocupam toda a parede, criando um contraponto ao design clássico. Já nos corredores, há obras de Carolina Barrios, que funde seu trabalho como artista e psicanalista nas peças que expõe.
Initial plugin text
Alguns detalhes originais foram preservados
Leandro Bulzzano
Para complementar a integração da arte contemporânea, os quartos contam com fotos de Santiago Arau, que retratam o cotidiano da capital mexicana. No pátio, há um mural que funde uma rosa com uma suculenta, pintado do chão ao teto e decorando o espaço do restaurante Aquiles. O autor é James Bullough, que passou vários dias realizando essa fusão pictórica ao longo do ambiente. Já no restaurante Suchi, há fotografias que comparam a luta livre mexicana ao sumô japonês.
Falando agora dos espaços gastronômicos, eles se concentram na parte inferior da Casona Roma Norte. O pátio abriga o Aquiles, o Akamba fica no que poderia ser considerado um subsolo, e por fim, o Suchi e o La Macaria localizam-se na lateral do hotel. Cada restaurante tem seu próprio ambiente e decoração, embora estejam especialmente conectados.
As delícias gastronômicas: parte do encanto da Casona Roma Norte
La Macaria Matcha & Tea Room
La Macaria é uma das propostas fantásticas da Casona Roma Norte
Cortesia da Casona Roma Norte
Mantendo a delicadeza artística e o espírito de preservação que caracterizam a Casona Roma Norte, a primeira parada imperdível é o La Macaria Matcha & Tea Room, um salão de chá que oferece uma experiência que funde a confeitaria francesa com sabores influenciados pela “terra do sol nascente”. O cardápio apresenta uma variedade de infusões, desde as clássicas – como o matcha autêntico e fresco – até combinações doces surpreendentes que encantam o paladar. A seleção de doces é tão delicada e irresistível que é difícil parar de saborear os bolinhos enquanto se desfruta de uma conversa agradável.
As chefs responsáveis por esse encantador salão de chá são Elena López e Macarena Laris, ambas com uma longa trajetória na confeitaria e uma visão em comum: valorizar os ingredientes mexicanos com a precisão das técnicas francesas e a sutileza dos sabores japoneses.
Essas experiências fabulosas de aromas e sabores são servidas em um salão de chá decorado com um estilo minimalista japonês, sutil e elegante. Os bancos de madeira estofados simulam futons japoneses, enquanto o teto é adornado com centenas de tsurus feitos de origami. Na entrada do salão, há uma luminária coberta com os esboços do menu das chefs, feitos a lápis e aquarela – alguns originais, outros réplicas feitas por elas mesmas. A iluminação suave contribui para que toda a experiência se transforme em um verdadeiro momento zen.
Aquiles
Aquiles conquistou seu lugar no Guia MICHELIN 2025 México
Leandro Bulzzano
Nascido em Tabasco, o chef Aquiles Chávez é um dos representantes mais influentes da gastronomia mexicana. Com uma carreira de mais de 30 anos, ele conquistou reconhecimento mundial pelo seu talento incrível. Na Casona Roma, felizmente, podemos desfrutar das delícias do chef Aquiles no restaurante Aquiles; um belo espaço ao fundo do saguão do hotel, onde o mural (já mencionado) impressiona e acalma, despertando o apetite para o grande banquete que está por vir. Vale lembrar que este ano Aquiles está em festa, pois conquistou seu merecido lugar no Guia MICHELIN 2025 México, na prestigiada lista de restaurantes imperdíveis – uma distinção alcançada graças ao trabalho conjunto da Casona Roma Norte e do talento do chef Aquiles.
LEIA MAIS
Sob uma luz suave, com música impecável e uma equipe altamente capacitada e atenta às suas necessidades, a proposta gastronômica do chef Aquiles se destaca pelos ingredientes de alta qualidade e pelas porções generosas servidas à mesa; são pratos tipicamente mexicanos, pensados para deixar o cliente completamente satisfeito, sem jamais abrir mão do padrão de “alta gastronomia”. Poderíamos sugerir alguns pratos, mas o chef Aquiles vai renovar o menu em breve, então é melhor ir preparado para se surpreender com o ambiente e os sabores deste lugar incrível.
Suchi
Suchi é uma das experiências que você não pode perder na Casona Roma Norte
Cortesia da Casona Roma Norte
Suchi é algo que definitivamente ninguém deveria perder, seja visitando a Casona Roma ou a Cidade do México. Essa proposta inovadora e surpreendente de fusão nipônica-sinaloense nasceu, claro, da mente criativa do chef Aquiles Chávez. O conceito gastronômico foi pensado para ser compartilhado, unindo com respeito, harmonia e requinte ambas as culturas, combinando os maravilhosos ingredientes do Pacífico com a tradição japonesa; o resultado é uma ambrosia que vai explodir seus sentidos. O ideal é acompanhar cada prato com os coquetéis autorais preparados por Leslie Hernández, head bartender da Casona Roma Norte.
Uma das coisas mais impressionantes do Suchi é que, ao entrar, você parece estar no Japão; o design de interiores é detalhado, delicado e equilibrado. As cadeiras têm estilo japonês, com gravações incríveis no encosto que mostram imagens da divertida mistura mencionada acima, que funde a luta livre mexicana com o sumô. A atmosfera é íntima e confortável, perfeita para desfrutar dos generosos pratos do Suchi. Desde os talheres até a iluminação, tudo remete a um restaurante japonês de alta gastronomia. Ah, e quando você for, procure pelo cameo do chef Aquiles Chávez no bordado dos guardanapos.
Akamba
Akamba é uma das surpresas da Casona Roma Norte
Cortesia da Casona Roma Norte
Akamba é um dos prazeres únicos e inovadores que a Casona Roma Norte oferece. Trata-se de uma galeria de destilados mexicanos, onde foram selecionadas as melhores marcas do país, mas, acima de tudo, aquelas cuja história é importante compartilhar e preservar, pois guardam toda a tradição mexicana em relação a destilados, processos, cultura e idiossincrasia. Para isso, Akamba possui uma coleção de tequilas, raicillas (um destilado feito por mulheres que deixa uma sensação suave na boca), mezcais, sotol, gins, runs e outros licores exclusivamente mexicanos. Cada gota dessa incrível coleção carrega patrimônio cultural e a essência das raízes mexicanas.
Akamba oferece uma variedade de experiências de degustação que fogem do comum. A head bartender da Casona Roma Norte criou cada uma delas contando uma história que nos remete à tradição e ao amor por essa herança mexicana em destilados artesanais. Nas experiências imersivas de Akamba, há mais do que apenas novos nomes de destilados mexicanos artesanais – está todo o conhecimento e a pesquisa que deram vida ao projeto, no qual cada marca é tratada com profundo respeito. A Casona Roma Norte guarda esse segredo sensorial em um dos seus corredores, onde surpreendentemente se exibe uma estante de madeira feita sob medida, que guarda cada garrafa com carinho. O banco estofado onde você pode degustar os destilados tem um belo tecido, e as paredes são decoradas com arte mexicana. Akamba é uma experiência que você vai querer repetir.
A Casona Roma Norte é uma experiência que fica guardada na memória e nos sentidos. Sem abrir mão da qualidade do serviço de hotelaria de luxo e alta gastronomia, ela se atreve a fusionar, inovar e experimentar dentro de seus muros clássicos e de sua venerável arquitetura. É um tesouro em meio a essa caótica e grandiosa metrópole que é a Cidade do México.
Entre arte, conceitos gastronômicos, experiências imersivas, um design de interiores preciso e limpo e essas características paredes cor salmão, você encontrará um momento único como habitante da capital.
*Matéria originalmente publicada na Architectural Digest México
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter
Este não é apenas um hotel para descansar, mas um verdadeiro ponto de encontro na cidade do qual ninguém quer ir embora. Seu interior funciona como uma galeria viva, abriga um conjunto de restaurantes irresistíveis e oferece uma vista urbana extremamente aconchegante. Além disso, é uma construção que transpira história em cada canto de seus muros, o que confere um charme especial tanto ao olhar quanto à experiência da hospedagem.
A história da Casona Roma Norte
O lobby já é uma amostra da arte que existe na Casona Roma
Cortesia Casona Roma
Antes da Colonia Roma se tornar um dos locais mais frequentados por moradores e visitantes, a região era conhecida como Potrero de la Romita, no final do século XIX. Naquela época, buscava-se criar um bairro de alta classe – daí as ruas inspiradas em Paris e os edifícios com arquitetura europeia –, por isso cada construção foi pensada para conferir estilo e personalidade ao lugar.
LEIA MAIS
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
A fachada da Casona Roma tem mais de 100 anos
Leandro Bulzzano
Já durante o período do Porfiriato, a construção do casarão onde hoje se encontra o hotel foi planejada, mas só se concretizou no ano de 1923, graças ao engenheiro M. Hernández Cabrera. No entanto, ele pouco se assemelha à divisão de espaços atual, pois originalmente era um conjunto de oito residências unifamiliares e três construções acessórias. A casa tinha dois andares e uma fachada pintada em um tom salmão quase vermelho.
Os restaurantes complementam o visual e a atmosfera da Casona Roma
Cortesia Casona Roma
Mais tarde, um casal de estrangeiros que visitava a cidade se apaixonou pelo terreno e o comprou, já quase no final do século XX. A ideia era transformá-lo em um hotel bonito e confortável em meio à urbanização; no entanto, acabou se tornando um espaço um tanto kitsch. E embora isso tenha sido um sucesso na época, sua popularidade foi ofuscada pelo terremoto de 2017 na Cidade do México. Foi então que nasceu a ideia do que hoje é a Casona Roma Norte: um hotel boutique com 32 quartos e suítes contemporâneas, três espaços gastronômicos e um bar, cujos interiores abrigam arte nacional e internacional. É, basicamente, uma experience house envolta por uma fachada histórica.
Um design sem igual na Casona Roma Norte
Cada espaço é especial e tem seu próprio estilo
Cortesia Casona Roma
A fachada ostenta uma placa que a reconhece como Monumento Artístico pelo Instituto Nacional de Belas Artes, graças à sua antiguidade – com mais de 100 anos de história. A cor é única, literalmente, pois nunca foi alterada, mantendo o tom característico de vermelho desbotado. Alguns dos quartos preservam os tetos originais, o que valoriza ainda mais o novo design do local; os demais foram perfeitamente adaptados ao novo projeto. Além das 32 acomodações, a Casona Roma Norte conta com um terraço espetacular que combina o estilo mediterrâneo com uma linda vista urbana.
Logo ao chegar a essa área do hotel boutique, encontra-se um spa e uma academia exclusiva. Ambos são perfeitos para complementar a estadia, já que também é possível avistar o pátio que abriga o Aquiles, um dos restaurantes destaque do local. Vale adicionar que vários quartos têm terraço e vista para a rua, pois o edifício ocupa uma esquina.
O mural que decora o Aquiles é fascinante e dá um toque único ao ambiente
Leandro Bulzzano
Não há dúvidas de que cada detalhe complementa o design do casarão, com elementos como a preservação dos pisos originais, que além de conferirem estilo, mostram que o clássico nunca sai de moda. Da mesma forma, o chão antigo contrasta com o contemporâneo – especialmente com a arte e o design de interiores – uma combinação que se repete nos diferentes restaurantes do hotel.
No lobby, a arte de María Rec recebe os hóspedes com suas colagens que evocam o aleatório. Como ela mesma descreveu: “a Casona, com seus muros cheios de história, se transforma em um eixo central do meu trabalho, onde busco me conectar com a essência da época em que foi construída”. Por outro lado, nos patamares das escadas é possível ver obras de Ricardo Luévanos que ocupam toda a parede, criando um contraponto ao design clássico. Já nos corredores, há obras de Carolina Barrios, que funde seu trabalho como artista e psicanalista nas peças que expõe.
Initial plugin text
Alguns detalhes originais foram preservados
Leandro Bulzzano
Para complementar a integração da arte contemporânea, os quartos contam com fotos de Santiago Arau, que retratam o cotidiano da capital mexicana. No pátio, há um mural que funde uma rosa com uma suculenta, pintado do chão ao teto e decorando o espaço do restaurante Aquiles. O autor é James Bullough, que passou vários dias realizando essa fusão pictórica ao longo do ambiente. Já no restaurante Suchi, há fotografias que comparam a luta livre mexicana ao sumô japonês.
Falando agora dos espaços gastronômicos, eles se concentram na parte inferior da Casona Roma Norte. O pátio abriga o Aquiles, o Akamba fica no que poderia ser considerado um subsolo, e por fim, o Suchi e o La Macaria localizam-se na lateral do hotel. Cada restaurante tem seu próprio ambiente e decoração, embora estejam especialmente conectados.
As delícias gastronômicas: parte do encanto da Casona Roma Norte
La Macaria Matcha & Tea Room
La Macaria é uma das propostas fantásticas da Casona Roma Norte
Cortesia da Casona Roma Norte
Mantendo a delicadeza artística e o espírito de preservação que caracterizam a Casona Roma Norte, a primeira parada imperdível é o La Macaria Matcha & Tea Room, um salão de chá que oferece uma experiência que funde a confeitaria francesa com sabores influenciados pela “terra do sol nascente”. O cardápio apresenta uma variedade de infusões, desde as clássicas – como o matcha autêntico e fresco – até combinações doces surpreendentes que encantam o paladar. A seleção de doces é tão delicada e irresistível que é difícil parar de saborear os bolinhos enquanto se desfruta de uma conversa agradável.
As chefs responsáveis por esse encantador salão de chá são Elena López e Macarena Laris, ambas com uma longa trajetória na confeitaria e uma visão em comum: valorizar os ingredientes mexicanos com a precisão das técnicas francesas e a sutileza dos sabores japoneses.
Essas experiências fabulosas de aromas e sabores são servidas em um salão de chá decorado com um estilo minimalista japonês, sutil e elegante. Os bancos de madeira estofados simulam futons japoneses, enquanto o teto é adornado com centenas de tsurus feitos de origami. Na entrada do salão, há uma luminária coberta com os esboços do menu das chefs, feitos a lápis e aquarela – alguns originais, outros réplicas feitas por elas mesmas. A iluminação suave contribui para que toda a experiência se transforme em um verdadeiro momento zen.
Aquiles
Aquiles conquistou seu lugar no Guia MICHELIN 2025 México
Leandro Bulzzano
Nascido em Tabasco, o chef Aquiles Chávez é um dos representantes mais influentes da gastronomia mexicana. Com uma carreira de mais de 30 anos, ele conquistou reconhecimento mundial pelo seu talento incrível. Na Casona Roma, felizmente, podemos desfrutar das delícias do chef Aquiles no restaurante Aquiles; um belo espaço ao fundo do saguão do hotel, onde o mural (já mencionado) impressiona e acalma, despertando o apetite para o grande banquete que está por vir. Vale lembrar que este ano Aquiles está em festa, pois conquistou seu merecido lugar no Guia MICHELIN 2025 México, na prestigiada lista de restaurantes imperdíveis – uma distinção alcançada graças ao trabalho conjunto da Casona Roma Norte e do talento do chef Aquiles.
LEIA MAIS
Sob uma luz suave, com música impecável e uma equipe altamente capacitada e atenta às suas necessidades, a proposta gastronômica do chef Aquiles se destaca pelos ingredientes de alta qualidade e pelas porções generosas servidas à mesa; são pratos tipicamente mexicanos, pensados para deixar o cliente completamente satisfeito, sem jamais abrir mão do padrão de “alta gastronomia”. Poderíamos sugerir alguns pratos, mas o chef Aquiles vai renovar o menu em breve, então é melhor ir preparado para se surpreender com o ambiente e os sabores deste lugar incrível.
Suchi
Suchi é uma das experiências que você não pode perder na Casona Roma Norte
Cortesia da Casona Roma Norte
Suchi é algo que definitivamente ninguém deveria perder, seja visitando a Casona Roma ou a Cidade do México. Essa proposta inovadora e surpreendente de fusão nipônica-sinaloense nasceu, claro, da mente criativa do chef Aquiles Chávez. O conceito gastronômico foi pensado para ser compartilhado, unindo com respeito, harmonia e requinte ambas as culturas, combinando os maravilhosos ingredientes do Pacífico com a tradição japonesa; o resultado é uma ambrosia que vai explodir seus sentidos. O ideal é acompanhar cada prato com os coquetéis autorais preparados por Leslie Hernández, head bartender da Casona Roma Norte.
Uma das coisas mais impressionantes do Suchi é que, ao entrar, você parece estar no Japão; o design de interiores é detalhado, delicado e equilibrado. As cadeiras têm estilo japonês, com gravações incríveis no encosto que mostram imagens da divertida mistura mencionada acima, que funde a luta livre mexicana com o sumô. A atmosfera é íntima e confortável, perfeita para desfrutar dos generosos pratos do Suchi. Desde os talheres até a iluminação, tudo remete a um restaurante japonês de alta gastronomia. Ah, e quando você for, procure pelo cameo do chef Aquiles Chávez no bordado dos guardanapos.
Akamba
Akamba é uma das surpresas da Casona Roma Norte
Cortesia da Casona Roma Norte
Akamba é um dos prazeres únicos e inovadores que a Casona Roma Norte oferece. Trata-se de uma galeria de destilados mexicanos, onde foram selecionadas as melhores marcas do país, mas, acima de tudo, aquelas cuja história é importante compartilhar e preservar, pois guardam toda a tradição mexicana em relação a destilados, processos, cultura e idiossincrasia. Para isso, Akamba possui uma coleção de tequilas, raicillas (um destilado feito por mulheres que deixa uma sensação suave na boca), mezcais, sotol, gins, runs e outros licores exclusivamente mexicanos. Cada gota dessa incrível coleção carrega patrimônio cultural e a essência das raízes mexicanas.
Akamba oferece uma variedade de experiências de degustação que fogem do comum. A head bartender da Casona Roma Norte criou cada uma delas contando uma história que nos remete à tradição e ao amor por essa herança mexicana em destilados artesanais. Nas experiências imersivas de Akamba, há mais do que apenas novos nomes de destilados mexicanos artesanais – está todo o conhecimento e a pesquisa que deram vida ao projeto, no qual cada marca é tratada com profundo respeito. A Casona Roma Norte guarda esse segredo sensorial em um dos seus corredores, onde surpreendentemente se exibe uma estante de madeira feita sob medida, que guarda cada garrafa com carinho. O banco estofado onde você pode degustar os destilados tem um belo tecido, e as paredes são decoradas com arte mexicana. Akamba é uma experiência que você vai querer repetir.
A Casona Roma Norte é uma experiência que fica guardada na memória e nos sentidos. Sem abrir mão da qualidade do serviço de hotelaria de luxo e alta gastronomia, ela se atreve a fusionar, inovar e experimentar dentro de seus muros clássicos e de sua venerável arquitetura. É um tesouro em meio a essa caótica e grandiosa metrópole que é a Cidade do México.
Entre arte, conceitos gastronômicos, experiências imersivas, um design de interiores preciso e limpo e essas características paredes cor salmão, você encontrará um momento único como habitante da capital.
*Matéria originalmente publicada na Architectural Digest México
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter