Mostra inédita apresenta em SP projeto paisagístico do Parque Ibirapuera e da Cantareira

Otavio Augusto Teixeira Mendes, idealizador de ambos projetos, teve atuação importante na valorização e na promoção de políticas públicas de conservação de plantas brasileiras nativas Pela primeira vez, os desenhos paisagísticos originais do Parque Ibirapuera, na capital paulista, e do Parque Estadual da Cantareira, no estado de São Paulo, serão apresentados ao público por meio da exposição “Otavio Augusto Teixeira Mendes – Patrimônio do Paisagismo Brasileiro”, a qual leva o nome do arquiteto paisagista responsável pelos dois projetos.
A inauguração acontece na Fundação Maria Luisa e Oscar Americano (FMLOA), na cidade de São Paulo, no dia 8 de junho, domingo, a partir das 12h.
Leia mais
No dia da abertura, às 11h, haverá também a apresentação do projeto curatorial por Cássia Mariano, curadora da mostra, arquiteta pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) e professora adjunta de paisagismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. A exibição é realizada em parceria com o Arquivo Histórico Municipal de São Paulo.
Com autoria de Otavio Augusto Teixeira Mendes, o projeto paisagístico do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, será detalhado pela primeira vez em exposição inédita
Fundação Maria Luisa e Oscar Americano/Divulgação
A mostra é a primeira apresentação pública do trabalho e da personalidade de Otavio Augusto Teixeira Mendes (1907–1988), importante arquiteto paisagista e engenheiro-agrônomo brasileiro.
O profissional teve olhar centrado na conservação e preservação de parques, áreas urbanas e espaços livres da capital paulista. Como diretor do Serviço Florestal do Estado de São Paulo, atual Horto Florestal, ele trabalhou na promoção de pesquisas e políticas públicas voltadas para o conhecimento e a valorização da Mata Atlântica.
Projetos do paisagista Otavio Augusto Teixeira Mendes, como o Parque Ibirapuera, se destacaram pelo uso e conservação de espécies nativas brasileiras
Flickr/Rodrigo Soldon/Creative Commons
“Otavio atuou no início da década de 1950, momento em que a maioria dos profissionais reproduzia a estética dos jardins franceses e ingleses. O paisagista foi pioneiro e inovador, entre outros aspectos, por usar espécies raras e ainda pouco valorizadas no Brasil”, pontou Cássia em comunicado para a imprensa.
A atuação de Otavio se dava em paralelo ao trabalho de Roberto Burle Marx, arquiteto, paisagista e artista plástico. Enquanto o primeiro se centrava em São Paulo, Burle Marx estava no Rio de Janeiro, ambos com propostas de valorização da flora nativa.
O Parque da Cantareira é uma floresta periurbana, ou seja, nas bordas da cidade. Possui 7.916 hectares, o que o torna a maior floresta urbana do mundo. É um fragmento preservado de Mata Atlântica, com nascentes e córregos que contribuem para o armazenamento de água de São Paulo
Renan William Candido/Wikimedia Commons
“Embora sua visão e capacidade técnica fossem altamente qualificadas e inovadoras, mesmo na Academia, a atuação de Otávio Augusto Teixeira Mendes ainda é muito desconhecida. O que fizemos na exposição foi um resgate histórico do seu trabalho”, declarou Cássia.
Leia mais
Além da mostra em si, estão programadas para os próximos meses, de julho a setembro, três visitas guiadas com a curadora. O objetivo é levar ao público curiosidades e informações valiosas sobre o desenho do Ibirapuera e os princípios do projeto, além de destacar características da vegetação nativa.
Exposição “Otavio Augusto Teixeira Mendes – Patrimônio do Paisagismo Brasileiro”
Datas: a partir de 8 de junho de 2025; as visitas guiadas acontecem nos dias 6 de julho, 3 de agosto e 6 de setembro de 2025
Horários: de terça a domingo, das 10h às 17h30; as visitas guiadas acontecem sempre às 11h
Endereço: Fundação Maria Luisa e Oscar Americano – Av. Morumbi, 4077, São Paulo, SP
Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia); entrada gratuita todas as terças-feiras
Mais informações: acesse o site oficial da Fundação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima