Móveis brasileiros vencem quatro categorias no Prize Designs Award 2025

Mesa Lux, Poltrona Solis, Cadeira de escritório Artis e Cadeira Cute foram reconhecidas no prêmio internacional, e passam a compor o acervo do museu Chicago Athenaeum, em Gallena, Illinois (EUA) O Prize Designs Award 2025 — parte do renomado Good Design®, uma das premiações mais influentes do design mundial — acaba de anunciar os vencedores da edição de 2025. Entre os premiados, estão quatro peças brasileiras: a Mesa Lux e a Poltrona Solis, da Artefacto; a Cadeira de escritório Artis, da Cavaletti; e a Cadeira Cute, da Pátio Brasil.
Leia mais
Criado em 1950, o programa premia anualmente projetos de inovação segundo os critérios de estética, funcionalidade, ergonomia, sustentabilidade e impacto cultural. Os vencedores têm seus trabalhos incluídos no acervo permanente do The Chicago Athenaeum: Museu de Arquitetura e Design; e expostos em mostras internacionais, como o Good Design® Show.
O destaque em quatro categorias distintas, incluindo assento, cadeira, mesa e cadeira de escritório, reforça a presença do design brasileiro na vanguarda interdisciplinar. A seguir, confira mais detalhes das peças vencedoras!
Mesa Lux, de Patricia Anastassiadis para Artefacto
Mesa Lux, de Patricia Anastassiadis para Artefacto
Edison Garcia/Divulgação
A mesa Lux destaca-se pela superfície marchetada, onde folhas e veios de madeira são cuidadosamente combinados para formar um desenho geométrico que evoca os escudos dos legionários romanos — um símbolo de proteção, nobreza e estratégia. Seu acabamento reflexivo evoca mistério e adiciona profundidade ao design requintado.
Poltrona Solis, de Patricia Anastassiadis para Artefacto
Poltrona Solis, de Patricia Anastassiadis para Artefacto
Edison Garcia/Divulgação
A poltrona Solis, com linhas curvas revestidas em couro e base tripé, apresenta uma composição escultórica que equilibra leveza e imponência, remetendo à força simbólica de um trono. Assim como a mesa Lux, integra a coleção Arcanum, assinada pela designer Patricia Anastassiadis para a Artefacto, que traz o poder e o mistério de Roma para o mobiliário.
Cadeira de escritório Artis, de Marc Sapetti para Cavaletti
Cadeira de escritório Artis, de Marc Sapetti para Cavaletti
Cavaletti/Divulgação
A cadeira de escritório Artis foi projetada para superar as limitações dos encostos plásticos tradicionais, combinando a praticidade e durabilidade exigidas em ambientes corporativos com o conforto e a ergonomia de uma cadeira com encosto em tela. O encosto composto por uma lâmina flexível fixada em três pontos adapta-se aos movimentos do usuário e oferece ventilação superior graças ao seu elaborado padrão de perfurações.
Leia mais
Cadeira Cute, de Cristiana Brasil para Pátio Brasil
Cadeira Cute, de Cristiana Brasil para Pátio Brasil
Nicolas Zago/Divulgação
Construída em madeira bruta com carpintaria manual, as curvas da Cadeira Cute lembram os movimentos sinuosos do corpo humano. A delicadeza da estrutura das pernas faz com que a peça ocupe ambientes e composições com elegância e leveza. Seu assento é revestido com corda náutica trançada manualmente. Internamente, é estofada com proteção contra encharcamento. A almofada confortável no encosto proporciona ainda mais aconchego e conforto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima