O que é chi no Feng Shui e como fazê-lo fluir melhor em casa?

O Feng Shui baseia-se em um conceito fundamental: o chi (ou qi). Mas você sabe o que é o chi? É a energia vital que circula por tudo, uma corrente invisível que conecta tudo o que existe no Universo. Entender o que é o chi e aprender a guiá-lo com equilíbrio nos espaços do nosso lar é a base dessa filosofia milenar que busca a harmonia entre nós e o nosso entorno.
Quando o chi flui corretamente pela nossa casa, podemos sentir paz, vitalidade e prosperidade. Quando ele se estagna ou se bloqueia, começam o cansaço, a desordem emocional ou a confusão mental.
Leia Mais
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
Como o chi flui em nosso lar?
O chi pode fluir por toda a casa, dependendo do design de interiores. Projeto assinado pelo escritório Paiva e Passarini Arquitetura
Xavier Neto
O chi vai além de sua presença intangível; ele se encontra nos objetos, nos alicerces das casas ou em qualquer construção feita pelo homem, na disposição dos móveis e na orientação das janelas do nosso lar. Cada espaço, cada cômodo vibra de maneira diferente, dependendo de como essa energia circula e do uso que se faz do espaço.
Basicamente, existem dois tipos de chi: o chi positivo, ou sheng chi, que é o fluxo suave, luminoso e vital. Ele representa saúde, abundância e harmonia. E o chi negativo, ou sha chi, que se gera quando a energia se bloqueia ou há uma concentração excessiva dela. Isso pode provocar cansaço ou desconforto físico. Um bom Feng Shui em casa possui mais sheng chi e evita a entrada do sha chi.
A entrada do chi na casa é, justamente, a porta principal. A partir daí, a energia se distribui por corredores, cômodos e cantos. A circulação harmoniosa depende muito da disposição dos móveis, da limpeza e da própria arquitetura; no entanto, é fato que, se a entrada for limpa, iluminada e acolhedora, o chi entrará com força positiva.
Como melhorar o chi em casa?
O Chi pode fluir excessivamente quando temos corredores longos em casa. Corredor em projeto criado pela arquiteta Karen Pisacane
Thaigo Travesso
Inicialmente, é preciso se desfazer de objetos velhos ou sem uso; o ideal é liberar os espaços e iluminá-los. E, como mencionamos antes, mantenha a entrada da sua casa o mais desobstruída possível. Uma planta pode melhorar o fluxo e transmutar a energia para evitar a negatividade. Lembre-se sempre de colocar plantas reais e buscar a mais adequada para a entrada.
Se você tem corredores, evite o uso de móveis para não bloquear o fluxo do chi, assim, você se sentirá equilibrado em um espaço livre. O chi precisa de ar puro (tanto quanto possível nas grandes cidades) e de movimento. Abra as janelas por pelo menos 10 minutos por dia e deixe a luz do sol entrar. É muito importante lembrar que a presença dos cinco elementos do Feng Shui é essencial para que o chi se distribua com harmonia. Se você não puder integrar elementos fixos, lembre-se de que as cores e as imagens também possuem chi, e essa é uma maneira simples de integrar todos os elementos na decoração.
Outras maneiras de fazer com que o chi flua em casa com harmonia são pequenos rituais diários que promovem essa energia positiva. São ações que podem ser tão básicas quanto varrer e organizar um pouco todos os dias, até reproduzir música suave ou fazer soar tigelas tibetanas. Até mesmo o uso de plantas de interior pode ser positivo, desde que se saiba que tipo de chi elas têm. Não se esqueça de que, se cuidar de plantas não é o seu forte, você pode resolver isso com um ramalhete de flores frescas na mesa de centro ou na mesa de jantar.
Um chi que flui harmoniosamente no lar é algo que se sente. Você tem menos estresse, consegue dormir melhor e seu humor muda. Um bom chi é capaz até mesmo de melhorar a atmosfera das nossas relações, a maneira como nos comunicamos e como amamos.
O chi é a essência invisível que dá vida a tudo o que existe. No Feng Shui, é muito importante aprender a guiá-lo dentro do nosso lar para viver em harmonia com a natureza, com o nosso entorno, com os outros e nós mesmos. Trata-se de criar espaços que respirem, inspirem, restaurem a paz e a harmonia. Com um bom fluxo de chi em casa, abrimos a porta para um estilo de vida mais consciente, pleno e cheio de possibilidades. O chi positivo está associado a melhores oportunidades e ao desenvolvimento bem-sucedido de todas as áreas da sua vida, pois um espaço equilibrado estimula novas ideias e faz você se sentir pronto e preparado para tudo.
*Matéria originalmente publicada na Architectural Digest México.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima