O que fazer depois que as flores do lírio caem?

Após a queda das flores, o lírio entra em um período de dormência, no qual a planta se prepara para a próxima estação. Nesse estado, o crescimento da espécie – ou de partes dela, como brotos e sementes – é inibido. Essa pausa no desenvolvimento diante de condições adversas, como invernos rigorosos, garante sua sobrevivência.
Leia mais
Durante esse tempo, o lírio reduz significativamente suas atividades, enquanto o bulbo se prepara para o próximo crescimento. Ainda assim, é necessário manter os cuidados com a rega, a iluminação e a adubação, a fim de garantir a saúde do bulbo para a próxima floração.
O lírio exige poda nesse período?
“É sempre importante limpar os lírios, retirando as flores murchas ou folhas secas, assim eles se regeneram mais rápido. Para fazer a limpeza, use uma tesoura de poda e corte as flores ou folhas no nó, bem embaixo das folhas e flores. Não deixe o caule comprido, nem corte inclinado para evitar o acúmulo de água”, ensina a arquiteta paisagista Cristina Castro.
Para realizar a poda do lírio corretamente, utilize uma tesoura bem esterilizada e faça cortes limpos e próximos à base da haste floral
Pixabay/ustm66/Creative Commons
“A retirada das flores murchas impede que a planta direcione energia para a formação de sementes, permitindo que concentre seus recursos na nutrição e fortalecimento dos bulbos”, acrescenta o enegenheiro florestal e paisagista Dennis Koji.
A planta ainda precisa da mesma rotina de rega e adubação?
Mantenha uma rotina de rega moderada, reduzindo a irrigação durante o período de dormência. Em relação à adubação, siga as orientações do fornecedor e utilize fórmulas ricas em fósforo e potássio, como o NPK 04-14-08, que favorece o fortalecimento dos bulbos e das raízes.
Para que os nutrientes sejam absorvidos de forma eficaz pelas raízes, a aplicação deve ser feita na parte inferior do vaso, misturando o adubo ao substrato.
Evite ferimentos desnecessários no momento da poda do lírio, pois eles podem servir como porta de entrada para patógenos
Flickr/Patrick/Creative Commons
Que cuidados devo tomar para estimular uma nova floração?
Mantenha o lírio em um local com boa luminosidade, preferencialmente com luz indireta intensa. As regas, por sua vez, devem ser regulares, mas sempre evitando o encharcamento para não apodrecer as raízes.
“O substrato deve ser leve e bem drenado, enriquecido com matéria orgânica, húmus de minhoca e, se necessário, uma pequena fração de areia para melhorar a drenagem. Para estimular a floração, recomenda-se o uso de bokashi combinado com fontes naturais de fósforo, como farinha de ossos ou torta de mamona bem curtida, sempre respeitando as dosagens indicadas pelos fabricantes”, diz Dennis.
Como saber se o lírio vai florescer novamente?
“Observe a saúde geral da planta, principalmente se o caule não vai secar, ficando na cor marrom. Mantenha o mesmo ambiente de claridade e muita luz. Seguindo as orientações de cuidado, o lírio vai se manter firme até a próxima floração”, destaca Cristina.
Verifique as necessidades do lírio e utilize um adubo químico balanceado. Além disso, garanta um substrato rico em matéria orgânica e com boa drenagem
Pixabay/jhenning/Creative Commons
Ter um bulbo saudável é um bom indicativo para uma nova florada no próximo ciclo. Em boas condições de cultivo, alguns lírios podem florescer duas vezes por ano.
Leia mais
É necessário trocar o vaso ou o solo depois da floração?
Não há necessidade, basta reforçar os nutrientes com substrato e adubo adequados. “Porém, pode ser uma boa alternativa se o vaso estiver pequeno para a quantidade de bulbos, se o sistema radicular estiver com grande volume ou se o solo estiver compactado. O melhor período para fazer a troca de solo é quando a planta estiver em dormência, com a utilização de solo leve, bem drenado, enriquecido de composto orgânico e fontes de fósforo”, finaliza o engenheiro florestal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima