Padel: a tendência do momento em hotéis de luxo

Há alguns anos, o padel era um esporte de nicho, conhecido principalmente na Espanha, no Oriente Médio e em partes da América Latina. Hoje, está se tornando uma das experiências mais desejadas no turismo de alto padrão. Da costa de Portugal às Maldivas e em todo os Estados Unidos, quadras de padel estão surgindo como um atrativo para viajar, amplamente presentes em hotéis e resorts de luxo. Mas isso não é apenas o mais novo truque da hospitalidade, é um reflexo das mudanças de prioridades dos viajantes.
“Como o esporte que mais cresce no mundo, com mais de 30 milhões de praticantes atualmente, é fácil encontrar um parceiro em quase qualquer lugar para onde você vá”, diz Jon Krieger, fundador e CEO da Cure Companies, que é proprietária do Padel United Sports Club. Em sua essência, o padel é um esporte de duplas jogado em uma quadra pequena e fechada, combinando elementos do tênis e do squash. É fácil de aprender, de baixo impacto e inerentemente social — três razões pelas quais está conquistando uma geração de viajantes cada vez mais atraídos por movimento, comunidade e conexão, afirma Krieger. Exige menos treino do que o tênis e não é tão saturado quanto o pickleball. Como resultado, parece estar preenchendo uma lacuna peculiar no momento certo.
Leia Mais
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
De acordo com relatórios recentes, o “sports-tripping”, ou planejar viagens em torno de eventos esportivos, é o próximo grande movimento do turismo. O mercado global de turismo esportivo deve ultrapassar US$ 1,8 trilhão (R$ 9,6 trilhões) até 2030, tornando-se um dos setores de crescimento mais rápido da indústria global de viagens. O padel, por sua vez, viaja excepcionalmente bem: o tamanho da quadra é pequeno, o equipamento é mínimo e a jogabilidade é intuitiva, ideal para hóspedes que vivem com uma mala e resorts voltados a um design enxuto e elegante.
No último ano, diversos hotéis e resorts de ponta aderiram à tendência. Propriedades como o Amanzoe, na Grécia, o Banyan Tree Mayakoba, no México, o Montauk Yacht Club, em Long Island, e o Le Jardin des Douars, no Marrocos, integraram quadras de padel projetadas sob medida em suas opções de lazer. Isso significa que viajantes de luxo podem começar a esperar ver “quadras de padel” listadas ao lado de outros serviços de alto nível, como chefs privados e cardápios de spa sofisticados, durante suas estadias. Em termos de hospitalidade, isso sinaliza uma mudança: o padel está sendo tratado não como uma moda passageira, mas como uma comodidade com poder de permanência.
É uma mudança bem-vinda para viajantes — especialmente aqueles vindos da Europa, América Latina e Oriente Médio — que cresceram jogando padel de forma recreativa. Originário do México nos anos 1960 e ganhando força na Espanha durante os anos 1970, o esporte conta hoje com mais de 11.000 quadras apenas na Espanha. Para viajantes dessas regiões, ver padel em um resort não é novidade, mas algo familiar. Embora ainda em crescimento nos EUA, o ritmo mais moderado de expansão permitiu que o padel encontrasse seu espaço nesse nicho de luxo. Essa exclusividade é reforçada por apoios de alto perfil: David Beckham investiu na marca de raquetes e bolsas de viagem Varlion e está abrindo quadras no Reino Unido; Rafael Nadal apoiou a marca de roupas esportivas e equipamentos de padel Nox e abriu múltiplas academias; Jimmy Butler é coproprietário do Miami Padel Club, que ajudou a impulsionar o interesse americano; e Eva Longoria investiu na ePadel, uma plataforma digital para o esporte. Essas celebridades não estão apenas jogando padel (embora também façam isso), mas investindo na infraestrutura do esporte.
E há ainda o componente de bem-estar, que não é exatamente novo, mas está cada vez mais importante para os viajantes — especialmente aqueles que buscam mais do que apenas aulas de ioga ou caminhadas guiadas. “Assim como entusiastas da ioga planejam um retiro, jogadores de padel constroem uma viagem centrada no esporte”, diz Krieger, que acrescenta que o elemento competitivo traz um pouco mais de intensidade. “É sobre manter-se ativo, mergulhar na comida e na cultura locais e conectar-se com pessoas que compartilham a mesma paixão.” Pronto para entrar na quadra?
Os melhores hotéis e resorts com quadras de padel
O padel tem mais de 30 milhões de praticantes atualmente
Getty Images
Nos Estados Unidos, o The Ritz-Carlton, em Key Biscayne, Miami, oferece três quadras de padel em uma instalação projetada pelo ícone do esporte Cliff Drysdale. Também na Flórida, viajantes podem encontrar quadras no ensolarado Caribe Royale Orlando, assim como em dois dos resorts mais luxuosos de Palm Beach: The Breakers Palm Beach e The Belgrove, Autograph Collection (onde os hóspedes têm acesso ao centro de raquetes que faz parte do Dutchman’s Pipe Golf Club, ao lado da propriedade).
O Houstonian Hotel, Club and Spa, em Houston, Texas, agora abriga duas quadras de padel, além de várias piscinas e um amplo centro de saúde. Um pouco mais a oeste, o resort de tênis mais bem classificado do sul da Califórnia, Rancho Valencia Resort and Spa, agora conta com três quadras de padel. Para um pouco de ação em San Diego, os jogadores podem conhecer as quadras ultraluxuosas do Fairmont Grand Del Mar. Já o Racquet Center do Casa de Campo Resort and Villas, na República Dominicana, é conhecido como o maior centro de raquetes do Caribe.
Se o destino for Saint-Tropez, o Airelles Château de La Messardière é um convite glorioso para jogar padel em uma propriedade de 12 hectares, cercada de oliveiras e com vista para a piscina. Para comodidades de sobra, o Pine Cliffs Resort, no Algarve, Portugal, é ideal para aventureiros, amantes do bem-estar, fãs de golfe e agora viajantes do padel, com uma quadra espaçosa. Para um verdadeiro sentido de la dolce vita, o Forte Village Resort é um sonho na Sardenha, Itália, com quadras disponíveis para reserva, além de aulas com um treinador profissional.
Por fim, se você quiser jogar padel no país onde ele realmente decolou (uma experiência única, segundo Krieger), reserve a viagem para a Espanha. O Grand Hyatt La Manga Club é sede do The Racquets Club, um dos centros mais prestigiados da Europa. O espaço oferece serviços para aprender e jogar com treinadores especializados e apaixonados, em um destino que respira padel.
*Matéria publicada originalmente na Condé Nast Traveler Estados Unidos.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima