Panela de pressão: 4 dicas para usá-la corretamente e não se colocar em perigo

Chefs dão dicas para usar a panela de pressão de forma segura e eficiente Ninguém contesta que a panela de pressão é um utensílio de grande utilidade na cozinha, visto que facilita e diminui o tempo de cozimento de diversos alimentos, a exemplo do feijão, da beterraba, do grão-de-bico, entre outros. Contudo, se não for utilizada corretamente, ela pode se transformar de aliada a inimiga.
Segundo chefs ouvidos por Casa Vogue, algumas atitudes podem diminuir o tempo de vida útil da panela, sua eficiência e, principalmente, sua segurança. A seguir, veja o que fazer para evitar problemas.
Leia Mais
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para o seu projeto
1. Antes de usar, verifique as condições da panela
Como dito anteriormente, a panela de pressão é uma aliada na cozinha. Porém, antes de cada uso é ideal checar as condições da borracha de vedação, da válvula e o encaixe da tampa da panela.
“A vida útil da panela pode variar de 5 a 10 anos, dependendo da marca e do cuidado do usuário. Já a borracha de vedação costuma durar de 1 a 2 anos e precisa ser substituída quando resseca, racha ou perde elasticidade. Além disso, a válvula de segurança deve ser inspecionada regularmente e trocada caso esteja obstruída ou danificada”, explica Isaac Azar, fundador do Paris 6.
2. Nunca ultrapasse o nível máximo da panela
Segundo a chef Diana Beatrice, fundadora do Far Niente, a panela de pressão é um utensílio que exige disciplina e paciência. Assim, é importante seguir as instruções de uso do fabricante e nunca ultrapassar o nível máximo indicado.
“A panela não deve ser preenchida além de dois terços de sua capacidade e jamais deve ser aberta antes que toda a pressão interna tenha sido liberada. Não é o tipo de utensílio que tolera pressa ou improviso”, diz a chef.
3. Abaixe o fogo após a panela atingir pressão
É importante reduzir o fogo após a panela atingir pressão
Ana María Romero Velázquez/Pixabay
É importante reduzir o fogo após a panela atingir pressão. De acordo com os especialistas, isso ajuda a manter a temperatura estável, evita o desgaste precoce da borracha e da válvula, economiza gás e impede o ressecamento, a queima, ou ainda que os alimentos grudem ou se desfaçam.
“Ao abaixar o fogo, impede-se que a panela superaqueça, o que pode levar a superpressão e, potencialmente, a acidentes. Além disso, manter o fogo alto após a pressão atingida não aumenta a temperatura interna, apenas desperdiça gás ou eletricidade”, alerta a chef Greta Guedes, fundadora da Quichiki.
4. Após o uso, higienize a panela corretamente
Entre os cuidados com a panela de pressão, faz parte a higienização correta do utensílio. A panela, por exemplo, deve ser lavada com esponja macia e detergente e ser bem seca depois.
A válvula deve ser retirada e limpa com uma escova pequena ou palito, sendo importante se certificar de que não haja resíduos entupindo o canal. A borracha, por sua vez, deve ser lavada com água morna e sabão e, depois de bem seca, ser guardada fora da tampa para evitar deformações.
Por fim, aconselha Isaac, “após a limpeza, guarde a tampa sem fechar completamente, para permitir ventilação da panela e evitar mofo.”
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima