Perfil de LED no banheiro: o que é, onde usar, como instalar e 12 fotos para se inspirar

Embutido, sobreposto, no nicho ou espelho: veja como incorporar o perfil de LED no ambiente de maneira simples e elegante De arandelas a opções embutidas no teto, a iluminação do banheiro é crucial não somente para a luminosidade funcional do cômodo, mas também para complementar a decoração.
Para quem prefere uma estética delicada, elegante e sofisticada, o perfil de LED é uma ótima opção, além de discreta, podendo ser colocada no teto, em nichos, prateleiras e, inclusive, no piso.
Leia mais
O que é perfil de LED?
O perfil de LED é uma estrutura, comumente de alumínio, usada para acomodar fitas de LED. Estes perfis servem, inicialmente, como protetores da fita iluminada, mas também conferem um acabamento estético mais elegante.
Para além do perfil de alumínio, o elemento também é acompanhado de uma lente difusora, comumente feita de policarbonato, suavizando a luz, reduzindo o ofuscamento e, também, melhorando a distribuição luminosa pelo cômodo.
Diferente da fita clássica, colada diretamente na superfície, o perfil oferece acabamento e proteção térmica, prolongando a vida útil do LED.
Fita de LED versus perfil de LED
Mas, afinal, como diferenciar o perfil de LED das clássicas tiras? A fita consiste em uma faixa maleável que abriga as lâmpadas de LED, enquanto o perfil tem a estrutura de alumínio que, internamente, abriga a fita de LED, dando uma maior durabilidade.
Tipos de perfil LED para usar no banheiro
Existem mais de 20 tipos de perfil de LED que podem ser usados no banheiro, tendo como principais os de embutir, de sobrepor, de canto (90º) e pendentes.
O perfil de LED embutido é ideal, principalmente, para a aplicação em forros e ripados de madeira, encaixando bem na superfície, podendo ser também de canto.
Já o perfil de sobrepor é aquele que pode ser aplicado em móveis, como guarda-roupas e armários, por exemplo.
O perfil de LED de canto é mais usado em nichos ou elementos com detalhes angulados.
Ainda, existem os perfis de LED flexíveis, que acompanham bem curvas e formas orgânicas.
Também vale considerar o tipo de iluminação que será usada no perfil. Segundo a arquiteta Gleuse Ferreira, o ideal é optar por LEDs com temperatura de cor entre 3.000K e 4.000K. “O 3.000K traz uma luz mais enquete e acolhedora, ideal para ambientes mais íntimos, enquanto o 4.000K é mais neutro e funcional, excelente para espelhos”, acrescenta a arquiteta.
Ainda, opte por um LED com IRC (Índice de Reprodução) alto, a fim de garantir a fidelidade das cores refletidas.
Por que optar por perfil de LED no banheiro?
Com diversas opções de luminárias e lâmpadas no mercado, pode ser difícil escolher o modelo (e efeito) ideal para o seu banheiro. Os perfis de LED são mais indicados para banheiros com visual limpo e sofisticado.
“Quando aplicamos no banheiro, seja na marcenaria planejada, seja no forro de gesso, conseguimos um visual supermoderno e cheio de design, deixando o ambiente com uma iluminação funcional”, aponta a arquiteta Fabiana Villegas, do escritório Vilaville Arquitetura.
Os perfis de LED, portanto, valorizam a estética escolhida para o cômodo e, também, tornam o ambiente mais funcional, distribuindo bem a luz, sem deixar pontos marcados, além de não disputar atenção com outros elementos do décor. “Funcionam bem quando queremos integrar a iluminação à arquitetura do espaço, elevando o padrão do banheiro”, aponta Cecília Herculano, artista plástica e designer de interiores.
Como usar perfil de LED no banheiro
O perfil de LED pode ser usado de maneiras diversas no banheiro, imprimindo um visual leve ao cômodo, sem a necessidade de luminárias. Eles podem ser colocados, por exemplo, em sancas e rasgos no gesso, criando uma luz indireta suave e aconchegante para a área do banheiro.
“Em armários, prateleiras ou mobiliários, por exemplo, destacam objetos e valorizam texturas. Já o perfil de LED para piso ou rodapé funciona como guia de iluminação em circulação”, coloca a arquiteta Julyanne Alves, com master em arquitetura e lighting design (em tradução livre, design de iluminação), e diretora criativa do escritório AlvesDesign. O elemento também pode ser incorporado em paredes e no teto, dando visual minimalista ao banheiro.
Estes últimos citados são ideais, também, para banheiros pequenos, ocupando menos espaço em comparação a outras opções, como arandelas. Também são indicados para ambientes com revestimentos claros, criando camadas de luz que valorizam os materiais e, inclusive, os volumes naturais do cômodo.
Aposte no perfil de LED no piso
Se você é daquelas pessoas noturnas, o perfil de LED no piso é excelente para delimitar o espaço de circulação e promover uma iluminação leve durante a noite. “Desde que se use um perfil com índice de proteção adequado (IP65 ou superior). No piso, ele pode ser embutido junto ao rodapé ou no contorno do boxe, criando uma iluminação de balizamento”, coloca Gleuse. É crucial, também, fazer a vedação correta, evitando a entrada de água.
Como instalar perfil de LED no banheiro
A instalação do perfil de LED dependerá, principalmente, do modelo escolhido: de sobrepor ou de embutir. Mas, de maneira geral, o processo é simples – devendo ser feito, porém, por um profissional. Montamos abaixo um guia de instalação, segundo as profissionais consultadas:
Escolha o local de instalação: para dar início ao processo, é necessário escolher o local da instalação do perfil de LED, garantindo que esteja limpo, liso e sem resíduos que possam atrapalhar a fixação.
Definir o tipo de perfil: em seguida, escolha o tipo de perfil que será usado, considerando o acabamento a ser dado.
Fixar o perfil: depois, deve ser iniciado o processo de fixação do alumínio, o que pode ser feito com buchas, parafusos e colas específicas.
Colar a fita de LED: após a instalação da base do perfil, deve ser instalada a fita de LED dentro do perfil. Em seguida, instale o difusor do perfil.
Conectar à fonte de energia: após terminar de instalar, conecte à fonte de alimentação de energia e esconda os fios.
Testar o funcionamento: por fim, teste a iluminação.
Banheiro com perfil de LED no teto
Um uso clássico do perfil de LED é no teto, seja embutido, seja sobreposto. “Em paredes ou tetos, como linhas contínuas de luz, o elemento reforça a linguagem minimalista”, complemente Julyanne. O uso do elemento, ainda, cria uma iluminação direta e sem sombras, ideal para a área da bancada do banheiro.
Incorpore um perfil de LED embutido ao teto para dar uma iluminação direta à área da bancada e um visual minimalista. Iluminação da Vertz. Projeto da arquiteta Marília Junqueira, do escritório Maj Arquitetura
Júlia Novoa/Divulgação
Opte por uma opção sobreposta no teto e complemente com outros perfis de LED para conferir continuidade, como em nichos e embaixo do espelho. Projeto da arquiteta Gabriela Casagrande
João Vitor Sarturi/Divulgação
Os perfis de LED embutidos no teto no boxe dão visual de spa e sensação leve. Projeto da arquiteta Andrea Murao
MCA Estúdio/Divulgação/Produção: Núria Uliana
Para imprimir um visual leve e aconchegante ao boxe do banheiro, incorpore um perfil de LED pequeno nas bordas do teto. Projeto da arquiteta Nabila Sukrieh, sócia de Camila Stump no escritório Estúdio Minke
Maura Mello/Divulgação
O perfil de LED embutido acima da bancada tem visual clean e cria iluminação geral para o ambiente inteiro. Projeto da arquiteta Monise Rosa
Kadu Lopes/Divulgação
O LED embutido no teto valoriza os revestimentos e a tonalidade do banheiro. Projeto de Coletivo de Arquitetos + Estudio Romanelli
Alicia Garcia/Divulgação
Perfil de LED no espelho do banheiro
Outra opção certeira e com acabamento sofisticado é o perfil de LED no espelho do banheiro, ideal para os momentos de higiene pessoal e maquiagem. “Essa luz difusa valoriza o rosto, evita sombras e transforma o espelho em um ponto de destaque. É estética e funcional ao mesmo tempo. Normalmente usamos em cima e em baixo do espelho”, aponta Cecília.
Uma opção clássica é colocar um perfil de LED embutido embaixo do espelho, dando iluminação tanto à área da bancada quanto ao espelho. Projeto da arquiteta Jakelline Munero
Ver.so Duo/Divulgação
Os perfis embutidos embaixo do espelho conferem um visual sofisticado e aconchegante à área. Iluminação da 9Led. Projeto do Cota760 Arquitetura
Juliana M Deeke/Beware Colective/Divulgação
Outra opção elegante é a de colocar as iluminação de LED por trás do espelho, promovendo uma estética moderna. Projeto do Sampa Arquitetura + Design
Flavio Dias/Foto Estúdio 360º/Divulgação | Produção: Nathalia Guerreiro
O perfil de LED na área do espelho promove iluminação direta e sem sombras durante a rotina de higiene diária. Projeto do Studio Lak
André Nazareth/Divulgação
O perfil de LED embutido por trás do espelho dá iluminação difusa com acabamento na área da bancada. Projeto da arquiteta Ana Livia Werdine
Estúdio NY18/Divulgação
Leia mais
Perfil de LED no nicho do banheiro
Outra opção elegante é a de incorporar o perfil de LED em nichos ou prateleiras. Esse elemento valoriza não somente o nicho, mas, também, realça os revestimentos escolhidos para o ambiente.
A iluminação embutida na área dos nichos é ideal para realçar os elementos e dar um ar sofisticado. Projeto do escritório Voilà Studio
Roberta Gewehr/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima