Pode dormir com lírio no quarto? Considere benefícios e cuidados

Elegantes e perfumados, os lírios pertencem ao gênero Lilium e são muito visados na decoração de interiores, especialmente como flor de corte para compor arranjos. Mas é o lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii) quem ganhou fama nos quartos por purificar o ar, melhorando a qualidade do sono e, consequentemente, a disposição no dia a dia.
A seguir, especialistas respondem às principais dúvidas sobre o cultivo de lírios no quarto!
Leia mais
É possível dormir com lírio no quarto?
“É mito que dormir com plantas no quarto faz mal para a saúde, isso porque a quantidade de oxigênio consumida por elas e a liberação de gás carbônico são muito baixas para apresentar riscos, principalmente quando se tem poucas plantas no ambiente”, destaca Jessica Viana, tutora do curso Técnico em Design de Interiores do Senac.
A escolha da variedade também deve ser levada em consideração no momento de adicionar um lírio na decoração do quarto
Pexels/Eleonora Sky/Creative Commons
Liberado no quesito saúde, o uso de lírio no quarto ganha força como uma flor conhecida por absorver vibrações negativas acumuladas. No quarto, um local íntimo e de repouso, a sensação de calma e o equilíbrio emocional são ainda mais valorizados.
“O ideal seria mantê-lo no quarto por curtos períodos de tempo. Todas as variedades devem ser cultivadas em meia-sombra ou sol pleno e precisam de vasos maiores para se desenvolver bem, o que seria ideal para ambientes externos. No caso de ambientes internos, uma ideia seria mover o lírio pro quarto por alguns dias no período da floração e em seguida retornar para um ambiente externo, onde ele vai se desenvolver da forma correta”, orienta Fábio Assef, arquiteto e urbanista e especialista em projetos de áreas externas na Amazônia.
O lírio-da-paz ganhou fama por purificar o ar após um grande estudo da NASA
Unsplash/Natalie Kinnear/Creative Commons
Como todas as plantas, o lírio ajuda a regular a umidade do ambiente, pois libera vapor d’água enquanto faz fotossíntese, o que mantém o ar mais agradável para dormir. Esse detalhe é especialmente útil para quem sofre de alergias, rinites ou problemas respiratórios leves.
Qual é a relação do lírio com o Feng Shui?
“As variedades de lírios possuem características específicas dentro do Feng Shui. De forma geral, o lírio está sempre associado a boas energias. O lírio japonês, por exemplo, está relacionado ao equilíbrio emocional e ao crescimento na carreira. Já o lírio-da-paz traz purificação, calmaria e pode promover comunicação e relacionamentos positivos”, informa Jessica.
Quais são os cuidados para dormir com o lírio no quarto?
Posicione-o o mais próximo possível de uma janela que receba, pelo menos, seis horas de luz solar por dia e boa circulação de ar. “É possível dormir com qualquer planta dentro do quarto. Só é bom ficar atento para quem tem alergia. Algumas variedades de lírio têm um perfume forte e soltam bastante pólen, o que pode desencadear processos alérgicos”, alerta Fábio.
Seguindo a técnica do Feng Shui, priorize paredes sem elementos decorativos, consideradas cantos de energia parada. O lírio é um elemento dinâmico, capaz de renovar a energia do ambiente.
Caso o quarto seja usado por pessoas que possuem rinite ou alergia, o indicado é evitar o uso de lírios com perfume mais intenso
Pexels/Ngân Dương/Creative Commons
“Estudos apontam que algumas variedades, como o lírio-da-paz, podem melhorar a qualidade do ar no ambiente, eliminar toxinas poluentes e aumentar a umidade, o que também pode contribuir com a sensação de bem-estar”, pontua a tutora.
Mas atenção: caso o quarto seja habitado por pets, é melhor evitar o uso do lírio, considerado uma planta tóxica em casos de ingestão.
Existem variedades de lírio mais indicadas para espaços pequenos?
Espécies mais compactas e delicadas são ideais para o cultivo em vasos ornamentais, como o lírio asiático ou oriental. Ambos apresentam tamanho reduzido, aroma agradável e estão disponíveis em várias cores, como branco, amarelo, laranja e rosa.
O lírio-rosa é uma boa opção para quem deseja agregar cor à decoração do quarto
Pexels/Marie-Claude Robert/Creative Commons
Leia mais
Por fim, o arquiteto e urbanista orienta: “Uma boa opção para quem gosta de lírios e quer cultivá-los dentro de casa, é o lírio-da-paz. Uma planta que prospera bem em ambientes sombreados, e algumas variedades têm um perfume suave.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima