Poltrona inédita de Paulo Mendes da Rocha é destaque entre lançamentos da Ovo

Em evento realizado na última quinta-feira, 5, no novo edifício do Masp, os designers lançaram peças de autoria do estúdio, além de colaborações com arquitetos Na última quinta-feira, 5, os designers Gerson de Oliveira e Luciana Martins, da Ovo, apresentaram mobiliários desenhados pelo estúdio, além de peças elaboradas com base em desenhos assinados por Paulo Mendes da Rocha (1928-2021) e pelo escritório Metro. Este último, aliás, foi responsável pelo projeto do edifício Pietro Maria Bardi, novo prédio do Masp (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand), local onde ocorreu a exposição das novidades.
Ícone da arquitetura brasileira e vencedor do Prêmio Pritzker em 2006, Paulo Mendes da Rocha desenhou uma série de móveis ao longo de sua carreira, com destaque para a poltrona Paulistano. No conjunto de lançamentos anunciados pela Ovo, o capixaba é autor da poltroninha Giro, finalizada em colaboração com a designer Naná Mendes da Rocha, idealizadora do Satélite Estúdio e responsável pela obra em mobiliário do arquiteto.
A poltrona Giro com estrutura metálica e estofado nasceu de uma ideia antiga de Paulo Mendes da Rocha
Ruy Teixeira
Criado a partir de um protótipo deixado pelo mestre, o assento de aço apoia-se sobre pernas com partes circulares. Com o peso do corpo, a estrutura inferior inclina-se para melhor acomodação de quem se senta. Para aumentar o conforto e favorecer momentos de descompressão, a peça ganhou um estofado fino. “Ele [Paulo Mendes da Rocha] tinha uma maquete em seu escritório e vivia brincando com o mecanismo, empurrando-a para baixo”, afirma Naná, que é filha do arquiteto. E complementa: “O engenho, a ideia de brincar com a mecânica e as leis da física: era isso que ele achava divertido”.
LEIA MAIS
A poltrona Botão, da Ovo
Ruy Teixeira
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para o seu projeto
Vencedores do Prêmio Casa Vogue Design na categoria Designer do Ano em 2018 e 2020, os designers Gerson de Oliveira e Luciana Martins, da Ovo, apresentaram três itens recentes durante o evento no museu. Os bancos Quadros foram derivados da linha de cadeiras homônima, que explora os efeitos da assimetria entre assento e encosto em configurações variadas. Apesar de dialogar com a série, a poltrona Botão se diferencia pela presença do jequitibá em sua estrutura, pensada para proporcionar a sensação de bem-estar devido à ergonomia e ao aspecto aveludado. Por fim, as cadeiras Dança, que também fizeram parte da última edição da SP-Arte, no Pavilhão da Bienal, formam uma coreografia harmônica em decorrência dos encostos hexagonais irregulares.
O rigor do desenho das cadeiras Dança, da Ovo, contrasta com a artesania do complemento
Ruy Teixeira
Como molduras para as tramas de palhinha, valorizam o acabamento artesanal e evidenciam fluidas fronteiras entre arte e design. Ao observar as cadeiras e os bancos, Luciana descreve os traços como paisagens. “O sentido está na relação entre as peças, na variação de planos, nas formas que se sobrepõem e recortam o horizonte, desafiando a trama ortogonal”, pontua.
O sofá Metro foi idealizado por Martin Corullon e Gustavo Cedroni
Ruy Teixeira
Pensando no uso coletivo dos espaços, Martin Corullon e Gustavo Cedroni, à frente do escritório Metro, aplicaram conceitos utilizados na projeção de edifícios e ambientes urbanos no desenvolvimento do sofá batizado com o nome do estúdio. “Partimos da ideia de trabalhar com módulos, bastante conhecida na arquitetura. “É a unidade base que, em si mesma, não é nada, mas que cria muitas possibilidades, trazendo a flexibilidade de como implementar”, explica Cedroni. Em alusão à arquitetura brasileira moderna e aos sofás-nicho dos anos 1960, o desenho orgânico é composto por seções retas e formas geométricas, gerando configurações que alternam sofá e namoradeira.
O sofá Metro faz parte da linha linha ,Ovo Public, de mobiliário para espaços públicos
Ruy Teixeira
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima