Projeto de loft privilegia integração, tons sóbrios e peças autorais

Localizado na capital paulista, o imóvel de 170 m² ganhou visual contemporâneo, porém com atmosfera intimista para ser o lar de um jovem médico Em meio ao vai e vem apressado da Vila Olímpia, bairro da capital paulista, este apartamento de 170 m² se transformou no refúgio de um jovem médico solteiro, apaixonado por arte, boa gastronomia e encontros com amigos.
Leia mais
Assinado pelo arquiteto Carlos Rossi, do escritório homônimo (@carlosrossiarquitetura), o projeto reinterpreta o conceito de loft contemporâneo, propondo integração total dos ambientes e uma atmosfera acolhedora em tons acinzentados e madeira escura. “A ideia era criar um espaço versátil, elegante e funcional, que refletisse a personalidade do morador e acolhesse momentos de celebração”, conta Carlos.
SALA DE TV | Neste ambiente, a marcenaria de MDF laqueado recebeu sofá “Dinn”, de Jader Almeida, que também assina a mesa de apoio “Asti”. Tapete da by Kamy. Quadro do acervo do morador
Alexandre Suplicy/Divulgação
O ponto de partida foi ousado: demolir todas as alvenarias do apartamento original para redesenhar a planta, antes compartimentada, e transformá-la em um espaço mais fluido. Ambientes integrados compõem a nova configuração, permitindo que a área social – sala de estar, jantar, cozinha e bar – se conecte visualmente à suíte, que pode ser isolada por meio de portas de correr.
“O maior desafio foi adequar o briefing a uma planta inicial pouco favorável e, ainda assim, garantir que os espaços se comunicassem de forma harmônica e bem dividida”, destaca o arquiteto.
SALA DE JANTAR | A mesa “Bizzet”, com tampo e base de lâmina de madeira nogueira, recebeu cadeiras com braço “Drey III”, ambas de Jader Almeida, revestidas de tecido Villa Olmo Umber, da Quaker. Pendentes “Ponto”, do mesmo designer. Perto da esquadria, poltrona Sin e banco Tappo II, ambos da Artefacto. Ao fundo, na cozinha, a península é de Grey Stone, placa de porcelana com efeito de mármore, da Atlas Plan, executada pela NPK Mármores
Alexandre Suplicy/Divulgação
O projeto carrega um estilo contemporâneo, marcado pela sobriedade e por detalhes refinados. Os tons acinzentados predominam, conferindo elegância discreta, enquanto a madeira escura aquece os ambientes e reforça a sensação de intimismo.
LAVABO | O ambiente ganhou visual clean, com a pia esculpida em mármore Luna Grey liso, da NPK Mármores, mesmo material aplicado nas paredes. Piso de Limestone Toscana levigado, da mesma empresa. Metais da Deca
Alexandre Suplicy/Divulgação
Na cozinha, a pedra escolhida para o tampo e backsplash se impõe como um dos materiais protagonistas – um ponto de contraste e sofisticação.
QUARTO | Integrado à área social, o ambiente pode ser fechado por portas deslizantes executadas pela Florense. Ao fundo, banheira oval em preto fosco, da Vallve. As plantas fazem parte do projeto da Terra Paisagismo
Alexandre Suplicy/Divulgação
A decoração valoriza peças de design e objetos carregados de história pessoal. Os quadros da sala de estar e da de TV, adquiridos em viagens do morador, compõem a atmosfera afetiva e cosmopolita do apartamento.
QUARTO | A cama Brasilia, da Artefacto, tem, de um lado, a escrivaninha da Florense, com cadeira “Munick Office”, de Jader Almeida, e tapete da by Kamy; do outro, poltrona “Beppi”, do estudiobola. Pendentes “Noventa”, de Guilherme Wentz. Roupa de cama da Trousseau
Alexandre Suplicy/Divulgação
Entre os objetos de destaque, o pendente de Jader Almeida, sobre a mesa de jantar, e também alguns móveis na sala de estar do designer, dialogam com mobiliário assinado e marcenaria planejada.
Leia mais
“O apartamento é o cenário ideal para o morador receber bem, celebrar e, ao mesmo tempo, desfrutar de momentos de introspecção, rodeado de arte e boas memórias”, resume Carlos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima