Qual deve ser a altura da papeleira do banheiro? Confira dicas de como posicionar o item!

O suporte dos rolos de papel deve ser colocado em um ponto que facilite o uso dos moradores e longe de áreas que molham muito Os acessórios de banheiros são fundamentais para decorar e otimizar o uso do ambiente no dia a dia. Um exemplo de item essencial são as papeleiras para rolos de papel higiênico. O suporte, além de ser esteticamente condizente com o projeto, deve ser instalado em uma altura adequada para melhor conforto dos usuários. Por isso, Casa e Jardim conversou com especialistas para indicar a posição correta do objeto e separou projetos para te inspirar!
Leia mais
“Antes, esse item era uma espécie de nicho de louça sanitária na parede, mas atualmente o mercado tem oferecido opções cada vez mais diversas, em modelos e acabamentos”, comenta Danielle Dantas, arquiteta do escritório Dantas & Passos Arquitetura.
Como escolher a papeleira de banheiro
A papeleira, assim como os demais itens do banheiro, deve ter materiais que conversem com a decoração. “O modelo, cor e acabamento dos outros metais, como torneira, registros e porta-toalhas, devem ser comuns à papeleira”, diz Paula Passos, também à frente do Dantas & Passos Arquitetura.
A papeleira em formato de nicho é uma opção para lavabos. Nicho da papeleira feitos de corian pela Infinita Concept. Projeto da designer de interiores Carolina Esper
André Mortatti/Divulgação
Opções robustas, principalmente para ambientes menores, são desfavoráveis, pois comprometem a unidade visual, essencial para garantir a amplitude do espaço.
“Opte também por materiais resistentes, que não enferrujem ao longo do tempo devido à umidade e calor constantes no banheiro”, complementa Patricia Kolanian Pasquini, designer de interiores do escritório homônimo.
Qual é altura ideal da papeleira no banheiro? 🧻
Considerar o acesso fácil ao suporte em relação à bacia sanitária é primordial. “A papeleira deve ser instalada o mais próximo possível do vaso sanitário”, indica Paula. A altura média varia entre 50 a 70 cm.
As arquitetas da Dantas & Passos Arquitetura recomendam uma altura de, aproximadamente, entre 45 a 60 cm do chão. Já Patricia, designer de interiores, sugere de 60 a 70 cm em relação ao piso.
A altura mais recomendada pelos profissionais é de 50 a 70 cm. O fácil acesso dos moradores deve ser prioridade no posicionamento do item
Gerada por IA com modificações de Casa e Jardim
“O mais importante é garantir o fácil acesso ao rolo de papel”, salienta Danielle. Uma dica é se orientar pela altura da bacia sanitária: o ponto mais alto do elemento é o limite máximo para fixar a papeleira.
A parede lateral do vaso sanitário é o local mais comum e funcional para a instalação. Caso não haja espaço dessa forma, um suporte de piso pode ser mais prático. “A papeleira não pode atrapalhar a utilização da bacia”, aponta Paula.
A papeleira deve ter uma estética semelhante aos demais itens do banheiro. Projeto da arquiteta Beatriz Quinelato
Rafael Renzo/Divulgação
Como escolher a papeleira para lavabos
Em lavabos e banheiros compactos, as recomendações de altura se mantêm as mesmas. Porém, nesses casos, o bom planejamento do cômodo é imprescindível. “Definir onde será instalada a papeleira com antecedência ajuda a prever possibilidades mais otimizadas. É possível, por exemplo, embutir na lateral da marcenaria”, fala Patricia.
Como instalar a papeleira no banheiro
Os modelos fixos são colocados sem complicações. O recomendado é buscar profissionais especializados nesse tipo de serviço, para garantir melhor qualidade e durabilidade da instalação. “Esses profissionais usam, normalmente, aparelhos com laser que ajudam a garantir que o item esteja bem alinhado e no nível correto”, comenta a arquiteta Patricia.
Caso o morador opte por fazer a instalação, é necessário ter em mãos fita métrica, fita crepe, lápis para marcar a posição e furadeira.
Outro aspecto importante é a simulação do movimento de pegar o papel. “É possível marcar a altura indicada na parede, sentar no vaso sanitário e simular o uso mão antes de furar”, recomenda a designer Paula.
A instalação também deve considerar a posição da ducha higiênica, se presente no cômodo. “A papeleira precisa estar do lado oposto da ducha para evitar que se atinja o cano”, alerta Patricia.
A seguir, confira ideias de como usar a papeleira no seu banheiro!
Papeleira fixa na parede do banheiro
As opções fixas são as mais tradicionais. “As papeleiras, em geral, podem ter vários acabamentos, mas a maioria é metálica, como cromada, dourada, preta, branca e cobre”, pontua a arquiteta Danielle.
Deve-se priorizar metais de qualidade para que sua durabilidade seja garantida, ao passo que, com o tempo, objetos metálicos tendem a se degradar com a umidade constante do banheiro.
Em ambientes minimalistas, papeleiras discretas são recomendadas para seguir a mesma estética do banheiro. Projeto do Estúdio de Arquitetura Ana Neri
André Nazareth/Divulgação
Majoritariamente branco, o banheiro da suíte confere neutralidade. Projeto do escritório Cris Furlan Arquitetura
Denilson Machado/Divulgação
O posicionamento da papeleira em banheiros compactos é fundamental para otimizar o espaço. Projeto das arquitetas Ana Paula Henriques e Camila Paschoal, do escritório Loft87
Mariana Orsi/Divulgação
A papeleira traz linhas suaves, comuns aos puxadores do boxe do banheiro. Louças e metais da Deca. Projeto do escritório Arkitekt
Julia Ribeiro/Divulgação
O posicionamento da papeleira ao lado do vaso sanitário é o mais comum e recomendado para otimizar espaço nos banheiros. Projeto do escritório Studio 92 Arquitetura
Mariana Orsi/Divulgação
A papeleira pode integrar a decoração trazendo cores, como o dourado, para a parede. Metais em ouro velho com toque retrô da MAC Metais Vintage. Projeto do escritório Onze Onze Arquitetura
Marcelo Nakano Daniel/Divulgação
Os metais em preto, incluindo a papeleira, podem trazer uma estética industrial para o banheiro. Projeto do escritório Mandril Arquitetura
Mariana Orsi/Divulgação
A papeleira pode trazer estampas discretas junto ao metal. Projeto do escritório CoDa Arquitetura
Júlia Tótoli/Divulgação
Papeleira vertical fixa na parede do banheiro
Já pensou em deixar o acessório na vertical? Essa é uma ideia criativa e ousada, mas sua escolha não deve comprometer a funcionalidade do ambiente. “É fundamental pensar no conforto de quem usa diariamente, incluindo moradores e visitas de diferentes idades”, destaca Patricia.
A papeleira traz design diferenciado quando posicionada de maneira vertical. Projeto do escritório Melina Romano
Denílson Machado/Divulgação
Papeleira fixa no gabinete do banheiro
Também é possível colocar a papeleira no gabinete e outros armários de marcenaria.
O revestimento rosa deixa o banheiro com mais personalidade e equilibra com os tons metálicos da papeleira e torneira. Projeto do escritório Ana Toscano Arquitetura
Gisele Rampazzo/Divulgação
O design da papeleira deve ser similar aos outros metais do banheiro. Projeto do arquiteto Jean de Just
André Nazareth/Divulgação
Leia mais
Papeleira de chão para o banheiro
Os modelos de piso são indicados, principalmente, para quando não existe a possibilidade de instalar papeleiras fixas. “Eles apresentam design mais imponente que as tradicionais de parede”, opina Danielle.
As papeleiras móveis podem ter dois níveis e maior espaço de armazenamento. Projeto do arquiteto Lucas Fernandes
Carolina Mossin/Divulgação
Outras opções de armazenamento do papel higiênico no banheiro
Prateleiras, armários e nichos são alternativas para guardar o papel. Os cuidados com o posicionamento e a altura dos elementos se mantêm, ou seja, o acesso aos rolos deve ser facilitado.
Além disso, o papel não pode ficar muito perto de áreas que molham ou ficam muito úmidas, e a limpeza das superfícies é inegociável.
Os rolos de papel higiênico podem ser colocados nos nichos dentro de cestas próximos ao vaso sanitário. Projeto do escritório Maia Romeiro Arquitetura
MCA Estúdio/Divulgação | Produção: Jefferson Stunner/Divulgação
e a e , e

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima