Quarto infantil ganha parede de escalada, poste de bombeiro e cores primárias

Com decoração lúdica e criativa, o quarto de Olavinho, de 8 anos, foi transformado pelas arquitetas Júlia Veras e Paloma Rosa, do escritório Jangada Arquitetura (@jangadaarquitetura), no Rio de Janeiro, RJ. O projeto foi pensado para refletir a personalidade do menino e oferecer funcionalidade para sua rotina de estudos e lazer.
Leia mais
Os pais, Cecília e Olavo, solicitaram um ambiente que permitisse ao filho aproveitar a infância com liberdade e criatividade. O cômodo de 19 m² ganhou vida com tons primários, contrastes e espaços inusitados e divertidos, como a parede de escalada e um tubo para escorregar — semelhante aos tradicionais postes de bombeiros.
“Criamos uma cama com dois andares: o primeiro para dormir e o segundo para leituras e brincadeiras. Projetamos também uma bicama extra para quando ele receber um amiguinho e um gavetão para guardar objetos. Ao lado, uma parede de escalada para gastar energia”, conta Júlia. “Na pintura da parede de trás, escolhemos azul-escuro para dar contraste”, acrescenta Paloma.
CAMA | Com enxoval da Nara Maitre Home, a bicama foi executada em marcenaria pela Essencial Móveis. Ao fundo, uma estante de livros complementa o ambiente, trazendo funcionalidade e incentivo à leitura
Paula Chaffin/Divulgação
Do outro lado do quarto, as arquitetas projetaram uma estante com escrivaninha funcional, pensada para acompanhar o crescimento de Olavinho. O móvel inclui nichos para organizar e exibir suas criações de Lego, livros escolares e itens que o pequeno coleciona em viagens.
ESCRIVANINHA | O ambiente lúdico e dinâmico foi complementado com papel de parede quadriculado e tapete listrado da Nara Maitre Home. A estante, feita pela Essencial Móveis, organiza livros e objetos, enquanto a cadeira azul da Oppa adiciona toque de cor ao espaço de estudos
Paula Chaffin/Divulgação
“Ele gosta muito de guardar recordações e têm muitos objetos de apego, de viagens, do futebol e os Legos que monta com o pai. Um dos maiores desafios do projeto foi criar espaços para expor tudo isso”, diz Júlia.
Leia mais
Na estante, foram utilizados dois materiais principais: serralheria na estrutura metálica e madeira de carvalho americano nas prateleiras — material também presente na cama.
VARANDA | O ambiente foi adaptado para funcionar como brinquedoteca. A obra, executada pela MV Gestão de Obras, incluiu a instalação de piso vinílico colorido, resistente e seguro para brincadeiras. O espaço também recebeu poltronas e almofadas listradas que estimulam o conforto nos momentos de leitura
Paula Chaffin/Divulgação
O dormitório ainda conta com varanda, na qual o teto recebeu pintura branca para ampliar a luminosidade. O espaço foi complementado com piso vinílico colorido, de alta resistência e acabamento emborrachado — uma escolha confortável e segura para compor a atmosfera de brinquedoteca.
Para organizar os brinquedos, o ambiente foi equipado com um painel de Lego instalado na parede, cestos para facilitar o acesso e um cantinho aconchegante com poltrona dedicado à leitura. Assim, a composição integral do quartinho valoriza a autonomia da criança e estimula o seu uso criativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima