Reforma em cobertura de 550 m² inclui brinquedoteca, estúdio de bateria e piscina no terraço

Uma cobertura de 550 m² no bairro do Paraíso, em São Paulo, foi inteiramente refeita para abrigar a rotina e os desejos de um casal jovem com dois filhos. O projeto do escritório Interni Arquitetura (@interni.arquitetura) — assinado pelas arquitetas Gabriela Rocha, Carolina Freitas e Shine Braga — propôs o encontro entre o moderno e o clássico, traduzido em soluções que privilegiam a funcionalidade sem abdicar da sofisticação.
Leia mais
“Partimos do diálogo entre dois estilos e transformamos essa conversa em decisões materiais e espaciais que acompanhem a família por muitos anos”, afirma Gabriela.
SALETA | Sofá-ilha Gomos, do estúdio Suíte Design, na Lider Interiores, atende os dois lados do ambientes. De um lado, a estante de serralheria vidro, projetada pelas arquitetas, recebeu objetos decorativos, além da lareira ecológica Ecoflame, da Construflama. Mesa apoio Asti, de Jader Almeida. Do outro, o painel com portas de correr foi executado com folha natural de carvalho pela Marcenaria Destak. Quadros da artista Letícia Lampert, na Galeria ArteFormatto
Fran Parente/Divulgação
A proposta baseou-se em materiais naturais e pedras nobres: diferentes tipos de mármore com veios e acabamentos variados foram usados para criar uma linguagem atemporal.
Toda a marcenaria foi desenhada pelo próprio escritório, buscando peças e detalhes que conferem identidade única ao apartamento. “Optamos por materiais que envelhecem bem e por marcenaria sob medida para que cada suporte e armário converse com o mobiliário autoral selecionado”, explica Carolina.
SALA DE JANTAR | O desenho das arquitetas está na mesa jantar, com tampo de mármore Travertino Silver e base em madeira laqueada, executada pela Marmoraria Paulista e Marcenaria Destak, assim como o bufê de madeira laqueada feito pela mesma marcenaria. Cadeiras Milla 140, de Jader Almeida, que também assina a luminária pendente Ponto, cujo projeto do formato das 64 unidades usadas foi pensado pelo escritório
Fran Parente/Divulgação
Internamente, as circulações foram pensadas para otimizar o uso e contemplar armazenamento e os equipamentos necessários à tecnologia instalada. “Cada detalhe, desde um nicho até a posição de um quadro, foi pensado para servir ao dia a dia real da família”, diz Carolina.
Além disso, o projeto buscou criar lugares que acompanhem a rotina infantil e adulta: áreas para brincar, para trabalhar, para receber e para descansar.
SALA DE ALMOÇO | Delimitada pelo painel de correr feito de folha natural de carvalho pela Marcenaria Destak, o ambiente tem mesa Moon III, da Artefacto, e cadeiras Abraço, da Líder Interiores. O armário em laca cinza, executado pela mesma marcenaria, recebeu nicho de pedra NPK, com execução da Engenharia do Mármore. Quadro azul da artista Gabriela Costa, na Galeria ArteFormatto. O quadro branco é do acervo dos moradores
Fran Parente/Divulgação
No living integrado, uma saleta é permeada por painéis de correr em folha de carvalho natural, os quais dão acesso aos outros ambientes. Na decoração deste espaço, destaque para quadros da artista Leticia Lampert, além de sofá-ilha e estante em serralheira desenhada pelas profissionais.
Na sala de estar, o sofá orgânico de Jader Almeida recebeu ao lado a luminária dourada Melt, de Tom Dixon, que aparece como “escultura”. A jardineira com plantas escolhidas pelas arquitetas formam uma composição fresca.
COZINHA | Os armários no tom de cinza foram executados pela Ornare, enquanto a parte amadeirada, pela Marcenaria Destak. Bancada e backsplash feitos de pedra natural da NPK, com execução Engenharia do Mármore. Cuba de inox da Mekal. Torneiras Codda, na Interbagno
Fran Parente/Divulgação
O desenho das arquitetas também se destaca na sala de jantar, na mesa de mármore Travertino Silver com base de madeira laqueada, além do bufê na parede espelhada.
Acima da mesa, a disposição das 64 unidades do pendente Ponto, de Jader Almeida, foi projetada pelo escritório num desenho que lembra uma “dança”.
ÁREA DE LAZER | O terraço é composto por sofá desenhado pelo escritório e executado pela Marcenaria Destak, com madeira maciça tauari e estofados feitos pela Casa Mineira. Mesa de centro Roots, de Jader Almeida. Na área gourmet, península de pedra NPK, com ripado abaixo da bancada em mármore travertino romano. Banquetas Helga, do estudiobola. Armários da Ornare. Piso de porcelanato Posto 10, da Portobello. Cobertura de muxarabi em alumínio com tingimento especial que lembra madeira. No nível superior, a piscina foi executada com azulejos da Eliane Revestimentos, com piso externo de mármore travertino nero, da NPK. Poltrona Pod, da Decameron. Paisagismo da Kairós Paisagismo em parceria com o escritório
Fran Parente/Divulgação
Uma sala de almoço pode ser fechada por painel de correr na mesma madeira carvalho — o elemento, também assinado pelo escritório, recebeu uma grande obra da artista Gabriela Costa no tom de azul.
A cozinha, que também pode ser isolada por painel de correr, recebeu marcenaria sob medida nos tons cinza e amadeirado. Os veios da pedra natural da bancada e backsplash traz um toque de sofisticação ao conjunto.
CÔMODO MULTIFUNCIONAL | Um espaço de pé-direito não utilizado foi transformado em novo ambiente que serve de brinquedoteca, quarto de hóspedes e sala de TV. Cama desenhada pelo escritório e realizada em laca e palha natural pela Marcenaria Destak. O enxoval foi desenvolvido em parceria com a Casa Mineira, com tecidos da Entreposto. Papel de parede de Mariana Curti. Balanço Grano, da Artefacto. Tapete da Galeria Hathi. Cortinas de linho da Casa Mineira
Fran Parente/Divulgação
O terraço gourmet, ao lado da sala de jantar, foi pensado como extensão natural dos espaços de convívio. A piscina, definida pela equipe do escritório como a “joia do apartamento”, dialoga com um paisagismo delicado: jardineiras feitas sob medida, sistemas de irrigação automática e iluminação cênica, projetados para valorizar a vista da capital paulista.
Leia mais
“Transformamos o terraço em um recanto para receber e para contemplar a cidade. Cada elemento técnico e estético foi pensado para integrar conforto e paisagismo”, comenta Carolina.
SUÍTE MÁSTER | O painel ripado de folha natural de carvalho com porta mimetizada recebeu a cabeceira desenhada pelo escritório, feita de mármore Travertino Silver pela Marmoraria Paulista. Cama, banco e mesas de cabeceira da Casapronta. Penteadeira projetada pelas arquitetas, com execução da Marcenaria Destak. Cadeira Tela, do Wentz Design. Luminárias pendentes Ponto, de Jader Almeida. Piso de madeira Tauari Lett, da Neobambu, com paginação de espinha de peixe. Cortina da Casa Mineira
Fran Parente/Divulgação
SUÍTE MÁSTER | Multifuncional, o ambiente também conta uma sala íntima para o casal. Neste canto, chaise Munick, de Jader Almeida, com almofadas da Codex Home e Elisa Atheniense. Mesa lateral, que esconde o subwoofer, foi projetada pelo escritório e executada com madeira carvalho e palha natura pela Destak, responsável também pelos painéis e forro. Arandela Corda, de Wentz Design. Cortina da Casa Mineira. Tapete da Galeria Hathi
Fran Parente/Divulgação
Uma das intervenções marcantes foi a transformação de um pé-direito duplo não utilizado em um cômodo totalmente novo e multifuncional, com brinquedoteca, e que também é utilizado como quarto de hóspedes e sala de TV. Para isso, foi projetada e executada uma laje que fechou parte do vão, gerando um pavimento superior que não existia antes.
“Isso exigiu projeto estrutural e aprovação em condomínio, além de alteração de fachada, mas valeu cada etapa. Hoje, é um dos ambientes mais aproveitados pela família”, comemora Gabriela.
BANHEIRO MÁSTER | Paredes e piso de mármore Arman Grey, da NPK, com execução da Engenharia do Mármore. Do mesmo material, a bancada foi projetada pelas arquitetas e fabricada na Itália e enviada para o Brasil. Armários baixos feitos de folha natural de carvalho pela Marcenaria Destak, que também executou o armário espelhado. Banheira Oval Composit, da Vallve. Misturador de piso para banheira Axor, da Hansgrohe, mesma marca do misturador de bancada Talis. Tela solar da Hunter Douglas, na Casa Mineira
Fran Parente/Divulgação
A suíte máster também ganhou um volume novo: a antiga varanda foi fechada para integrar uma sala íntima, a qual abriga home theater e home office, separados por uma porta de correr que permite tanto a integração quanto o isolamento acústico e visual.
“Era importante criar um refúgio dentro da própria suíte, um lugar para ver um filme, trabalhar ou simplesmente relaxar, sem que isso comprometesse a tranquilidade”, explica Shine.
SALA DE BATERIA E HOME OFFICE | O espaço conta com banco feito com folha natural de carvalho ebanizada, gavetas com detalhe em palha natural e estofado em couro natural caramelo da La Novità, com desenho do escritório e execução da Marcenaria Destak. Projeto acústico executado pela Acústica Design
Fran Parente/Divulgação
SALA DE BATERIA E HOME OFFICE | O armário e a bancada em folha natural de carvalho ebanizada e vidro reflecta, com execução da Marcenaria Destak, compõem a área do escritório. Cadeira Aeron, da Herman Miller. Sobre o piso de madeira Tauari Lett, da Neobambu, está o tapete da Galeria Hathi
Fran Parente/Divulgação
No piso superior, há um estúdio de bateria com sistema acústico completo, idealizado para abrigar ensaios dos moradores sem comprometer os vizinhos ou a circulação sonora do imóvel. Esse ambiente exigiu soluções construtivas específicas e detalhamento técnico.
SUÍTE FILHO | A marcenaria projetada pelo escritório e executada pela Destak apostou no azul para a estante com nichos e folha natural de carvalho no armário e na cama com palha natural. Papel de parede de Mariana Curti. Piso de madeira Tauari Lett, da Neobambu, com paginação espinha de peixe
Fran Parente/Divulgação
SUÍTE FILHO | O lambri ripado de madeira laqueada faz bela composição com a bancada de estudos feita de lâmina natural de carvalho, que se conecta com o armário. Execução da Marcenaria Destak. Cadeira La Central, da Cremme
Fran Parente/Divulgação
A reforma envolveu, portanto, um projeto complexo de instalações para acomodar equipamentos de alta tecnologia, novos sistemas hidráulicos, elétricos e automação integrada. “O desafio foi unir desempenho técnico e estética. Garantir que a infraestrutura suporte a tecnologia sem perder a leveza”, afirma Shine.
SUÍTE FILHA | A folha natural de carvalho foi usada no lambri, na cama e no armário, com detalhes de palha natural, com execução da Marcenaria Destak. Papel de parede da loja Coisas da Doris. Banco usado como mesa de apoio da Kinder Design. Ovelha fornecida pela Casapronta
Fran Parente/Divulgação
SUÍTE FILHA | Com desenho de casinha feito pelas arquitetas, o armário foi executado em laca, com bancada de lâmina natural de carvalho pela Marcenaria Destak, responsável também pelo espelho. A faixa inferior foi realizada com uma cor especial desenvolvida para esse projeto. Papel de parede xadrez da Coisas da Doris, que também forneceu os objetos decorativos. Cadeira em formato borboleta da loja Kinder Design
Fran Parente/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima