Reforma imprime clima de casa em cobertura de estilo contemporâneo

Marcenaria personalizada, ambientes integrados, iluminação natural e peças afetivas fazem parte das soluções para criar essa atmosfera Um apartamento de 325 m² no bairro Petrópolis, em Porto Alegre (RS), foi totalmente repaginado pelo escritório Ultra Arquitetura (@ultrarq), dos arquitetos e sócios Arthur Lauxen e Bruna Feltes, para atender às demandas dos proprietários, que buscavam resgatar a atmosfera de casa, aliando sofisticação e acolhimento em meio à cidade.
Leia mais
SALA DE ESTAR | O sofá comprado na loja Zig Zag, tem companhia do banco “Mocho”, de Sergio Rodrigues, ambos do acervo pessoal. Do mesmo designer é a cadeira “Oscar”, adquirida na loja Ben-Hur Antiguidades. Tapete da Artezan
Gabriel Konrath/Divulgação
Distribuído em dois pavimentos e um mezanino intermediário, o imóvel passou por uma intervenção realizada em duas etapas, que trouxe mudanças significativas na configuração original. Segundo Bruna, um dos principais desafios do projeto foi lidar com os desníveis entre os ambientes e a necessidade de promover integração visual e funcional entre áreas internas e externas.
“Criamos soluções arquitetônicas que valorizam a iluminação natural e integram os espaços de forma fluída, respeitando a identidade do imóvel”, comenta Bruna.
SALA DE TV | A estante tem os montantes verticais de MDF branco liso e módulos fechados de armazenamento de lâmina natural de louro freijó, que já era existente, assim como os demais itens do ambiente
Gabriel Konrath/Divulgação
A proposta investe em uma linguagem contemporânea com toques afetivos. A marcenaria em tom de verde, presente na cozinha e no jantar, tornou-se ponto focal da área social e dialoga com a mesa de jantar de mármore verde Guatemala.
SALA DE JANTAR | Com direito-alto, o forro com estrutura de madeira existente foi pintado de branco para ampliar ainda mais o ambiente, que ganhou ponto cor com o armário verde executado de MDF de laca (cor FY148 – Sayerlack), pela Ferrai Móveis. Mesa “Concrete Disforme” e cadeiras “Lina”, ambas do estudiobola. Pendentes Kaza, na cor fendi, da Labluz, adquiridos na loja Laboratório da Luz. Piso de porcelanato York SGR Nat, da Portinari
Gabriel Konrath/Divulgação
A escolha das cores reforça a personalidade do projeto. “O verde traz personalidade e estabelece conexão com os materiais naturais e a luz abundante que entra pelos ambientes”, explica Bruna.
COZINHA | Os amários feitos com lâmina natural de louro freijó, pela Ferrai Móveis, foram compostos com tampos de quartzito Perla Santana escovado, que deixam a marcenaria verde em destaque
Gabriel Konrath/Divulgação
Ainda entre os materiais, destaca-se a lâmina natural de louro freijó e o MDF laqueado, compostos com tampos de quartzito Perla Santana na cozinha.
A decoração valoriza o acervo afetivo dos moradores. Peças de família, como o baú junto à lareira e o banco Mocho, assinado por Sergio Rodrigues, foram preservadas e convivem em harmonia com mobiliário contemporâneo.
Leia mais
Entre os objetos de design, merecem destaque a cadeira Oscar e o abajur Tcheko, ambos de Sergio Rodrigues, na sala, além da mesa Concrete Disforme e as cadeiras Lina do estudiobola, no jantar. A obra de arte junto à lareira, assinada por Heloisa Crocco, reforça a proposta de autenticidade.
PISCINA | Na área externa, a piscina de fibra de vidro da iGui tem acabamento interno de pastilhas, enquanto externamente foi aplicado o revestimento Atacama da Palazzo. No restante do piso do pátio, foram usadas plaquetas cerâmicas do Armazém Cerâmico
Gabriel Konrath/Divulgação
Cada ambiente revela soluções pensadas para valorizar a espacialidade. Na cozinha e no jantar, a marcenaria verde promove integração e identidade. Ao delimitar o pátio com churrasqueira, a nova esquadria amplia a conexão entre interior e exterior. Já na piscina, o desnível entre o terraço e o deque foi resolvido com volumes e materiais distintos, como plantas.
MEZANINO | O espaço que liga o primeiro pavimento da cobertura ao segundo, ganhou um jogo de volumes com a escada feita de granito Itaúnas escovado, com um degrau de louro freijó maciço, em função da resistência. Ao lado, um banco, que também contém armazenamento, foi produzido de MDF com lâmina natural de louro freijó. Execução da Ferrari Móveis. Almofadas do acervo dos moradores
Gabriel Konrath/Divulgação
O mezanino, por sua vez, funciona como extensão da área social e espaço de convivência. Um banco com almofadas acompanha o desnível dos degraus e, junto à tela de projeção, transforma-se em cinema quando desejado. “Apostamos em soluções que aproveitam o potencial dos desníveis como elementos arquitetônicos de destaque”, destaca a arquiteta.
LAVABO | No segundo pavimento, o ambiente tem cuba esculpida em quartzito Perla Santana escovado, com execução da marmoraria Basalto Santo Antônio. Torneira Mix and Match, da Docol. Espelho desenhado pelo escritório, executado pela marcenaria Ferrari Móveis, responsável também pelo armário de MDF Areia, da Guararapes, com puxadores autorais do escritório de serralheria. No forro recuado em todo o perímetro, foi criada uma senca iluminada
Gabriel Konrath/Divulgação
Para quem busca inspirações em projetos de reforma e interiores contemporâneos, Bruna sugere, entre as soluções aplicadas neste projeto, investir em marcenaria sob medida que una funcionalidade e estética, aproveitar ao máximo a luz natural, integrar ambientes internos e externos e reaproveitar peças afetivas. “Esses elementos ajudam a criar espaços com memória e personalidade, que acolhem e surpreendem”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima