Reforma no Theatro Municipal de São Paulo garante acessibilidade e preservação do patrimônio histórico da cidade

Com 114 anos de história, o teatro deseja promover a inclusão, diversidade e expansão cultural com a instalação de seis novos elevadores e restauração do telhado Patrimônio tombado pelo Condephaat e pelo Iphan, o Theatro Municipal de São Paulo passará pela última fase de um processo de restauração e modernização, com objetivo de promover mais acessibilidade e preservar o edifício histórico. A iniciativa engloba a instalação de seis novos elevadores, que permitirão o acesso físico a todos os pisos, incluindo o térreo, garantindo maior acessibilidade a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Instalação de corrimãos e rampas de acesso, assim como adaptação de banheiros e vestiários, fazem parte do projeto para aumentar a acessibilidade do espaço
Divulgação
Com apoio da Shell e da Elevadores Atlas Schindler por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), as medidas estão sendo feitas para que a instituição receba o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de São Paulo. Mas, como explica Eduardo Spinazzola, gerente de Infraestrutura e Patrimônio no Theatro Municipal de São Paulo, o propósito vai além da adaptação do prédio: “É uma conquista muito grande. Quando falamos sobre acessibilidade, falamos de inclusão, diversidade e promoção cultural para todos”.
Desde 2020, sob a gestão da organização sem fins lucrativos Sustenidos, o teatro vem realizando diversas intervenções para deixar o prédio mais acessível – desde a instalação de corrimãos e rampas até a adaptação de banheiros e vestiários. Até o momento, já foram investidos R$ 2,5 milhões em melhorias no edifício e, para a nova etapa, o projeto garantiu um patrocínio de R$ 6,7 milhões.
LEIA MAIS
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para o seu projeto
O projeto também visa a restauração de parte do telhado do edifício histórico
Divulgação
Além das obras relacionadas à acessibilidade, o teatro contará com a restauração de parte do seu telhado, feito de madeira e metal. A intervenção incluirá a substituição de telhas de cobre, calhas e demais elementos, eliminando vazamentos e infiltrações, garantindo a segurança da cobertura. As obras já foram iniciadas e devem ser concluídas até o final de 2025. Durante esse período, o teatro continuará com a sua programação normalmente.
Assinado pelo escritório Ramos de Azevedo, em colaboração com os italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi, o Theatro Municipal de São Paulo já possui 114 anos de história, sendo um marco cultural e arquitetônico na capital paulista – e até hoje, continua a desempenhar seu papel original como uma das maiores casas de ópera do Brasil e polo de produções culturais.
Assinado pelo escritório Ramos de Azevedo, em colaboração com os italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi, o Theatro Municipal de São Paulo já possui 114 anos de história
Divulgação
“Com a adaptação do edifício histórico às novas demandas e urgências contemporâneas, ele se mantém ativo como patrimônio material e também na imaterialidade da sua atividade fim, garantindo o acolhimento tanto do público quanto dos funcionários, renovando o teatro como ponto de encontro e como marco para a ocupação cultural da cidade de São Paulo”, explica Eduardo Spinazzola.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima