Investir em estética e inovação significa oferecer conforto, utilizando recursos como proporções inteligentes, soluções sustentáveis e produtos que ampliam o bem-estar no dia a dia, é o princípio que norteia a Roca, multinacional espanhola especializada no design, fabricação e comercialização de louças e metais para banheiros.
“O banheiro é o lugar da casa onde desaceleramos, nos reconectamos e cuidamos de nós mesmos”, destaca Valmir Benaglia, diretor Comercial e de Marketing da Roca Brasil.
Desde 2018, a marca tem se relacionado com grandes nomes da arquitetura brasileira para desenvolver peças de design exclusivas para espaços de banho, atendendo as necessidades funcionais e estéticas dos consumidores locais.
Dessas parcerias nasceram os projetos assinados por arquitetos de destaque no cenário nacional e internacional, como Ruy Ohtake e seu filho, Rodrigo Ohtake, criadores de uma coleção que leva o nome da família; Fernanda Marques, idealizadora da coleção Infinity e do Roca São Paulo Gallery ; e João Armentano, responsável pela coleção Horizon.
Em 2025, um novo passo foi dado no sentido de fomentar a criatividade e estabelecer uma verdadeira “cultura de banheiro”. A marca patrocinou, pela primeira vez, o Prêmio Casa e Jardim, que tem o papel de reconhecer os profissionais do segmento e revelar ao mercado os novos talentos do setor.
Segundo Benaglia, a iniciativa aproxima a Roca de profissionais com diferentes trajetórias e vivências, assim como do público que enxerga o design e a arquitetura como ferramentas de transformação. “Participar de um prêmio promovido por um veículo tão influente reforça nosso posicionamento como marca que valoriza a produção autoral e aposta em parcerias que impulsionam novos talentos e novas visões para o ambiente do bem-estar”, comenta.
Para compor o júri da 7ª edição do evento, realizada em setembro, a Roca convidou os parceiros de longa data, Fernanda Marques, João Armentano e Rodrigo Ohtake, e as jornalistas Thaís Lauton e Winnie Bastian, especialistas do setor de arquitetura e design.
A categoria “Refúgio por Roca” inova ao ser a primeira a destacar projetos renderizados no prêmio. O arquiteto Rayresson Rocha, que saiu de Boa Vista, em Roraima, para receber o troféu em evento na Praça das Artes, no centro de São Paulo, foi o grande vencedor.
O seu desenho, que serve de inspiração para arquitetos, designers e apaixonados pelo tema, evidenciou os produtos da Roca, como a cuba Terra, os monocomandos Ona, os acessórios Tempo, a bacia sanitária Inspira e o chuveiro Rainsense, demonstrando na prática como estética e eficiência podem caminhar lado a lado, em equilíbrio.
A natureza foi integrada ao ambiente com equilíbrio e elegância, criando uma atmosfera acolhedora e funcional
Rayresson Rocha
De acordo com Benaglia, a proposta vencedora representa com clareza os princípios da Roca. “O projeto mostra que o design pode ser bonito e ao mesmo tempo prático, um entendimento que está no centro da filosofia da marca. Essa harmonia entre forma e funcionalidade é o que buscamos entregar diariamente ao consumidor”, pontua o executivo.
O trabalho de Rayresson Rocha se destacou, ainda, pela forma ousada e inteligente com que reinterpretou o banheiro como espaço de autocuidado. “A natureza foi integrada ao ambiente com equilíbrio e elegância, criando uma atmosfera acolhedora e funcional. A organização dos elementos e a utilização da luz natural resultaram em um local que une identidade brasileira e conforto contemporâneo”, diz Benaglia.
Luxo natural
Rocha explica que a proposta vencedora, pensada para uma suíte de um casal, partiu do desejo de transformar a área do banho em um lugar de reconexão, onde o morador pudesse se desligar do ritmo cotidiano e se permitir um momento de presença e bem-estar.
“Materiais, texturas e cores remetem à terra úmida, à madeira, à pedra e à água corrente. Cada detalhe foi escolhido para despertar os sentidos e convidar à desaceleração, reforçando o papel do banheiro como um espaço de autocuidado e renascimento diário. No Refúgio, o design não é apenas estética visual, é vida em transformação”, declara o arquiteto.
O projeto traduz o conceito de luxo natural, integrando materiais nobres e elementos da natureza. O porcelanato com tonalidade escura reveste o box e cria um contraste sofisticado com o piso claro e superfícies neutras, equilibrando elegância e leveza.
A madeira, que aquece visualmente o ambiente, foi a escolha para o forro. Já a pedra natural no piso do box e mármore verde na bancada reforçam a sensação de requinte sem excessos. A presença de vegetação estratégica conecta a área ao verde, transmitindo aconchego e reforçando o conceito de purificação que permeia toda a composição.
A madeira, que aquece visualmente o ambiente, foi a escolha para o forro. Já a pedra natural no piso do box e mármore verde na bancada reforçam a sensação de requinte sem excessos
Rayresson Rocha
Rocha pontua que no projeto Refúgio, cada parte foi pensada para traduzir o ciclo da vida, o equilíbrio entre força e delicadeza, entre o que se transforma e o que permanece. “As louças e metais da Roca foram fundamentais para materializar esse conceito, pois unem tecnologia, fluidez e pureza estética, valores que dialogam diretamente com a essência do espaço”, conta.
Ele explica que as louças da Roca, com suas formas suaves e nuances naturais, transmitindo uma sensação tátil de conforto e continuidade. Já o monocomando, chuveiro e acessórios da marca, com seu brilho controlado e design minimalista, representam o movimento da água, símbolo de purificação e transformação constante, segundo o profissional. Eles espelham a luz de maneira sutil, criando um jogo de reflexos que remete aos riachos e superfícies tranquilas presentes nas paisagens naturais.
Design atemporal e tecnologia embarcada
Na parte de louças, a bacia sanitária da coleção Inspira da Roca foi a escolhida pela sua estética atemporal e pela tecnologia embarcada. “As peças desse modelo não têm ângulos ou cantos para permitir uma limpeza mais acessível e eficiente. A água é impulsionada por um novo sistema de distribuição que a espalha de forma homogênea. O canal com borda foi substituído pela simplicidade e higiene sem comprometer a eficiência”, revela o profissional.
A bacia sanitária da coleção Inspira da Roca, na cor beige, escolhida pela sua estética atemporal e pela tecnologia embarcada
Rayresson Rocha
A cuba de apoio Terra da Roca, na cor beige fosca é outro destaque no projeto do banheiro da suíte. Com tecnologia Fineceramic®, ela oferece durabilidade superior aos materiais convencionais. “O tampo da válvula com acabamento na mesma cor da cuba confere uniformidade e sofisticação ao design, preservando a beleza ao longo do tempo”, comenta Rayresson.
Já entre os metais, o arquiteto optou pela papeleira, saboneteira e toalheiro Tempo em Titanium Black. “É uma coleção de acessórios completa e ideal para decorar banheiros urbanos, elegantes e modernos, por conta do design minimalista e sofisticado, com formas suaves e refinadas”, analisa o arquiteto.
O monocomando para lavatório e chuveiro evidenciam a estética visual do banheiro com suas formas orgânicas, inspiradas na simplicidade da natureza. “É uma coleção que une funcionalidade e conforto, mantendo uma estética marcante que reflete o calor e a harmonia dos ambientes naturais”, avalia.
Cuba de apoio Terra, papeleira, saboneteira e toalheiro em Titanium Black da coleção Tempo, que integra o projeto do arquiteto Rayresson Rocha
Rayresson Rocha
Fixado ao teto, o chuveiro quadrado cromado da Roca, Rainsense, foi pensado para reproduzir a sensação de estar sob uma cachoeira, trazendo para o local a força e a leveza da natureza. “Mais do que um elemento funcional, ele se torna um convite ao relaxamento, uma pausa revigorante, onde o som e o toque da água despertam a conexão com o natural”, afirma Rocha.
Para completar, o discreto dispenser para sabonete líquido da Roca traz praticidade para o lavatório ao mesmo tempo que mantém a linguagem estética do espaço, e o cabide preto Matte Black, da coleção Hotels, combina simplicidade e elegância em um delicado design redondo e atemporal.
O banheiro em um novo patamar
O arquiteto acredita que, quando marcas como a Roca apostam em criação autoral e qualidade, elas elevam o banheiro a um novo patamar, permitindo que o espaço reflita personalidade, conforto e propósito. “São peças que vão além da estética: traduzem a fluidez da água, o equilíbrio da natureza e o cuidado com os detalhes — tudo o que o Refúgio propõe em sua essência”, fala.
“No fim, design e inovação são sobre melhorar a relação entre as pessoas e o ambiente. E quando isso acontece com sensibilidade, o banheiro deixa de ser um ambiente de passagem e se torna um lugar de presença e transformação”, completa.
Legenda: A cuba de apoio Roca Terra, na cor beige, é outro destaque do projeto do banheiro da suíte. Com tecnologia Fineceramic®, ela oferece durabilidade superior aos materiais convencionais
Rayresson Rocha
Valorização do design nacional
Na opinião de Rocha, o prêmio vai além de uma conquista individual, mas se configura como uma forma de mostrar que a criatividade e o talento estão espalhados por todo o Brasil. “Essa premiação reafirma que o design brasileiro é plural e diverso, e que cada território tem algo único a contribuir. Levar o nome de Roraima para um prêmio nacional é, para mim, um gesto simbólico de valorização da nossa identidade”, afirma.
Reconhecer esses profissionais, como a Roca tem feito, fortalece a categoria nacional e amplia as referências estéticas do setor, ele acredita. “A inovação surge quando marcas e criadores caminham juntos, compartilhando propósito e visão de futuro”, analisa o profissional.
Melhor experiência em banheiros
Os pilares de Design, Inovação e Sustentabilidade norteiam a Roca há mais de 100 anos. Fundada em 1917, em Barcelona, a empresa combina tradição e conhecimento com uma constante busca por modernização e respeito ao meio ambiente, visando atender às necessidades dos consumidores e contribuir para o bem-estar da sociedade.
As boas práticas ecológicas são elementos centrais de sua filosofia, refletindo-se na implementação de práticas responsáveis em todos os processos de fabricação. A Roca dedica-se à redução do impacto ambiental por meio de inovações em eficiência energética e gestão de recursos naturais, alinhando suas operações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Este compromisso manifesta-se nas mais de 30 marcas que integram seu portfólio global, com presença em 170 países, e em suas 78 fábricas distribuídas mundialmente, empregando mais de 21.000 colaboradores.
A empresa familiar destaca-se como líder global em seu segmento e principal player em mercados como Europa, América Latina e Índia, mantendo também presença significativa na China, Ásia, Oriente Médio, Austrália e África.
Saiba mais em: www.br.roca.com.
“O banheiro é o lugar da casa onde desaceleramos, nos reconectamos e cuidamos de nós mesmos”, destaca Valmir Benaglia, diretor Comercial e de Marketing da Roca Brasil.
Desde 2018, a marca tem se relacionado com grandes nomes da arquitetura brasileira para desenvolver peças de design exclusivas para espaços de banho, atendendo as necessidades funcionais e estéticas dos consumidores locais.
Dessas parcerias nasceram os projetos assinados por arquitetos de destaque no cenário nacional e internacional, como Ruy Ohtake e seu filho, Rodrigo Ohtake, criadores de uma coleção que leva o nome da família; Fernanda Marques, idealizadora da coleção Infinity e do Roca São Paulo Gallery ; e João Armentano, responsável pela coleção Horizon.
Em 2025, um novo passo foi dado no sentido de fomentar a criatividade e estabelecer uma verdadeira “cultura de banheiro”. A marca patrocinou, pela primeira vez, o Prêmio Casa e Jardim, que tem o papel de reconhecer os profissionais do segmento e revelar ao mercado os novos talentos do setor.
Segundo Benaglia, a iniciativa aproxima a Roca de profissionais com diferentes trajetórias e vivências, assim como do público que enxerga o design e a arquitetura como ferramentas de transformação. “Participar de um prêmio promovido por um veículo tão influente reforça nosso posicionamento como marca que valoriza a produção autoral e aposta em parcerias que impulsionam novos talentos e novas visões para o ambiente do bem-estar”, comenta.
Para compor o júri da 7ª edição do evento, realizada em setembro, a Roca convidou os parceiros de longa data, Fernanda Marques, João Armentano e Rodrigo Ohtake, e as jornalistas Thaís Lauton e Winnie Bastian, especialistas do setor de arquitetura e design.
A categoria “Refúgio por Roca” inova ao ser a primeira a destacar projetos renderizados no prêmio. O arquiteto Rayresson Rocha, que saiu de Boa Vista, em Roraima, para receber o troféu em evento na Praça das Artes, no centro de São Paulo, foi o grande vencedor.
O seu desenho, que serve de inspiração para arquitetos, designers e apaixonados pelo tema, evidenciou os produtos da Roca, como a cuba Terra, os monocomandos Ona, os acessórios Tempo, a bacia sanitária Inspira e o chuveiro Rainsense, demonstrando na prática como estética e eficiência podem caminhar lado a lado, em equilíbrio.
A natureza foi integrada ao ambiente com equilíbrio e elegância, criando uma atmosfera acolhedora e funcional
Rayresson Rocha
De acordo com Benaglia, a proposta vencedora representa com clareza os princípios da Roca. “O projeto mostra que o design pode ser bonito e ao mesmo tempo prático, um entendimento que está no centro da filosofia da marca. Essa harmonia entre forma e funcionalidade é o que buscamos entregar diariamente ao consumidor”, pontua o executivo.
O trabalho de Rayresson Rocha se destacou, ainda, pela forma ousada e inteligente com que reinterpretou o banheiro como espaço de autocuidado. “A natureza foi integrada ao ambiente com equilíbrio e elegância, criando uma atmosfera acolhedora e funcional. A organização dos elementos e a utilização da luz natural resultaram em um local que une identidade brasileira e conforto contemporâneo”, diz Benaglia.
Luxo natural
Rocha explica que a proposta vencedora, pensada para uma suíte de um casal, partiu do desejo de transformar a área do banho em um lugar de reconexão, onde o morador pudesse se desligar do ritmo cotidiano e se permitir um momento de presença e bem-estar.
“Materiais, texturas e cores remetem à terra úmida, à madeira, à pedra e à água corrente. Cada detalhe foi escolhido para despertar os sentidos e convidar à desaceleração, reforçando o papel do banheiro como um espaço de autocuidado e renascimento diário. No Refúgio, o design não é apenas estética visual, é vida em transformação”, declara o arquiteto.
O projeto traduz o conceito de luxo natural, integrando materiais nobres e elementos da natureza. O porcelanato com tonalidade escura reveste o box e cria um contraste sofisticado com o piso claro e superfícies neutras, equilibrando elegância e leveza.
A madeira, que aquece visualmente o ambiente, foi a escolha para o forro. Já a pedra natural no piso do box e mármore verde na bancada reforçam a sensação de requinte sem excessos. A presença de vegetação estratégica conecta a área ao verde, transmitindo aconchego e reforçando o conceito de purificação que permeia toda a composição.
A madeira, que aquece visualmente o ambiente, foi a escolha para o forro. Já a pedra natural no piso do box e mármore verde na bancada reforçam a sensação de requinte sem excessos
Rayresson Rocha
Rocha pontua que no projeto Refúgio, cada parte foi pensada para traduzir o ciclo da vida, o equilíbrio entre força e delicadeza, entre o que se transforma e o que permanece. “As louças e metais da Roca foram fundamentais para materializar esse conceito, pois unem tecnologia, fluidez e pureza estética, valores que dialogam diretamente com a essência do espaço”, conta.
Ele explica que as louças da Roca, com suas formas suaves e nuances naturais, transmitindo uma sensação tátil de conforto e continuidade. Já o monocomando, chuveiro e acessórios da marca, com seu brilho controlado e design minimalista, representam o movimento da água, símbolo de purificação e transformação constante, segundo o profissional. Eles espelham a luz de maneira sutil, criando um jogo de reflexos que remete aos riachos e superfícies tranquilas presentes nas paisagens naturais.
Design atemporal e tecnologia embarcada
Na parte de louças, a bacia sanitária da coleção Inspira da Roca foi a escolhida pela sua estética atemporal e pela tecnologia embarcada. “As peças desse modelo não têm ângulos ou cantos para permitir uma limpeza mais acessível e eficiente. A água é impulsionada por um novo sistema de distribuição que a espalha de forma homogênea. O canal com borda foi substituído pela simplicidade e higiene sem comprometer a eficiência”, revela o profissional.
A bacia sanitária da coleção Inspira da Roca, na cor beige, escolhida pela sua estética atemporal e pela tecnologia embarcada
Rayresson Rocha
A cuba de apoio Terra da Roca, na cor beige fosca é outro destaque no projeto do banheiro da suíte. Com tecnologia Fineceramic®, ela oferece durabilidade superior aos materiais convencionais. “O tampo da válvula com acabamento na mesma cor da cuba confere uniformidade e sofisticação ao design, preservando a beleza ao longo do tempo”, comenta Rayresson.
Já entre os metais, o arquiteto optou pela papeleira, saboneteira e toalheiro Tempo em Titanium Black. “É uma coleção de acessórios completa e ideal para decorar banheiros urbanos, elegantes e modernos, por conta do design minimalista e sofisticado, com formas suaves e refinadas”, analisa o arquiteto.
O monocomando para lavatório e chuveiro evidenciam a estética visual do banheiro com suas formas orgânicas, inspiradas na simplicidade da natureza. “É uma coleção que une funcionalidade e conforto, mantendo uma estética marcante que reflete o calor e a harmonia dos ambientes naturais”, avalia.
Cuba de apoio Terra, papeleira, saboneteira e toalheiro em Titanium Black da coleção Tempo, que integra o projeto do arquiteto Rayresson Rocha
Rayresson Rocha
Fixado ao teto, o chuveiro quadrado cromado da Roca, Rainsense, foi pensado para reproduzir a sensação de estar sob uma cachoeira, trazendo para o local a força e a leveza da natureza. “Mais do que um elemento funcional, ele se torna um convite ao relaxamento, uma pausa revigorante, onde o som e o toque da água despertam a conexão com o natural”, afirma Rocha.
Para completar, o discreto dispenser para sabonete líquido da Roca traz praticidade para o lavatório ao mesmo tempo que mantém a linguagem estética do espaço, e o cabide preto Matte Black, da coleção Hotels, combina simplicidade e elegância em um delicado design redondo e atemporal.
O banheiro em um novo patamar
O arquiteto acredita que, quando marcas como a Roca apostam em criação autoral e qualidade, elas elevam o banheiro a um novo patamar, permitindo que o espaço reflita personalidade, conforto e propósito. “São peças que vão além da estética: traduzem a fluidez da água, o equilíbrio da natureza e o cuidado com os detalhes — tudo o que o Refúgio propõe em sua essência”, fala.
“No fim, design e inovação são sobre melhorar a relação entre as pessoas e o ambiente. E quando isso acontece com sensibilidade, o banheiro deixa de ser um ambiente de passagem e se torna um lugar de presença e transformação”, completa.
Legenda: A cuba de apoio Roca Terra, na cor beige, é outro destaque do projeto do banheiro da suíte. Com tecnologia Fineceramic®, ela oferece durabilidade superior aos materiais convencionais
Rayresson Rocha
Valorização do design nacional
Na opinião de Rocha, o prêmio vai além de uma conquista individual, mas se configura como uma forma de mostrar que a criatividade e o talento estão espalhados por todo o Brasil. “Essa premiação reafirma que o design brasileiro é plural e diverso, e que cada território tem algo único a contribuir. Levar o nome de Roraima para um prêmio nacional é, para mim, um gesto simbólico de valorização da nossa identidade”, afirma.
Reconhecer esses profissionais, como a Roca tem feito, fortalece a categoria nacional e amplia as referências estéticas do setor, ele acredita. “A inovação surge quando marcas e criadores caminham juntos, compartilhando propósito e visão de futuro”, analisa o profissional.
Melhor experiência em banheiros
Os pilares de Design, Inovação e Sustentabilidade norteiam a Roca há mais de 100 anos. Fundada em 1917, em Barcelona, a empresa combina tradição e conhecimento com uma constante busca por modernização e respeito ao meio ambiente, visando atender às necessidades dos consumidores e contribuir para o bem-estar da sociedade.
As boas práticas ecológicas são elementos centrais de sua filosofia, refletindo-se na implementação de práticas responsáveis em todos os processos de fabricação. A Roca dedica-se à redução do impacto ambiental por meio de inovações em eficiência energética e gestão de recursos naturais, alinhando suas operações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Este compromisso manifesta-se nas mais de 30 marcas que integram seu portfólio global, com presença em 170 países, e em suas 78 fábricas distribuídas mundialmente, empregando mais de 21.000 colaboradores.
A empresa familiar destaca-se como líder global em seu segmento e principal player em mercados como Europa, América Latina e Índia, mantendo também presença significativa na China, Ásia, Oriente Médio, Austrália e África.
Saiba mais em: www.br.roca.com.



