Roca une design, inovação e sustentabilidade em parceria com João Armentano

As grandes ideias só se concretizam quando contam com parceiros capazes de transformá-las em realidade. Foi desta forma que nasceu a coleção de cubas Horizon, da Roca, desenhada por um dos principais arquitetos brasileiros da atualidade, o paulista João Armentano.
“Esse ímpeto de inovação da Roca contribui de maneira inestimável para esse processo tão difícil de tirar as ideias do papel. Há o reconhecimento do desenho de produto — por menor que ele seja — não como um capricho, mas como parte fundamental da concepção de um espaço”, conta Armentano, conhecido pela ousadia que imprime em seus projetos de arquitetura e design de interiores há mais de 30 anos.
João Armentano com a coleção Horizon
Gisele Rampazzo
Com identidade genuinamente nacional, a coleção amplia o reconhecimento dos profissionais brasileiros nos 170 países em que a marca espanhola está presente comercialmente ao trazer peças que se conectam com desejos e necessidades atuais. De acordo com o arquiteto, um país que concentra diferentes culturas e proporciona tantas experiências favorece o potencial de criação. “Quando temos marcas que materializam os sonhos dos profissionais, como a Roca, ampliamos a visibilidade da assinatura nacional a um patamar de conquista global”, enfatiza.
A linha Horizon une design, inovação e sustentabilidade, inspirando-se na rica arquitetura brasileira. Armentano cita o rigor formal de Jorge Zalszupin, a expressividade dos materiais de Joaquim Tenreiro e a sintonia com o entorno características das obras de Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha como fontes de inspiração.
Segundo o profissional, a idealização surgiu da observação de volumes arquitetônicos e da maneira como a luz e a sombra esculpem os espaços. “As formas remetem aos relevos e geometrias que edifícios imprimem em seu entorno e criam uma espécie de paisagem arquitetônica em miniatura”, explica.
Cuba coleção Horizon
Divulgação Roca
As cubas foram concebidas não como objetos isolados, mas como peças que ganham vida e beleza a partir da interação com o espaço. Mesmo estáticas, elas adquirem movimento com a incidência da luz natural ao longo do dia, especialmente nas bancadas. Essa proposta, que evidencia a ideia de tropicalidade brasileira, já recebeu reconhecimento em premiações no Brasil e no mundo, ampliando a visibilidade internacional da produção nacional.
Cuba coleção Horizon
Divulgação Roca
A linha conta com seis diferentes tipos de cubas compostas por modelos de apoio e de sobrepor, disponíveis em branco brilhante e mais seis cores no acabamento fosco. O modelo Horizon Skyline 80 conquistou dois prêmios internacionais: Red Dot Design Award e iF Design Award, ambos na categoria Product Design. Já a sobrepor Horizon Geometric tem a sua estrutura premiada pelo Red Dot Design Award, também na categoria Product Design.
Design como foco
As cubas Horizon foram usadas em alguns dos apartamentos do Hotel Unique, em São Paulo, um dos edifícios mais emblemáticos da arquitetura paulistana. Com projeto do arquiteto brasileiro Ruy Ohtake, de 2002, as 84 suítes da hospedagem passaram por uma ampla renovação, em 2024, com interiores assinados por João Armentano. “O desenho delicado da coleção combina perfeitamente com o projeto do hotel”, destaca o profissional.
Hotel Unique
Vivi Spaco
Além disso, os apartamentos receberam monocomandos, bacias sanitárias, chuveiros, duchas manuais e acessórios Roca para compor uma atmosfera contemporânea, sofisticada e sustentável da acomodação de luxo na capital paulista. Cada peça foi cuidadosamente selecionada por Armentano para complementar a atmosfera de aconchego e sofisticação do ambiente, proporcionando uma experiência completa de bem-estar aos hóspedes.
“Fizemos algumas mudanças bastante significativas nos projetos dos apartamentos. O Unique tem uma peculiaridade que é determinada pela arquitetura do Ruy Ohtake: as suítes são todas diferentes. Existem lógicas que se repetem, mas, por causa da forma do edifício, cada apartamento é único”, conta o profissional.
Hotel Unique
Raquel Toth
Com isso em mente, ele procurou levar o desenho orgânico e curvilíneo da construção para dentro das acomodações. “Queríamos um jogo muito particular de metais: na cor preta e com acabamento fosco. Foi uma escolha intencional, para criar um contraste sofisticado com as cores quentes dos apartamentos. Esse acabamento, além de elegante, realça outros elementos do design”, descreve o arquiteto.
Juntas, a Armentano Arquitetura e a Roca conseguiram desenvolver uma especificação completa, inclusive com a importação de acessórios, para atender a funcionalidade e estética idealizadas para as suítes do hotel. “Garantimos que elas não vão riscar, descascar e, por fim, conseguimos os metais que queríamos graças ao voto de confiança que a Roca deu ao projeto. Outro produto é a cuba Horizon, usada em alguns dos apartamentos porque o desenho delicado combina perfeitamente com o projeto”, relata Armentano.
Sustentabilidade e inovação
Como muitos grandes arquitetos da atualidade, a preocupação com a sustentabilidade é determinante na elaboração dos projetos da Armentano. “Na produção arquitetônica contemporânea a mais alta tecnologia é dedicada à criação de soluções sustentáveis. Especificar produtos como os da Roca garante que, na longa cadeia de produção mobilizada para a construção de um projeto, a questão da responsabilidade ambiental não será negligenciada”, destaca o arquiteto.
A sustentabilidade é um elemento central da filosofia da Roca, refletindo-se em práticas responsáveis em todos os processos de fabricação. O foco está na redução do impacto ambiental por meio de inovações em eficiência energética e gestão de recursos naturais, alinhando suas operações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Este compromisso manifesta-se em todo o seu portfólio e em suas 78 fábricas distribuídas mundialmente, com mais de 21 mil colaboradores.
Fábrica Roca
Divulgação Roca
A matéria-prima que confere resistência, durabilidade e permite dar formatos diferenciados às peças, além de toda cadeia produtiva que busca otimizar os recursos naturais, são os destaques da empresa frente à concorrência. Além disso, o investimento em novas tecnologias, aliado à alta capacidade industrial, dá luz aos desenhos de produtos mais complexos em escala comercial e global.
Para Armentano, as capacidades técnica e produtiva da Roca foram fundamentais para a execução tanto do design de produto — materializado na coleção Horizon — quanto do projeto de interiores — tangibilizado pela renovação do Hotel Unique.
“Essas oportunidades resultaram em produtos interessantes e em espaços extraordinários, além de ampliar a paleta de recursos que podem ser usados na criação de ambientes no futuro. Foi, de fato, uma construção conjunta, em que o diálogo e o respeito foram essenciais para transformar o conceito em realidade”, avalia.
O arquiteto destaca, ainda, como o parceiro industrial conseguiu entender as suas criações. “Admiro a trajetória da Roca, pois ela é marcada por inovação, excelência técnica e por um profundo comprometimento com o design. Desde o início do processo, da conceituação inicial às visitas à fábrica, tudo aconteceu de forma muito fluida e colaborativa”, fala.
João Armentano desenvolvendo o protótipo da cuba
Vivi Spaco
Para ele, esse tipo de cumplicidade é “um sonho para qualquer arquiteto”, pois permite acesso a novas tecnologias e mão de obra especializada para tirar ideias inovadoras do papel. “Foi graças à Roca, com a sua tecnologia de ponta para trabalhar o material com precisão, a sua excelência na execução dos detalhes e o seu comprometimento com o projeto, que a Horizon virou realidade”, avalia ele.
A Roca, empresa espanhola, destaca-se como líder global em seu segmento e principal player na Europa, América Latina e Índia, mantendo também presença significativa na China, Ásia, Oriente Médio, Austrália e África — mercados que o design brasileiro pode, agora, alcançar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima