Salas de banho: 6 projetos inspiradores que enaltecem o bem-estar e o relaxamento

Descompressão e autocuidado são palavras em voga na vida contemporânea. Inspire-se nos projetos e tenha em casa espaços que mais parecem spas para reconectar-se consigo mesmo Ter “apenas um banheiro” ficou para trás em projetos modernos que apostaram em salas de banho, verdadeiros espaços de bem-estar. Amplos, com banheiras, duchas generosas, iluminação estratégica e detalhes decorativos aconchegantes, esses ambientes transformam o ato de se cuidar em uma experiência multissensorial. A seguir, confira inspirações para criar a sua sala de banho!
Leia mais
1. Integração com o exterior
O gabinete com portas de palhinha foi executado pela Movelaria Brasileira | Projeto do arquiteto Leo Romano
Joana França/Divulgação
Com poucos materiais, o arquiteto Leo Romano (@leoromanoarquitetura) criou a sala de banho de 28 m² na casa em Goiânia para um casal. “É um dos pontos altos do projeto por conta da ligação com o jardim, por meio de portas de vidro”, ele diz. Freijó foi a madeira eleita para a marcenaria, e o mármore, da Marmoraria Gruta, está no piso, nas paredes e na bancada.
A banheira é da Doka, e a ligação visual com o jardim chama a atenção | Projeto do arquiteto Leo Romano
Joana França/Divulgação
Um toalheiro fica junto à banheira. O armário espelhado, em forma curva e escultórica, contempla as duas cubas esculpidas na pedra e traz charme extra. A concepção da residência levou em conta a acessibilidade. Aqui, é possível uma cadeira de rodas girar entre a banheira e a bancada, e as portas que levam ao vaso sanitário e ao chuveiro têm mais de 80 cm de largura.
2. Elegância essencial
Sala de banho de 13 m² em apartamento em São Paulo é clara e luminosa | Projeto do escritório Bloco Arquitetos
Maíra Acayaba/Divulgação
A sala de banho de 13 m² em apartamento no bairro paulistano de Higienópolis é clara e luminosa. O piso de granilite, da Casa Franceza, é o mesmo material usado no revestimento da bancada, com duas cubas e misturadores da Hansgrohe. O contraste vem do gabinete de cumaru, que aquece o ambiente. A banheira, da Banho Mais, com misturador da Codda, fica ao fundo, cercada de plantas escolhidas pelo casal.
O marido queria ter uma sauna em casa. “A solução foi criar uma caixa de vidro, que está à esquerda, e instalar o equipamento dentro de um banco de granilite”, conta Henrique Coutinho, um dos sócios do escritório Bloco Arquitetos (@bloco_arq), que ressalta a simplicidade visual do projeto.
3. Para toda a família
A sala de banho de 25 m² englobou a edícula da casa na Vila Nova Conceição, em São Paulo | Projeto do escritório Meireles Pavan Arquitetura
Fran Parente/Divulgação
O morador, que vive com a esposa e dois filhos pequenos, queria ter uma sala de banho capaz de evocar os banheiros dos hotéis onde se hospeda. “Ele sempre diz que aqui ficou mais bonito”, alegra-se o arquiteto Brunno Meireles, sócio do escritório Meireles Pavan Arquitetura (@m.p.arquitetura).
O piso predominante é de canela, da Casulo. Granilite, da Granidomus, está no chão dos compartimentos do chuveiro e do vaso sanitário, com portas de vidro | Projeto do escritório Meireles Pavan Arquitetura
Fran Parente/Divulgação
O piso predominante é de canela, da Casulo. Granilite, da Granidomus, está no chão dos compartimentos do chuveiro e do vaso sanitário, com portas de vidro.
O mesmo material reveste a bancada, com metais da Deca banhados de latão envelhecido, e a banheira, que fica sob uma claraboia | Projeto do escritório Meireles Pavan Arquitetura
Fran Parente/Divulgação
O mesmo material reveste a bancada, com metais da Deca banhados de latão envelhecido, e a banheira, que fica sob uma claraboia. As paredes receberam estuco da DeFragoso. Detalhe: a sala de banho de 25 m² englobou a edícula da casa na Vila Nova Conceição, em São Paulo.
4. Natural e tecnológica
Casa em Ituverava, interior de São Paulo, integra o quarto à sala de banho de 32 m² por meio de portas de correr | Projeto do escritório HR Arquitetura
Keniche Santos/Divulgação
Casa em Ituverava, interior de São Paulo, integra o quarto à sala de banho de 32 m² por meio de portas de correr. O ambiente tem vista para a orla de uma represa. “Usei freijó e mármore travertino romano bruto, da Pedra Bonita, para compor o espaço”, fala a arquiteta Priscilla Marchetto, do escritório HR Arquitetura (@rh.arquitetura).
Leia mais
Nas laterais da bancada, ficam arandelas da Cia Luz Iluminato Design, que lembram os anos 1970. A estrela ali é a banheira da Novellini, com tecnologias para oferecer diferentes tipos de hidromassagem, por exemplo. Portas de vidro levam ao jardim. Para ter mais privacidade, basta acionar um comando que as divisórias de smart glass ficam mais escuras.
5. Ar sóbrio
Emprego de porcelanato cinza da Mirage, na Ekko Revestimentos, no piso, nas paredes e na bancada com metais da Deca, além de lâmina natural de nogueira no gabinete e na estante, produzidos pela Henrique Marcenaria | Projeto do escritório Panaggio Arquitetura
Denilson Machado/MCA Estúdio/Divulgação
A sala de banho de 10 m² em uma cobertura no bairro carioca do Arpoador está anexa ao quarto do casal. “Eles queriam um visual mais sóbrio”, afirma o arquiteto Leandro Silva, do escritório Panaggio Arquitetura (@joaopanaggio).
Privilegiando somente o essencial, isso foi possível graças ao emprego de porcelanato cinza da Mirage, na Ekko Revestimentos, no piso, nas paredes e na bancada com metais da Deca, além de lâmina natural de nogueira no gabinete e na estante, produzidos pela Henrique Marcenaria.
Portas de vidro isolam os dois chuveiros e a banheira, também da Deca | Projeto do escritório Panaggio Arquitetura
Denilson Machado/MCA Estúdio/Divulgação
Portas de vidro isolam os dois chuveiros e a banheira, também da Deca. A bem bolada claraboia traz luz natural ao espaço e permite ver o céu durante os banhos. A iluminação como um todo é um dos destaques do projeto.
6. Descanso total
Seixos rolados, da Palimanan, nas paredes, e granito branco carioca, da Granipex, na bancada, são exemplos. O chuveiro e a banheira são da Doka | Projeto do arquiteto Richard de Mattos
Luiza Schreier/Divulgação
O casal, que vive em uma cobertura no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro, abriu mão da suíte de hóspedes no primeiro pavimento a fim de ter ali uma confortável sala de banho. “Derrubei a parede entre o quarto e o banheiro para configurar o espaço”, diz o arquiteto Richard de Mattos, da Casa Cururu (@casacururu), que manteve o piso de cimento queimado.
Tablado onde foi disposto um futon. O teto forrado de bambu, mesmo material da persiana, enaltece a atmosfera natural, perfeita para desfrutar depois da praia | Projeto do arquiteto Richard de Mattos
Luiza Schreier/Divulgação
Texturas são o ponto-chave do ambiente. Seixos rolados, da Palimanan, nas paredes, e granito branco carioca, da Granipex, na bancada, são exemplos. O chuveiro e a banheira são da Doka. Outra parte revela o tablado onde foi disposto um futon. O teto forrado de bambu, mesmo material da persiana, enaltece a atmosfera natural, perfeita para desfrutar depois da praia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima