São Paulo é a cidade mais segura do mundo para comprar imóvel, segundo ranking

Apesar dos altos preços do aluguel em São Paulo, SP, uma pesquisa realizada pelo banco suíço UBS mostra que a capital paulista é a cidade mais segura do mundo para se comprar um imóvel. O resultado faz parte do relatório Global Real Estate Bubble Index 2025, que identificou bolhas imobiliárias em 21 metrópoles globais.
Apesar do aluguel elevado, São Paulo lidera ranking internacional de segurança na compra de imóveis
Governo do Estado de São Paulo/Wikimedia Commons
A bolha imobiliária é o aumento acelerado e descontrolado dos preços dos imóveis de maneira que não acompanha a renda média da população. Com a queda da demanda, os preços recuam e podem levar a crises financeiras.
Segundo análise do banco suíço, os preços dos imóveis em São Paulo apresentam variação controlada. Entre 2014 e 2022, houve queda de 25%, mas desde então os valores permanecem estagnados.
Preços para comprar imóveis estão estabilizados desde 2022 em São Paulo
ikedaleo/Wikimedia Commons
“A inflação desacelerou, mas o Banco Central do Brasil ainda não sinalizou cortes de juros. Enquanto as altas taxas de financiamento penalizarem a alavancagem, ganhos expressivos de preços são improváveis”, analisa o relatório.
Leia mais
Essa constância garante maior segurança para quem decide comprar um imóvel, visto que o risco de o valor cair bruscamente e a compra não ter valido a pena é menor.
São Paulo é apontada como a cidade mais segura do mundo para comprar imóvel, segundo o banco suíço UBS
Wilfredor/Creative Commons
Porém, a pesquisa aponta o aumento do preço dos aluguéis: “Os aluguéis reais subiram 5% no último ano e estão aproximadamente 25% acima dos níveis de 2022, refletindo a forte demanda de inquilinos e a baixa vacância em áreas bem localizadas”, relata o documento do ranking.
O estudo analisou fatores como o aumento das hipotecas em relação ao PIB e a comparação entre preços de venda, renda e aluguel. Logo atrás de São Paulo, como cidades com menor risco para compra, aparecem Milão (Itália), Paris (França) e Nova York (Estados Unidos).
Leia também
Por outro lado, Miami (EUA), Tóquio (Japão), Zurique (Suíça) e Los Angeles (EUA) estão no topo como as cidades mais arriscadas para se comprar um imóvel.
“Nos últimos 15 anos, Miami registrou a maior valorização imobiliária ajustada pela inflação entre todas as cidades analisadas no estudo. A atual relação entre preço e aluguel ultrapassou até mesmo os extremos da bolha imobiliária de 2006, sinalizando um alto risco de bolha”, diz o Global Real Estate Bubble Index 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima