São Paulo e Rio de Janeiro estão entre as melhores cidades do mundo; confira o ranking

A consultoria canadense Resonance Consultancy divulgou a edição de 2026 do relatório World’s Best Cities, que lista as 100 melhores cidades do mundo para morar, trabalhar e visitar. No levantamento, São Paulo aparece em 18º lugar, sua melhor colocação desde que entrou no ranking, e o Rio de Janeiro ocupa a 42ª posição, consolidando o Brasil entre os destaques da América Latina.
O estudo analisou mais de 270 metrópoles com população superior a 1 milhão de habitantes, combinando dados objetivos e percepções globais, medidos por meio de pesquisas em mais de 30 países.
Londres manteve o primeiro lugar no ranking World’s Best Cities 2026 pelo 11º ano concecutivo. A cidade é reconhecida por sua mistura de tradição, inovação e conectividade global
Canva/Dominika Gregušová/Creative Commons
O levantamento avaliou cada cidade segundo três pilares principais: habitabilidade (livability), que considera infraestrutura, mobilidade, segurança e meio ambiente; amabilidade (lovability), que engloba cultura, gastronomia, hospitalidade e engajamento digital; e prosperidade (prosperity), que mede força econômica, conectividade e inovação.
Nova York ocupa o segundo lugar entre as melhores cidades do mundo para morar e trabalhar, com destaque para a cultura, a economia e as oportunidades profissionais, segundo a consultoria Resonance
Canva/Lukas Kloeppel/Creative Commons
“O índice deste ano reflete novas realidades, incluindo resiliência climática, reindustrialização de setores estratégicos e mudanças nos padrões de mobilidade”, explica o relatório.
Leia mais
No topo do ranking de 2026, Londres mantém a liderança pelo 11º ano consecutivo, seguida por Nova York e Paris. As dez primeiras colocadas ainda incluem Tóquio, Madri, Cingapura, Roma, Dubai, Berlim e Barcelona. Na América Latina, São Paulo (18ª) é a melhor colocada, aparecendo à frente de Cidade do México (30ª), de Buenos Aires (39ª) e do Rio de Janeiro (42ª).
São Paulo se consolidou como um dos polos culturais e econômicos mais fortes do hemisfério sul — a cidade aparece em 18º lugar no ranking global de 2026
Canva/Toni Ferreira/Creative Commons
O texto sobre a capital paulista ressalta que “o retorno do Guia Michelin ao Brasil reacendeu os holofotes sobre ícones locais (…) e o comércio da cidade figura entre os três melhores do mundo, com a Rua Oscar Freire liderando o luxo”. A consultoria aponta São Paulo como um dos principais polos econômicos e culturais do hemisfério sul, com destaque para o dinamismo urbano e a diversidade criativa.
Leia mais
O Rio de Janeiro, por sua vez, é descrito no relatório como uma metrópole que combina “paisagem natural incomparável e energia cultural contagiante”. A cidade foi impulsionada por investimentos em turismo e sustentabilidade urbana, além de melhorias na conectividade aérea. O reconhecimento a coloca como a quarta melhor cidade da América Latina no ranking 2026.
A cidade do Rio de Janeiro foi destaque no relatório World’s Best Cities 2026 por unir natureza e vida urbana — fatores que a colocaram na 42ª posição entre as melhores do mundo
Canva/Carlos Diego Magalhães/Creative Commons
Confira abaixo o ranking completo!
As 100 melhores cidades do mundo para viver, trabalhar e visitar em 2026

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima