Sentar ou agachar no banheiro público: cientista revela o que é pior

Especialista explica quais cuidados você deve ter com sua saúde Sentar ou agachar no banheiro público cientista revela o que é pior
Getty Images
A higiene é uma das principais preocupações quando o assunto é banheiro público. Nesse contexto, as pessoas costumam se dividir entre as que preferem sentar e as que optam por agachar no vaso sanitário. Mas afinal, o que é pior? Especialistas afirmam que agachar pode ser mais prejudicial à saúde.
LEIA TAMBÉM
Sentar ou agachar no banheiro público cientista revela o que é pior
Getty Images
A Dra. Primrose Freestone, microbiologista da Universidade de Leicester, na Inglaterra, afirma que é melhor sentar no vaso sanitário — mesmo que ele pareça sujo. A explicação: o ato de agachar pode aumentar o risco de infecção na bexiga.
“Agachar pode realmente causar lesões ou aumentar o risco de infecção”, explica ela ao Daily Mail. Durante o agachamento, os músculos do assoalho pélvico, glúteos, costas, abdômen e quadril permanecem tensionados. Essa rigidez na região pélvica dificulta a liberação completa da urina, causando o esvaziamento incompleto da bexiga.
Isso significa que, ao usar banheiros públicos, o ideal é evitar o agachamento. E se você ainda tem dúvidas sobre a orientação da especialista, ela mesma reforça que a principal preocupação nesse ambiente deve ser outra.
“É muito improvável que você desenvolva uma infecção apenas por sentar no vaso sanitário. A maioria das doenças intestinais ocorre pela transferência de bactérias das mãos para a boca, resultado da contaminação fecal de mãos, alimentos e superfícies. A pele humana também é coberta por uma camada de bactérias e leveduras que funciona como um escudo protetor altamente eficaz”, ressalta.
Ou seja, mais importante do que decidir entre sentar ou agachar é dar atenção à higiene das mãos. Isso porque, ao dar a descarga, uma nuvem de pequenas gotículas contendo bactérias e matéria fecal é ejetada.
Usar o celular no banheiro também representa um risco — ele pode levar a contaminação para fora do ambiente. A regra, portanto, é simples: lavar bem as mãos. A Dra. Primrose ainda sugere um cuidado adicional: “É aconselhável, ao terminar de lavar as mãos, deixar a torneira aberta enquanto você as seca — e depois usar uma toalha de papel limpa para fechá-la.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima