Tchau, ferrugem! Aprenda de vez a recuperar os seus objetos metálicos!

A prevenção da ferrugem é essencial para manter a integridade dos objetos metálicos a longo prazo A ferrugem é facilmente identificada em superfícies metálicas, como ferramentas e eletrodomésticos. Ela é formada a partir da interação entre o ferro, o oxigênio e a umidade, em um processo que pode comprometer a durabilidade e a estética dos utensílios.
Leia mais
Em estágios iniciais, ela pode ser facilmente removida. Confira alguns métodos acessíveis para recuperar o brilho das peças:
Como a ferrugem é formada?
A ferrugem é um tipo de corrosão que ocorre em superfícies metálicas quando o ferro reage com a água e o oxigênio. A presença de substâncias químicas agressivas ou altos níveis de poluição são outros fatores que aceleram o processo.
Segundo Gláucio Soares da Fonseca, doutor em Engenharia Metalúrgica e pesquisador na área de metalurgia física: “Materiais ferrosos, como ferro, ferro fundido e aço carbono são os mais suscetíveis à oxidação. Utensílios feitos de alumínio, cobre e alguns tipos de latão também podem oxidar, mas não formam ferrugem.”
A corrosão aumenta a taxa de oxidação do ferro, desgastando e prejudicando a qualidade do material
Pexels/Pixabay/Creative Commons
Quais são os danos da ferrugem?
A ferrugem enfraquece e compromete a integridade estrutural do material, reduzindo sua vida útil e tornando-o mais suscetível a danos e falhas. Ela também afeta a estética do ferro. Portões, cercas, e carros são mais suscetíveis à ferrugem devido à exposição contínua à umidade e ao oxigênio.
Quais são as causas e lugares comuns para o aparecimento da ferrugem?
A exposição à chuva, vazamento de água e alta umidade aceleram o processo de oxidação do ferro, causando a ferrugem, que pode aparecer em banheiros, cozinhas, lavanderias e áreas externas cobertas.
É possível restaurar completamente um item enferrujado?
Isso depende do grau de corrosão do material. Se a ferrugem for superficial, é possível removê-la e proteger a peça para prolongar sua vida útil. No entanto, caso haja o comprometimento na estrutura ou no funcionamento do item, o utensílio pode oferecer risco de cortes ou até contaminação, exigindo o seu descarte.
Saber como tirar ferrugem de forma eficiente contribui para prolongar a vida útil e a aparência dos itens
Unsplash/Ian Talmacs/Creative Commons
Como eliminar a ferrugem?
Se não for controlado, o processo da oxidação pode corroer a superfície metálica. Antes de qualquer solução, pesquise sobre como diferentes metais reagem aos agentes de limpeza e consulte as orientações do fabricante.
O pesquisador indica: “A pintura cria uma barreira protetora que impede o contato direto do metal com o oxigênio e a umidade, dificultando a formação da ferrugem. Em geral, o ideal é preparar bem a superfície antes de pintar. O primeiro passo é lixar para remover ferrugem superficial e sujeiras. Em seguida, deve-se aplicar um primer anticorrosivo, que adere ao metal e ajuda a retardar o processo de oxidação. Após o primer, aplica-se a tinta de acabamento.”
Dentre os produtos recomendados estão: esmalte sintético, tintas spray para metais e tinta epóxi. Eles são conhecidos pela boa durabilidade e resistência à umidade, abrasão e produtos químicos.
Técnica de escovação ou lixamento
Neste método, é possível usar uma escova de aço ou lixa para esfregar a superfície enferrujada e remover o excesso de resíduos, deixando a área preparada para outros métodos de limpeza.
O lixamento é um dos métodos mais eficazes para eliminar a ferrugem, auxiliando nas outras etapas de higiene
Pexels/Kaboompics.com/Creative Commons
Revestimento protetor
Esta é uma das formas mais eficazes de prevenir a ferrugem. Os produtos, que podem ser tintas especiais anticorrosivas, vernizes, esmaltes ou ceras, criam uma barreira entre o ferro e o ambiente, protegendo-o da umidade.
Detergente neutro
O detergente pode ser um grande aliado para facilitar o processo de remoção. Misture uma colher de sopa do produto com um copo de água morna e aplique na área. Deixe agir por pelo menos cinco minutos e enxágue.
Limão e sal
Faça uma pasta com suco de limão e sal – conforme o tamanho da região enferrujada – e aplique. Deixe agir por 30 minutos e esfregue com uma escova de cerdas duras. O ácido cítrico do limão ajuda a dissolver a ferrugem, enquanto o sal atua como abrasivo.
O suco de limão ajuda a dissolver a ferrugem, enquanto o sal potencializa a remoção
Freepik/8photo/Creative Commons
Vinagre
Mergulhe os itens desejados – como ferramentas e inox, por exemplo – em vinagre branco destilado sem diluir por, pelo menos, trinta minutos. Em seguida, esfregue delicadamente as áreas enferrujadas com o auxílio de uma escova de cerdas macias. Enxágue e seque com um pano de microfibra. Para itens que não podem ser submersos, use um borrifador para aplicar.
Bicarbonato de sódio
Misture o produto com água até obter uma pasta. Aplique na área desejada e deixe agir por algumas horas. Esse procedimento é válido para geladeiras, pisos, panelas de ferro e inox.
Batata crua
As batatas cruas contêm ácido oxálico, ingrediente comum na maioria dos removedores de ferrugem. Rale ou corte-a ao meio e esfregue na superfície desejada.
O ácido oxálico presente na batata garante a remoção das manchas de ferrugem
Unsplash/Peter Schad/Creative Commons
Removedor de ferrugem
Formulado especialmente para dissolver e remover manchas de ferrugem, esses produtos geralmente contêm componentes químicos que facilitam o processo de remoção e protegem o metal após o uso.
Como evitar que a ferrugem volte
“Controlar a umidade é uma das principais estratégias para prevenir a ferrugem. Você pode usar desumidificadores, sílica-gel, manter os ambientes arejados, e evitar que a umidade fique ‘presa’ nos armários ou nas áreas de serviço. É um cuidado simples que faz toda a diferença a longo prazo”, informa a home expert Flávia Ferrari.
Mantenha os itens metálicos limpos e secos e guarde-os em local seco e fresco, a fim de reduzir ao máximo o contato com a água. Além disso, realize a manutenção e limpe os objetos regularmente, removendo sujeiras e poeira.
O armazenamento adequado e a manutenção periódica contribuem para a prevenção da ferrugem
Freepik/jcomp/Creative Commons
Flávia indica a aplicação de uma camada fina de óleo mineral ou vaselina líquida em ferramentas e peças de ferro, pois ela ajuda a criar uma barreira contra o ar e a água.
Leia mais
Há riscos à saúde ao lidar com a ferrugem?
A ferrugem em si não apresenta riscos para a saúde, pois tem baixa toxicidade. Porém, o processo de lixamento pode liberar poeira e causar problemas respiratórios, sendo necessário o uso de máscara durante a higienização.
Caso os utensílios de cozinha sejam afetados, a situação pode representar um risco de contaminação alimentar. “Objetos com ferrugem profunda podem ter bordas cortantes, aumentando o risco de ferimentos que, se infectados, podem causar tétano. Por isso, manter a vacinação em dia é essencial”, finaliza Gláucio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima