The Town 2025: como a música e a sustentabilidade se unem na segunda edição do festival

Começou hoje (6) um dos maiores festivais de música do país, o The Town, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Além de reunir música, entretenimento e gastronomia em um só lugar, a edição deste ano busca sensibilizar o público para a educação ambiental. A estimativa é de que 500 mil pessoas participem do evento ao longo dos dois finais de semana.
Leia mais
Confira algumas iniciativas que reforçam o compromisso com a sustentabilidade e que poderão ser acompanhadas ao longo dos cinco dias de programação, que prossegue amanhã (7) e nos dias 12, 13 e 14 de setembro:
Floresta Amazônica e Ação Cidadania
O Amazônia Live – Hoje e Sempre é uma iniciativa do The Town e Rock in Rio para promover a sustentabilidade, visando a proteção da Floresta Amazônica e redução das emissões de carbono
Instagram/@thetownfestival/Reprodução
Neste ano, o festival intensifica a sua programação em defesa da Floresta Amazônica, com mensagens exibidas em telões, e o evento “Amazônia Live – Hoje e Sempre”, um projeto que será realizado em Belém nos dias 17 e 20 de setembro, como evento pré COP-30. O espetáculo contará com shows de Mariah Carey e Ivete Sangalo, além de artistas paraenses como Dona Onete, Gaby Amarantos e Joelma.
Além disso, será realizado o leilão solidário “Fans for Change”, que leiloará itens autografados pelos artistas, ingressos, acessos aos bastidores e experiências gastronômicas. O dinheiro arrecadado será destinado ao Instituto Socioambiental (ISA) para o plantio e acompanhamento de uma área de 4 mil hectares na Floresta Amazônica e para a Ação de Cidadania, organização que combate a fome no Brasil.
Copos retornáveis
A operação incentiva o público a reutilizar o copo adquirido, concedendo desconto nas novas compras de bebidas a cada reutilização do copo
Instagram/@thetownfestival/Reprodução
Em parceria com as empresas Eisenbahn, Coca-Cola, Sprite, Red Bull e Amstel Vibes, o The Town apresenta a operação: Copos Retornáveis. A proposta é devolver o copo e ganhar desconto na próxima bebida. O copo retornável é fornecido na primeira compra.
Quem for aproveitar mais de um dia de festival poderá reutilizar o mesmo copo. Para tornar o festival ainda mais sustentável, o público pode trazer seu próprio copo de plástico com capacidade mínima de 400 ml. A meta é diminuir em 30% o número de copos utilizados no evento.
Brindes sustentáveis
No estande da Vivo, os visitantes poderão vivenciar a fusão entre natureza e tecnologia, com cabines interativas e brindes sustentáveis, como chaveiros de madeira de reflorestamento e shoulderbags confeccionadas a partir de uniformes reutilizados
Instagram/@vivo/Reprodução
Os brindes, geralmente disponibilizados ao público em ativações – que são dinâmicas para interação entre marca e público – são um atrativo à parte do festival. Aproveitando a oportunidade, empresas de vários setores escolheram promover iniciativas sustentáveis por meio de itens personalizados.
Esses materiais visam evitar o descarte e transmitir uma mensagem de responsabilidade ambiental, utilizando materiais reciclados ou recicláveis, sem embalagens plásticas. Riachuelo, Latam e Vivo estão entre as empresas que utilizarão materiais reciclados em seus brindes.
Leia mais
Estrutura do evento
A Gerdau forneceu mais de 300 toneladas de aço 100% reciclável para a construção das estruturas do evento
Instagram/@thetownfestival/Reprodução
Mais de 300 toneladas de aço reciclável da siderúrgica Gerdau, utilizado na edição de 2023 do The Town, foram reaproveitadas nas estruturas permanentes e temporárias do evento deste ano. O material foi utilizado em aparelhos de entretenimento, suportes de construções e infraestrutura, incluindo as torres de retorno de som do palco principal do evento.
A empresa também oferece um espaço na área VIP, onde disponibiliza uma “máquina de reciclagem” com itens que representam sucata metálica. Quem completar o desafio, ganha uma miniatura de guitarra feita de aço reciclado.
Transporte
A análise das emissões da primeira edição do evento, realizada em 2023, indicou que o deslocamento dos participantes foi o principal fator, representando 90,3% das emissões de gases poluentes. Desta forma, o festival incentiva o uso do transporte metroviário para que a mobilidade dos participantes cause menos impacto ambiental.
Nesse sentido, o evento segue a parceria com o sistema de Metrô de São Paulo para que as estações mais próximas ao local funcionem por 24 horas para embarque e desembarque, enquanto as demais funcionarão apenas para desembarque.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima