Tipos de bambu: conheça as espécies que atraem sorte, segundo o Feng Shui

Os diferentes tipos de bambu têm um significado e propriedades específicas, segundo o Feng Shui. Estes são os recomendados para ambientes internos O mais importante a saber sobre os tipos de bambu é que todos têm um significado especial no Feng Shui, além de ser uma das plantas mais valorizadas na Ásia por sua capacidade de atrair fortuna, saúde e boa sorte. No entanto, nem todos os tipos de bambu possuem essas características, alguns são específicos para ambientes internos e para o equilíbrio do lar.
Bambu dourado
Embora o bambu dourado se adapte a quase qualquer ambiente, é muito difícil encontrá-lo no continente europeu
Raissa Lara Lütolf (-Fasel)/Unsplash
De acordo com o Feng Shui, o bambu dourado é um coletor universal da energia solar e, portanto, está relacionado à expansão e à riqueza. Por essas qualidades, representa calor, luz e abundância. Entre os tipos de bambu, este adquire sua característica coloração dourada ao amadurecer. Porém, essa espécie precisa estar ao ar livre para se desenvolver plenamente e manifestar todos os seus benefícios.
LEIA MAIS
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para o seu projeto
Uma das formas como o Feng Shui utiliza o bambu dourado é no mobiliário. Ele recebe esse nome pelos leves tons dourados presentes em seu caule e nas folhas, mas quando passa por um processo de secagem ao forno, o dourado se torna ainda mais intenso. Embora o bambu dourado se adapte a quase qualquer ambiente, é muito difícil encontrá-lo no continente europeu, o que eleva seu valor, tanto simbólico quanto material.
Bambu-anão
O bambu-anão não exige podas frequentes e cresce muito pouco, ocupando pouco espaço
SerenityArt/Pixabay
Este é um dos tipos de bambu mais nobre. Como o nome sugere, trata-se de uma espécie pequena, que não cresce nem floresce como os demais. Seu porte é baixo e suas folhas, embora numerosas, são pequenas e brilhantes. Segundo o Feng Shui, o bambu-anão é um excelente aliado para alcançar o equilíbrio emocional, especialmente se sua casa for pequena ou tiver cômodos reduzidos.
O Feng Shui recomenda tê-lo no hall, na mesa de centro, na sala de jantar, na escrivaninha — e até mesmo ao lado da cama, pois não exige podas frequentes e cresce muito pouco, ocupando pouco espaço.
Esse tipo de bambu se destaca por seu verde intenso. Quando cresce na natureza, forma arbustos densos e espessos compostos inteiramente de bambu. Ainda assim, é muito comum encontrá-lo em ambientes internos, seja em pequenos vasos com hidrogel ou rega regular, ou até mesmo como matéria-prima de móveis e utensílios domésticos. Embora não seja tão marcante quanto o bambu dourado, ocupa um lugar especial entre os artesãos de móveis. Um bambu-anão na mesa de centro ou nas mesas laterais da sala pode transformar todo o ambiente em um espaço mais harmonioso.
Bambu da sorte
O bambu da sorte não é exatamente uma espécie de bambu, mas sim uma dracena
Gönüldenbirkare/Pexels
A estrela da fortuna, da abundância e da boa sorte. De acordo com o Feng Shui, o bambu da sorte é um dos tipos mais comuns em residências, daí o seu nome tão auspicioso. No entanto, ele não é exatamente uma espécie de bambu, mas sim uma dracena, conhecida por seu verde brilhante e pelo caule em espiral.
Embora essas formas espiraladas normalmente não sejam bem-vistas no Feng Shui (já que essa filosofia prefere linhas limpas e curvas suaves para favorecer o fluxo da energia), essa espiral natural do bambu da sorte é benéfica porque harmoniza com a energia do dinheiro, que é volátil e difícil de controlar.
Este formato único do bambu da sorte simboliza equilíbrio, desenvolvimento espiritual e prosperidade em todas as áreas da vida, especialmente nas finanças. Se cultivado ao ar livre, pode atingir até 1,5 metro de altura, tornando-se perfeito para a varanda, porta de entrada, mesa do hall ou para a sala de jantar.
Diferente dos outros tipos de bambu, que crescem mais lentamente, o bambu da sorte se reproduz com relativa facilidade por meio de estacas e com umidade adequada. Além de seu apelo estético, ele faz maravilhas pelo equilíbrio energético e emocional do lar.
Experimente levar algum desses tipos de bambu para casa, eles são fáceis de cuidar e podem fazer muito por você.
*Matéria originalmente publicada na Architectural Digest México.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima