Tudo o que rolou no Casa Vogue Experience 2025

Durante seis dias de programação intensa, o Casa Vogue Experience 2025 celebrou o design, a arquitetura, a arte e o bem-viver em sua forma mais sensível. Em cada ambiente, uma nova leitura do morar contemporâneo — repleto de brasilidade, cores e texturas. Nos talks e workshops, nomes consagrados e jovens talentos compartilharam ideias sobre sustentabilidade, criatividade, hospitalidade e novas formas de habitar o mundo. Entre encontros inspiradores, aromas marcantes e experiências imersivas, o evento reafirmou seu propósito: mudar o ritmo e convidar o público a enxergar a casa — e a vida — sob uma nova perspectiva. Confira os melhores momentos:
DIA 1
David Bastos, João Armentano, Dado Castello Branco e Patricia Anastassiadis
Wesley Diego Emes
David Bastos, João Armentano, Dado Castello Branco e Patricia Anastassiadis inauguraram o Casa Vogue Experience 2025 com uma conversa sobre os 50 anos de Casa Vogue e a importância do título em suas carreiras. Na sequência, Luís Guedes e Pablo do Vale, do Guá Arquitetura, Maria Fernanda Paes de Barros e Rodrigo Silveira no talk Todos os olhos na Amazônia: COP30 e outros debates ambientais. À tarde, Caroline Martins, João Gabriel e Lucas Lima debateram sobre caminhos possíveis para a representatividade negra na arquitetura e no design. E para encerrar o dia, Ruy Tone, Clariça Lima, Marilia Pellegrini e Marko Brajovic se reuniram para falar sobre turismo regenerativo e o papel da arquitetura para destinos e viagens mais sustentáveis.
DIA 2
Paloma Bresolin, Nicholas Oher, Marcelo Salum e Paulo Azevedo
Wesley Diego Emes
No segundo dia, o Casa Vogue Experience foi palco de conversas sobre inventividade, negócios, arquitetura, estilos de decoração e a importância das cores. Alexandre Salles, à frente do Estúdio Tarimba, Fernando Fernandes, sócio do F.Studio Arquitetura e Design, e Paulo Biacchi debateram sobre a gambiarra e o famoso jeitinho brasileiro no design. Em seguida, Artur Motta, coordenador da pós-graduação em Negócios de Arquitetura Casa Vogue da ESPM São Paulo, Amanda Sequin, diretora da Sequin, Barbara Dundes e Frederike Mette, diretora acadêmica de pós-graduação Lato Sensu da ESPM, conversaram sobre novas competências em negócios de arquitetura. Quem também passou pelo evento foram Marcelo Salum, Paulo Azevedo, e Nicholas Oher e Paloma Bresolin, do Ohma Design, no talk Maximalismo: exagero ou personalidade?. Já Maurício Arruda finalizou o dia compartilhando experiências profissionais e revelando como, ao longo do tempo, aperfeiçoou a escolha de cores para seus projetos.
DIA 3
Humberto Campana
Wesley Diego Emes
Ao longo do terceiro dia, nomes relevantes ligados à arte, ao design, à gastronomia e à arquitetura compartilharam vivências e aprendizados com público. O chef Leandro Ishibashi abriu as atividades com o workshop Cozinha autoral do Japão: a arte do Omakase. Em seguida, o arquiteto Nildo José e a influenciadora e designer de interiores Nathália Candelária participaram do talk Cozinha social: design e arte para inspirar o convívio. Eles discutiram o papel desse ambiente na vida dos brasileiros, mostrando como ele pode ser equipado para otimizar as tarefas do dia a dia sem abrir mão do design. Adriana Pedrosa e Carlota Gasparian, dupla à frente do Atelier Adriana e Carlota, conduziram o workshop Quando decoração e arte se encontram: experiência das cores e texturas, com dicas sobre preparação, combinações e formas de aplicação das tintas. É possível viver com tranquilidade em uma metrópole agitada como São Paulo? Este é o questionamento que guiou o bate-papo do arquiteto Gui Mattos com o diretor de incorporação da Even, João Paulo Laffront, no talk Caminhos possíveis: o desafio de encontrar bem-estar em metrópoles como São Paulo. Já o encerramento do terceiro dia do Casa Vogue Experience contou com um convidado que dispensa apresentações: Humberto Campana.
DIA 4
Jeferson Branco, Victor Xavier e Søren Hallberg, do Assimply, e Graziela Nivoloni
Wesley Diego Emes
Design, gastronomia, reaproveitamento e caminhos para uma vida mais leve. Esses foram os temas que nortearam as conversas no quarto dia do Casa Vogue Experience 2025. No início das atividades, André Luque e Caio Bandeira falaram a respeito de um tema que é central na arquitetura e no design de interiores: a luz. A tarde ganhou um sabor especial com a presença da chef Telma Shimizu, do Aizomê, que comandou o workshop Tradição e contemporaneidade na culinária japonesa. Na sequência, Graziela Nivoloni, Jeferson Branco, Victor Xavier e Søren Hallberg, do Assimply, mostraram como o reaproveitamento de materiais pode se tornar combustível para a criatividade no design. Para adoçar o dia, o chef Diego Lozano preparou o Belém — uma sobremesa criada por ele, feita com cupuaçu, castanha-do-pará, cumaru e coco. Por fim, o talk Design para uma vida mais leve contou com a participação de Cristiana Brasil, Samuel Lamas, Carolina Mauro e Filipe Troncon, da Suite Design.
DIA 5
O chef Rodrigo Freire
Wesley Diego Emes
Para abrir o fim de semana do Casa Vogue Experience 2025, convidados dos universos de arquitetura, design e gastronomia proporcionaram reflexões enriquecedoras aos convidados. A programação teve início com a palestra Design como inovação no mercado de luxo: casa, moda, lifestyle e setor imobiliário, apresentada por Thales Lucchesi. Em seguida, o chef Rodrigo Freire conduziu o workshop Baião de camarão: nova versão do clássico, com mais axé e gostinho de mar. O que podemos aprender com quem aprendeu com Lina Bo Bardi? Essa foi a pergunta que guiou a conversa entre Marcelo Ferraz e Francesco Perrotta-Bosch, encerrando o quinto dia.
DIA 6
Isa Scherer
Wesley Diego Emes
Um domingo de grandes nomes, mãos à obra e encontros memoráveis no último dia do Casa Vogue Experience 2025. No workshop Aprenda a fazer uma mesa de festa perfeita, Aninha Gonzalez transformou berinjelas, pães e pimentões em composições autênticas para receber. Isa Scherer ensinou como preparar um rolinho vietnamita cheio de frescor e umami. Nos diálogos sobre arquitetura para hotéis, Rodrigo Marcondes, do FGMF, Nara Telles, do Studio Arthur Casas, e Renata Furlanetto, do studiomk27, compartilharam visões inspiradoras sobre design e hospitalidade. E, para encerrar, Sig Bergamin e Murilo Lomas protagonizaram um bate-papo sobre vida, trabalho e criação. Trocas para ficar na memória!
Essa edição do Casa Vogue Experience conta com o patrocínio master de Even; o patrocínio de Coral, Deca, Panasonic, Portinari e UBS; o apoio de Casttini Alphaville, Cub Stands, Patio Brasil, Samsung e Uniflex; e a participação de + 55 Design, Campari, Natuzzi, PACCO, Polo Mármores e Wolff.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima