Uma pedra gigante no topo de um penhasco em Tonga foi levada por uma onda de 50 m de altura

Cientistas descobrem que rocha de 1.200 toneladas foi derrubada de um monte de 30 m e levada a 200 m de distância por um Tsunami Há cerca de 7 mil anos, uma pedra de 1.200 toneladas em Tonga, na Oceania, foi arrastada para o interior quando uma onda atingiu um penhasco de 30 m de altura onde ela repousava, fazendo com que ela se tornasse a maior pedra levada de um penhasco por ondas já encontrada no mundo.
Embora a rocha seja conhecida há muito tempo por alguns moradores locais como Maka Lahi, que significa rocha grande, ela nunca havia sido estudada por cientistas.
Martin Köhler, da Universidade de Queensland, em Brisbane, na Austrália, e seus colegas realizavam trabalho de campo em Tonga em julho de 2024, procurando por pedras depositadas por tsunamis em penhascos. Em seu último dia no país do Pacífico, moradores locais lhes contaram sobre uma rocha que talvez desejassem ver.
Leia mais
Com 14 m de comprimento, 12 m de largura e quase 7 me de altura, era uma rocha feita de brecha calcária de recife de coral. Ela havia escapado de buscas anteriores por possíveis rochas de tsunami em imagens de satélite, pois tinha vegetação crescendo por toda a sua superfície e floresta ao redor.
Depois de ver a pedra, os pesquisadores conseguiram encontrar um corte enorme no topo de um penhasco de 30 m de altura, a 200 m de distância, de onde eles acreditam que a rocha fora arrancada.
Em seguida, a equipe usou modelos de computador para determinar como uma pedra tão grande e tão acima do nível do mar, poderia ser movida para tão longe no interior.
Leia mais
Deslocá-lo exigiria uma onda com uma altura mínima de 50 m passando durante um período de 90 segundos a uma velocidade de mais de 22 m/s. Acredita-se que esse tsunami enorme tenha sido localizado em uma pequena área e causado por um deslizamento de terra submerso próximo.
A datação por carbono revelou que a pedra estava ali há cerca de 6.891 anos, milhares de anos antes da ocupação humana da ilha.
Apenas duas rochas depositadas pelo tsunami encontradas em terra são maiores: a rocha Obiishi, em Shimoji-shima, no Japão, que pesa 3.400 toneladas, e a rocha Maui, que também fica em Tonga, que pesa 1.500 toneladas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima