USP realiza exposição gratuita sobre arquitetura andina até março de 2026

O Centro Universitário Maria Antonia, da Universidade de São Paulo (USP), abriu ao público a exposição Neo-andina 15–25, dedicada ao trabalho do fotógrafo nipo-brasileiro Tatewaki Nio. Com mais de 60 obras, a mostra apresenta uma década de registros sobre a arquitetura neo-andina, que transformou a paisagem urbana da cidade de El Alto, na Bolívia. A visitação é gratuita e acontece até 15 de março de 2026.
Leia mais
A exibição apresenta imagens produzidas entre 2015 e 2025 e articula diferentes linguagens, incluindo fotografias, maquetes, projeções e vídeos captados por alunos de graduação do curso de Design da USP. O conjunto revisita relações entre urbanização acelerada, identidade e transformações sociais no território boliviano.
A exposição retrata construções extravagantes e multicoloridas que se tornaram símbolo da cidade boliviana de El Alto
Tatewaki Nio/Divulgação
A curadoria, assinada por Ivo Giroto e Diego Matos, doutores pela USP, revela o ponto de partida do fotógrafo: o olhar voltado às construções extravagantes e multicoloridas que se tornaram símbolo da Bolívia. Popularmente conhecidos como cholets, esses edifícios combinam luxo, ornamentação intensa e referências indígenas contemporâneas.
Em certo sentido, buscam afirmar uma identidade indígena singular e comunicar a trajetória de sucesso de uma nova elite, que ascendeu da pobreza rural à glória urbana — caminho também trilhado por Freddy Mamani, arquiteto autodidata responsável por consolidar esse fenômeno arquitetônico.
Conhecidos como cholets, os edifícios coloridos na Bolívia misturam luxo, ornamentação intensa e referências indígenas contemporâneas
Tatewaki Nio/Divulgação
Ainda segundo os curadores, as imagens funcionam como uma sobreposição de tempos e narrativas, aproximando a vida urbana de El Alto da experiência da imigração boliviana em São Paulo — hoje a maior comunidade estrangeira da capital paulista.
A mostra gratuita na USP apresenta o olhar de Tatewaki Nio sobre a vida urbana boliviana
Tatewaki Nio/Divulgação
A exposição também revela construção de ambiguidade, embaralhando as noções de tempo e localização, e sugerindo dinâmicas de transformação presentes na intersecção entre geografias e paisagens, cidades e gentes.
Leia mais
Tatewaki Nio é fotógrafo japonês radicado no Brasil desde 1998, com foco nas conexões culturais entre centros urbanos e processos de imigração. Formado em Sociologia pela Universidade Sophia, em Tóquio, estudou fotografia no Senac-SP. Em 2011, recebeu o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea e, em 2016, foi contemplado com a residência fotográfica do Musée du Quai Branly, em Paris, na França.
Mostra Neo-andina 15–25, de Tatewaki Nio
Data: 25 de novembro de 2025 a 15 de março de 2026
Horário: terça a domingo, das 10h às 18h
Endereço: Centro MariAntonia – Rua Maria Antônia, 258, Vila Buarque, São Paulo, SP
Ingresso: gratuito
Informações: (11) 2648-5202

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima