Vai viajar? Saiba como deixar a casa limpa e organizada para o retorno

A falta de limpeza e organização pode causar estresse na volta de viagem e ainda atrair insetos e mau cheiro para o lar Além de fazer as malas, sair de férias exige alguns cuidados com a casa para que o retorno seja tranquilo e sem surpresas desagradáveis. “Quando ela não é deixada em ordem, a volta costuma ser mais cansativa – ao invés de relaxar, surgem tarefas e incômodos que poderiam ser evitados”, fala a personal organizer Ledyanne Carvalho.
Leia mais
Sair e deixar a residência suja pode atrair baratas, formigas, moscas e até roedores. Também há risco de mofo, manchas em tecidos e mau cheiro. Para evitar tais transtornos, ela sugere fazer uma faxina geral no lar antes da partida.
“Limpar bem todos os cômodos faz a diferença porque, após a viagem, é comum chegar cansado, com malas para abrir, roupas para lavar e outras tarefas naturais do retorno. Encontrar a casa limpa evita acúmulo de afazeres e contribui para um recomeço mais leve”, comenta.
Tudo em ordem
Voltar de viagem com a casa suja e desarrumada torna o retorno ainda mais cansativo
Freepik/prostooleh/Creative Commons
A personal organizer Gisele Muniz orienta passar um aspirar de pó no chão, para não ficarem migalhas de alimentos que possam atrair insetos. “A casa nunca pode ficar suja, pois acumula mais bagunça na volta. Se tiver alguém de confiança, é possível pedir para fazer uma faxina um dia antes de retornar”, fala a especialista.
Para manter a ordem, Ledyanne recomenda guardar nos armários todas as roupas, os calçados já limpos, as roupas de cama, as toalhas e os brinquedos. As bancadas da cozinha e do banheiro precisam ficar limpas e organizadas, sem objetos soltos. “Guarde tudo que estiver fora do lugar, deixando o ambiente visualmente em ordem e harmonioso para o retorno”, afirma.
Na cozinha, o ideal é esvaziar e limpar a geladeira, lavar bem a pia e não deixar louça suja nem restos de comida. “Quando vamos sair de férias, é importante fazer uma programação de mercados, comprando apenas alimentos que serão usados até o dia da viagem. Sempre deixe o mínimo possível de produtos dentro da geladeira”, ensina Gisele.
No banheiro, é preciso limpar o vaso sanitário, a pia, o boxe e o ralo, finalizando com tudo seco. “Esses dois cômodos são os que mais acumulam umidade e odor, por isso, merecem atenção especial”, explica Ledyanne.
Faça uma boa limpeza na geladeira, retirando os alimentos perecíveis, antes de sair de viagem
Freepik/bearfotos/Creative Commons
Outro ponto importante é esvaziar e limpar todas as lixeiras da casa antes de partir para as férias, principalmente as da cozinha e dos banheiros. Também não se deve deixar nenhum pano e roupa úmidos espalhados pelos ambientes ou toalhas molhadas no cesto de peças para lavar, pois podem mofar.
Leia mais
Para evitar cheiro ruim nos banheiros, Gisele aconselha fechar os ralos e as saídas de água da pia. Ainda, ela indica colocar cloro nos ralos ou algum inseticida para afastar insetos indesejáveis. “Aplicar uma mistura de uma colher de sopa de bicarbonato de sódio diluída em meio copo de água nos ralos e vasos sanitários ajuda a neutralizar odores”, propõe Ledyanne.
Segundo a especialista, não é recomendando remover a roupa de cama dos leitos antes da viagem, pois isso pode levar a um acúmulo de pó sobre o colchão. “Dobre as cobertas e as guarde em um lugar protegido. Se alguém for fazer a limpeza um dia antes do retorno, peça para trocá-las ou, assim que chegar, já faça a mudança”, frisa.
Deixar restos de comida no lixo pode atrair insetos e causar mau cheiro na casa
Freepik/Creative Commons
É indicado, também, fechar o registro de gás, caso o ponto esteja exposto, e retirar da tomada os aparelhos que não precisam permanecer em funcionamento, como eletrodomésticos de uso esporádico, computadores, TVs e roteadores. “A medida reduz riscos elétricos e evita o consumo desnecessário de energia”, fala Ledyanne.
Desligar a chave dos disjuntores no quadro elétrico – exceto de circuitos com aparelhos como geladeira, freezer e adega –, previne problemas com a queda de energia, quando alguns equipamentos voltam a ligar automaticamente, informa Gisele.
Casa arejada
O mais indicado é nunca deixar a casa 100% fechada, o que poderia causar mofo e odor desagradável nos interiores. “Temos que manter abertas a parte de respiro das venezianas – aquela que tem os pequenos furos – ou uma fresta de uma janela onde não possa molhar a parte interna, caso chova”, detalha Gisele.
Deixar a casa limpa e organizada ao sair de férias permite um retorno mais leve e tranquilo
Freepik/Creative Commons
Ledyanne lembra que, se houver segurança, vale manter também as janelas basculantes abertas para permitir a ventilação. “Portas internas podem ficar entreabertas e as dos armários, especialmente os de roupas, devem ser deixadas abertas. Isso permitirá a circulação de ar e manterá os interiores mais arejados”, aponta a personal.
A personal organizer ainda dá uma receita: “Nos armários, é possível deixar recipientes com bicarbonato para absorver a umidade. São medidas simples e eficazes”, conta.
Leia mais
Se houver plantas, ela sugere reuni-las em um único local para facilitar os cuidados de quem for regar. “A casa deve permanecer limpa, seca e segura, pronta para ficar fechada por alguns dias sem gerar preocupações”, finaliza a personal organizer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima