Videira selvagem de 416 anos encontrada no Tibete é a mais antiga do mundo

Cientistas encontraram no planalto do Tibete uma videira selvagem de 416 anos. A estimativa da idade foi feita com base na contagem dos anéis e de outras medições físicas, em um estudo realizado pelo Laboratório de Pesquisa em Ciência da Madeira da Universidade Florestal do Sudoeste, na China.
Leia mais
O exemplar possui cerca de 8 metros de altura, com uma circunferência de 2,09 m na base e um diâmetro de tronco de 67 cm — no geral, as videiras possuem entre 5 a 6 metros de altura.
A maioria das videiras cultivadas raramente vive mais de 50 anos, e aquelas que chegam a um século são exceções. Ainda assim, no condado de Zogang, na cidade de Changdu, onde ela está localizada, 64 videiras antigas com mais de cem anos prosperam até hoje.
A videira selvagem de 416 anos reconhecida como a mais antiga do mundo resistiu a condições climáticas extremas
Guinness World Records/Reprodução
Em 21 de setembro, a árvore no Tibete foi reconhecida pelo Guinness World Records como a videira selvagem mais antiga do mundo.
A Vitis vinifera spp. sylvestris, é a espécie ancestral da maioria das variedades cultivadas atualmente. Ela é uma planta trepadeira, e a raiz pode atingir até 10 metros de profundidade, responsável por fixá-la no solo e absorver nutrientes essenciais para seu crescimento e frutificação.
A videira mais antiga do mundo foi descoberta durante um levantamento de árvores antigas e notáveis na cidade de Changdu, na China
Guinness World Records/Reprodução
A parte aérea da planta é formada por tronco, ramos, folhas, flores e cachos de uvas. Os cachos e os frutos das videiras selvagens são menores e menos densos do que os das videiras cultivadas. Elas crescem naturalmente às margens de cursos de água.
Leia mais
O exemplar de 416 anos, localizado nas montanhas do leste do Tibete, na vila de Zuoba, encontra-se em solo rochoso, característico do planalto, e resiste a ventos e geadas há quatro séculos. Segundo os cientistas, além dos anos, os anéis da árvore ainda indicam o comportamento do clima, como as variações de temperatura e umidade no decorrer dos anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima