Vídeo de moradores do Amazonas carregando casa com as próprias mãos viraliza na web

Um vídeo gravado em Paraná da Eva, zona rural do município de Itacoatiara, AM, viralizou nas redes sociais ao mostrar um grupo de ribeirinhos movendo uma casa de palafita inteira para longe de uma área de risco. As imagens circularam no YouTube, no Instagram e no TikTok, acumulando milhares de visualizações e comentários sobre a força e a união dos moradores.
Leia mais
Na gravação, dezenas de pessoas aparecem empurrando o imóvel sobre uma estrutura improvisada de trilhos de madeira. A movimentação rápida permite deslocar a residência apoiada sobre palafitas para uma parte mais segura do terreno.
Comunidade ribeirinha trabalha unida para deslocar residência. A casa foi transferida manualmente sobre trilhos de madeira
Instagram/@navegarsempre016/Reprodução
A ação foi necessária porque a região sofre com o fenômeno conhecido como “terras caídas”, comum na Amazônia, em que o solo, fragilizado pelas cheias ou pela seca severa, cede e desliza em direção ao rio.
Leia mais
Em 2025, a estiagem intensa agravou o problema, provocando deslizamentos em áreas antes encharcadas pelas águas.
A casa de palafita é movida com ajuda dos vizinhos em ação coletiva no Amazonas. O vídeo da mudança viralizou no YouTube, no Instagram e no TikTok
Instagram/@navegarsempre016/Reprodução
O vídeo mostrando a movimentação da estrutura surpreendeu os internautas, mas é uma prática comum entre as comunidades ribeirinhas.
Initial plugin text
As casas de palafita são construídas sobre estacas para proteger as famílias das enchentes, mas, quando o risco de deslizamento ou cheia aumenta, os próprios moradores se unem para empurrá-las para longe dos barrancos.
Initial plugin text
m

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima