Vinagre e farinha funcionam na faxina?

É cada vez maior o número de pessoas que busca por soluções caseiras na hora de realizar a limpeza doméstica. Os motivos variam da necessidade de economizar a vontade de empregar agentes menos agressivos e mais biodegradáveis, em comparação com os produtos industrializados convencionais. Neste sentido, uma mistura tem feito sucesso nas redes: a de vinagre com farinha, mas será que ela funciona na faxina?
Segundo o químico Jeferson Santos, professor do curso de Engenharia Química da Escola de Engenharia do Centro Universitário FMU, a resposta é positiva, especialmente quando se trata de remover manchas em superfícies de madeira.
Leia Mais
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
“A madeira é uma estrutura biológica complexa composta por três polímeros principais: a celulose, a hemicelulose e a lignina. As manchas frequentemente observadas são resultantes da ação de diversos agentes, como a umidade, o acúmulo de sujidade, a exposição solar, o contato com metais e, sobretudo, o ataque de fungos. A mistura auxilia na redução do teor de umidade na madeira, limitando, assim, a proliferação fúngica, melhorando a coloração e criando um bloqueio físico que impede a entrada das enzimas dos fungos nos microporos da parede celular, conferindo proteção à estrutura”, explica o professor.
Por que a mistura de vinagre e farinha funciona?
Pasta é fundamental para promover a aderência do composto à superfície da madeira, permitindo uma interação prolongada entre o ácido acético e a região manchada
Getty Images
Jeferson explica que a mistura de vinagre e farinha é eficaz na remoção de manchas da madeira devido aos componentes químicos presentes nos dois produtos. A farinha, diz ele, contém predominantemente amido (um polissacarídeo formado por glicoses) e glúten (uma proteína que confere adesividade). Já o vinagre é caracterizado por ser uma solução aquosa diluída de ácido acético (um ácido orgânico), que possui propriedades leves antimicrobianas e desincrustantes.
“Embora não haja comprovação científica de uma reação química efetiva entre o amido da farinha e o ácido acético na concentração do vinagre, a combinação forma uma pasta. Esta pasta é fundamental para promover a aderência do composto à superfície da madeira, permitindo uma interação prolongada entre o ácido acético e a região manchada. A eficácia reside na interação do ácido acético com grupos químicos presentes na parte interna da madeira. Essa interação pode induzir reações simples que promovem o processo de acetilação, que permitirá a remoção da mancha”, diz o profissional.
A receita da mistura
O tipo de vinagre e de farinha utilizados é indiferente, porém, no caso da farinha, é essencial que ela contenha glúten
Freepik
Para que o composto de farinha e vinagre seja eficaz basta misturar um copo de vinagre com uma quantidade de farinha que deve ser ajustada até que se obtenha uma pasta semelhante à pasta de amendoim.
De acordo com o professor, o tipo de vinagre e de farinha utilizados é indiferente, porém, no caso da farinha, é essencial que ela contenha glúten. Além disso, é prudente realizar um teste, antes de utilizar a mistura.
“É indicado a realização de um teste preliminar em uma área discreta e pequena da madeira. Este procedimento é essencial, pois é complexo determinar a causa exata da mancha no cotidiano, seja ela um microrganismo específico ou uma condição ambiental. Adicionalmente, em relação ao manuseio do composto, o uso de luvas de proteção é recomendado, especialmente para pessoas com maior sensibilidade cutânea”, finaliza.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima