Você sabe por que se sopra canela no dia 1º? A história vai te surpreender

Soprar canela é uma simpatia realizada no primeiro dia de cada mês para atrair prosperidade e abrir caminhos, especialmente para melhorar a vida financeira. “A origem exata do ritual é incerta, mas envolve um misto de tradições populares e crenças sobre prosperidade e proteção”, destaca Daiana Taróloga, especialista do portal Astrocentro.
Leia mais
Segundo Lara Zaiden, aromaterapeuta, perfumista e fundadora da Ákura Alquimia, a canela é uma especiaria cultuada desde a Antiguidade, que sempre carregou um ar de mistério, calor e conexão.
“Os poderes místicos da canela surgem de séculos de tradições praticadas do Egito à China. Associada a rituais de purificação, seu perfume marcava rituais sagrados, oferendas e cerimônias de passagem”, revela.
A canela é uma especiaria usada desde a Antiguidade por povos que vão do Egito à China
Freepik/Creative Commons
No Egito Antigo, a canela era um ingrediente de luxo, trazido por rotas de comércio distantes e cercadas de segredo, reforçando sua aura mística e de preciosidade. “Além de símbolo de status, tinha papel essencial em rituais sagrados: era misturada a resinas e óleos para a fabricação do kyphi, um incenso usado em templos para purificação e oferendas aos deuses”, afirma Lara.
A canela também integrava o processo de embalsamamento. Seu perfume intenso ajudava a disfarçar odores e, junto a outras especiarias, acreditava-se ser capaz de proteger e conservar os corpos. “Assim, a canela unia valor espiritual e função prática, sendo ao mesmo tempo emblema de poder e elemento fundamental nos rituais de preservação da vida após a morte”, acrescenta a especialista.
A tradição de assoprar canela na entrada da casa no primeiro dia do mês tem origem em práticas ancestrais
Freepik/Creative Commons
Para os povos antigos, a canela simbolizava vitalidade, proteção e prosperidade, valores que atravessaram culturas e eras. “O que hoje chamamos de ‘poder espiritual’ era, para eles, uma forma de integrar a força da natureza à vida cotidiana, um conhecimento que permanece vivo justamente por sua profundidade e relevância”, destaca Lara.
Para as especialistas, a tradição popular de assoprar canela em pó na entrada da casa no primeiro dia do mês pode ter origem nestas práticas ancestrais que envolvem a especiaria. “O gesto combina intenção e aroma, criando um clima de renovação e bem-estar”, comenta Daiana.
Leia mais
“Não há registros históricos precisos sobre quando ou onde a prática começou, mas ela se consolidou como superstição popular em diferentes regiões, passando de geração em geração. Ao longo do século 20, o ritual se popularizou ainda mais, à medida que dicas de simpatias circulavam em revistas, livros e, mais recentemente, nas redes sociais”, pontua Andréa Luz, esotérica também do Astrocentro.
O aroma da canela transmite vitalidade quase que imediatamente. No corpo, seu perfume aquece e favorece a circulação, trazendo sensação de vigor. Para a mente, funciona como um leve estimulante: ajuda a clarear os pensamentos e renovar o foco.
Leia mais
“Seu perfume é quente, envolvente e levemente adocicado, uma mistura de notas picantes e aconchegantes que desperta os sentidos. Naturalmente estimulante, com toque exótico e afrodisíaco, traz conforto e vitalidade, sendo muito utilizada na aromaterapia por esse efeito de aquecer e despertar”, conta a aromaterapeuta.
No campo energético, é tradicionalmente associada à prosperidade e à expansão de energia, ajudando a criar um clima acolhedor que convida ao movimento e ao bem-estar no ambiente.
Colocar canela em pó nos ralos de casa ajuda a atrair prosperidade material para o lar
Freepik/Creative Commons
“Em muitas culturas, a canela é associada à energia positiva, fortuna e saúde, e acredita-se que seu aroma intenso tem o poder de atrair boas vibrações. Soprar a canela, portanto, funciona como uma forma de ‘espalhar’ essas energias, simbolizando sorte e afastamento de energias negativas”, indica Andréa.
Como fazer o ritual de soprar canela
Pegue três colheres (chá) de canela em sua mão.
Dirija-se à porta de entrada de sua casa.
Antes de soprar a canela, mentalize o sucesso e a prosperidade entrando em sua casa e em sua vida.
Em seguida, pronuncie as seguintes palavras ou mentalize: “Quando essa canela eu assoprar, a prosperidade entrará. Quando essa canela eu assoprar, a fartura ficará. Quando essa canela eu assoprar, a abundância aqui viverá!”.
Sopre a canela de fora para dentro, permitindo que a energia da prosperidade e do sucesso entre em sua casa com o pó e o vento da canela.
Deixe a canela no chão por 24 horas e, em seguida, limpe-o normalmente.
Leia mais
“Muitas pessoas se questionam se é possível realizar esse ritual em outro dia e a resposta é sim, mas sua eficácia é potencializada quando realizada no início do mês ou do ano, quando nossas energias estão focadas na renovação e em novos começos”, aponta Andréa.
Misturar canela com sal grosso
Algumas crenças populares indicam que misturar a canela com o sal grosso potencializa o poder do ritual. “Essa combinação é poderosa para atrair prosperidade, pois o sal grosso protege contra energias negativas. Então, soprá-los juntos pode ajudar a remover obstáculos que estejam bloqueando seu caminho para o sucesso”, diz Daiana.
Soprar canela nos ralos da casa
Embora o ritual de soprar canela no primeiro dia do mês deva ser feito apenas na porta de entrada da casa, a especiaria pode ser usada em outras práticas simples, como colocar canela em pó nos ralos para atrair prosperidade material. “Soprar canela no ralo do banheiro também é recomendado após banhos de descarrego ou limpeza, para purificar o espaço”, orienta Andréa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima